terça-feira, 31 de agosto de 2010

Cartoon do Bartoon | O PSD e a Universidade de Verão...

Mais um Cartoon do Bartoon! Sem comentários porque está muito bom:

"aulas de balística"! ehehehehehehe.

E mais uma frase, escolhida pelo Jornal Público como a "frase do dia", sobre os conflitos PS/PSD, os tais partidos que já "dançaram o tango".

JOÃO
--------------------------------------------------------------------------------------------
 PUBLICO.PT - Bartoon - 31/Agosto/2010  
Clica na imagem 2 vezes para a aumentares!
--------------------------------------------------------------------------------------------

 A Frase:  

O PS descobriu que o PSD quer acabar com o Estado Social. O PSD não sabe o que dizer às críticas do PS. Por esta altura, em vez de andarem a pensar em resolver problemas concretos, caso do PS, ou como os resolverão quando forem Governo, caso do PSD, entretêm-se na guerrinha ideológica de conveniência táctica".

Eduardo Dâmaso, "Correio da Manhã", 31-08-2010

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Marisa Matias: Fórum de Ideias "Socialismo 2010" | Os Desafios da Europa

No segundo dia do Fórum "Socialismo 2010", que decorreu em Braga e que foi como que uma reentré do Bloco de Esquerda, a eurodeputada, Marisa Matias, fez a intervenção de encerramento com o tema "Os Desafios da Europa".

Para ouvires a intervenção completa da eurodeputada Marisa Matias no final do segundo dia do Fórum Socialismo 2010, clica AQUI.

Fica, também, o video feito com um resumo do tema já referido, em que Marisa Matias fala das três áreas de intervenção principais dos desafios que os eurodeputados têm pela frente e das dificuldades que têm pela frente.

Aproveito para dar os parabéns aos três eurodeputados do Bloco de Esquerda que tiveram um desempenho extraordinário no Parlamento Europeu durante este ano político tão difícil que findou.

JOÃO
--------------------------------------------------------------------------------------
 Socialismo 2010 | Os Desafios da Europa | Marisa Matias

EsquerdaNet | 28 de Agosto de 2010
Os Desafios da Europa foi o tema que a euro deputada Marisa Matias apresentou em encerramento do segundo dia do Socialismo 2010.

Francisco Louçã: Encerramento Fórum de Ideias "Socialismo 2010" | Bloco de Esquerda Acusa Jornal Público de Falsificação

Que a comunicação social, constantemente, faz interpretações erradas daquilo que ouve e vê, todos nós sabemos disso. São "enganos" propositados, como se fossem traduções mal feitas das ideias que os outros têm e das coisas que os outros dizem... Só que, tanto os títulos enganadores como os textos mal "traduzidos", fazem danos algumas vezes muito graves.

Vou deixar a reclamação do Bloco de Esquerda sobre um desses "enganos" com uma hiperligação para o som da intervenção completa de Francisco Louçã no encerramento do Fórum "Socialismo 2010", que decorreu em Braga e que marca, por assim dizer, uma reentré do Bloco, apesar de o BE nunca ter estado completamente parado.

E aproveito, também, para deixar um vídeo em que o Francisco Louçã faz um pequeno resumo das linhas essenciais da política do Bloco de Esquerda, vincadamente marcadas pelas lutas sociais, pelo Orçamento de Estado, pelas Eleições Presidenciais 2011.

JOÃO
 Bloco acusa jornal Público de falsificação
30-Ago-2010
Numa carta de direito de resposta enviada à direcção do Público, o Bloco acusa este jornal de falsificação a respeito da intervenção de Francisco Louçã no encerramento do "Socialismo 2010", ontem em Braga.

Escreve o Público que Louçã teria afirmado que "o Bloco de Esquerda é o único partido verdadeiramente democrático" e conclui que essa afirmação demonstraria "soberba". Na sua resposta, o Bloco afirma que "se trata de uma falsificação" e escreve que nem essa frase foi dita nem nenhuma outra com sentido que se pudesse mesmo vagamente interpretar nesse sentido.

O som da intervenção completa está disponível AQUI, e assim os leitores podem verificar por si próprios se o Público tem razão ou se se trata de uma falsificação.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
 ESQUERDA.NET | Socialismo 2010 | Francisco Louçã
EsquerdaNet | 29 de Agosto de 2010
Em encerramento do Socialismo 2010 em Braga Francisco Louçã falou ao Esquerda.net sobre a "rentrée" do Bloco de Esquerda.

sábado, 28 de agosto de 2010

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Artigo de Moisés Ferreira «“Lupen-Burguesia”, Parasitas e Decomposição» | A COMUNA

Falar da burguesia é complicado. A burguesia é um classe de gente muito egoísta, muito ou nada preocupada com o mundo que a rodeia. Melhor é leres isto:

"Onde se situa hoje uma grande parte da burguesia? Na dependência do Estado. Vive à custa de injecções de dinheiro no sistema bancário, vive à custa da especulação sobre os défices; vive à custa dos negócios que os Estados e partidos da burguesia arranjam para si, como as parcerias público privadas e as privatizações “cirúrgicas” dos sectores que davam lucro ao Estado e agora passam a dar lucro à burguesia."

