terça-feira, 17 de agosto de 2010

FOGOS: Prevenção seria a Solução para o Problema | PENAS MAIS DURAS PARA OS INCENDIÁRIOS/TERRORISTAS! | "A Nossa Floresta tem de ser Olhada de uma Forma Diferente"

Pergunto-me o que tem feito o governo nestes últimos anos para prevenção destes incêndios? NADA! As promessas ficaram por cumprir! Estratégia não há! Não basta só colocar guardas… Se é que há guardas florestais?! É necessário controlar e fazer limpeza das florestas constantemente. Será que isso tem sido feito?! Claro que não. Prevenção é o caminho para a solução do problema.

Todos os governos têm feito promessas de acabar com os fogos que destroem o património florestal português. Património que é de todos nós. Os impostos são pagos para que tudo o que é serviço público seja assegurado. E não são os desempregados que devem limpar as florestas. É o pessoal contratado para o efeito.

E a legislação!? Essa não é alterada. É mais fácil ser preso uma pessoa que rouba uma peça de fruta, um contribuinte que não cumpriu com os impostos, do que os que incendeiam, ano após ano as nossas florestas, colocando em risco vidas humanas, bens de terceiros e património de todos nós. Esses incendiários, autênticos terroristas, ou não são apanhados, mesmo que as pessoas locais os reconheçam e saibam quem eles são, ou são presos para depois serem soltos e voltar a praticar o crime horrendo que, quanto a mim, é tão criminoso como o terrorismo à bomba. Queremos penas mais duras!!!

Os incêndios assolam o país todos os anos. São atentados contra as pessoas, as famílias e o bem comum. É necessário deter os incendiários, verdadeiros terroristas, e prendê-los, sendo julgados e punidos com penas muito, mas muito severas!

É preciso que o Governo aja e acabe, de uma vez por todas, com esta calamidade. Uma calamidade que está provada pelos entendidos como provocada por mão humana criminosa, por incúria, por desleixo e por falta de meios preventivos.

Este ano o número de incêncios já totaliza a soma dos fogos dos 3 anos anteriores. E Já custaram vidas humanas: já morreram 3 bombeiros e alguns populares que nem sequer são mencionados. Também os incêndios já custaram 210 Milhões Euros ao erário público.

Os combatentes principais são bombeiros voluntários! O país não tem vergonha!? Bombeiros voluntários que, depois, não têm apoio algum da parte do Estado e da Segurança Social. O País conta com voluntários para uma tarefa tão espinhosa e tão importante?! Parece mentira. Só mesmo em Portugal!

Eu tenho estado em choque com tudo o que se tem passado. Mas o choque maior foi ver a visita do Presidente da República e do Primeiro-Ministro que interromperam férias para só fazerem perder tempo a quem coordenava as operações de combate aos fogos. Não queremos visitas, queremos prevenção, meios de vigilância e meios de coordenação eficazes!

JOÃO

 ESQUERDA.NET | Entrevista | Conceição Colaço
“A nossa floresta tem de ser olhada de uma forma diferente”
Conceição Colaço, engenheira e investigadora no Instituto Superior de Agronomia - CEABN (Centro de Ecologia Aplicada Prof. Baeta Neves), explicou ao Esquerda.net o que levou à situação dramática provocada pelos incêndios deste mês, apontando sobretudo o que falta fazer para proteger a floresta.

Sem comentários:

Enviar um comentário