Este é um trecho de um artigo que saíu em "A COMUNA" e que merece ser lido com atenção. Está lá tudo para que possamos meditar bem na época que estamos a viver e na burguesia que aumenta e ganha poder.

JOÃO

 E A CRISE, PARA QUÊ? PARA QUÊ? PARA QUÊ?  

 “Lupen-burguesia”, parasitas e decomposição  
24-Agosto-2010
Onde se situa hoje uma grande parte da burguesia? Na dependência do Estado.
Artigo de Moisés Ferreira

A burguesia, que com a sua revolução, trouxe uma nova ordem económica mundial, uma nova relação de produção; que imprimiu alterações fundamentais na infra-estrutura e na super-estrutura; que enterrou um sistema feudal e aristocrata de esclavagismo das classes inferiores e de puro rentismo por parte das classes superiores; que revolucionou na ciência, na tecnologia, nos transportes, na maquinaria, etc., estará agora a sentir o fim do seu tempo? O projecto liberal-burguês mostra sinais de decomposição e de retorno a um modelo rentista e dependente e onde predomina a acumulação e parasitária de capital em detrimento da aplicação do capital em capital produtivo.

Ainda que se arvore dos ideais do liberalismo, da demissão do Estado em questões de mercado; ainda que permanentemente o projecto liberal-burguês e os partidos que o sustentam venham dizer que é preciso diminuir o peso do Estado na vida pública, o que é certo é que essa mesma burguesia se encontra e faz-se cada vez mais dependente dos Estados, o mesmo é dizer do dinheiro público, o mesmo é dizer do dinheiro dos trabalhadores em geral.

Este é um sinal de decomposição dessa ordem económica que a burguesia fundou: ao discurso do livre mercado contrapõe-se a necessidade de Parcerias Público Privadas para alimentar uma clientela burguesa; ao discurso da demissão do Estado da economia contrapõe-se o apelo da burguesia aos Estados para que estes salvassem o sistema bancário e a sua forma de vivência rentista baseada no casino das bolsas e do capital fictício; ao discurso da necessidade de menos Estado vemos uma burguesia a tentar acumular mais capital à custa dos Estados e das privatizações de sectores estratégicos, monopólios naturais e sectores que são garantidamente rentáveis.

Onde se situa hoje uma grande parte da burguesia? Na dependência do Estado. Vive à custa de injecções de dinheiro no sistema bancário, vive à custa da especulação sobre os défices; vive à custa dos negócios que os Estados e partidos da burguesia arranjam para si, como as parcerias público privadas e as privatizações “cirúrgicas” dos sectores que davam lucro ao Estado e agora passam a dar lucro à burguesia.

A burguesia, que desempenhou em tempos um papel revolucionário, mostra hoje que é necessário um novo salto qualitativo na história em direcção a uma nova sociedade. A mandriice, o rentismo, a improdutividade e a inacção feudal contra a qual a burguesia se rebelou é hoje a mandriice, o rentismo, a improdutividade e inacção que caracteriza grande parte dessa mesma burguesia. Todas elas resultantes de uma dependência absurda e parasitária em relação aos Estados e, determinante no novo imperialismo, o predomínio da financeirização do regime capitalista.

Podem dizer-nos que quem vive desta forma, quem acumula capital em dependência para com os Estados, quem vive do rentismo e do capital fictício são apenas pequenas camadas putrefactas ou decompostas da burguesia: os “lumpen-burgueses” que, à semelhança do lumpen-proletariado, faria parte de restos de uma velha sociedade encaixada na nova ordem de classes.

Mas esta “lumpen-burguesia” dependente e parasitária não é apenas uma minoria no projecto liberal-burguês e não se trata de representantes de uma velha sociedade; é sim, uma classe a regressar a modelos de acumulação e rentismo que existiram numa velha sociedade e que agora se recuperam como necessidade de uma burguesia que não consegue sobreviver sem os Estados e sem os seus partidos de Governo.

Podemos isolar uma “lumpen-burguesia” ou uma parte dessa ”lumpen-burguesia” da burguesia em geral, apesar de se saber que são co-proprietários de imensas empresas e multinacionais, nomeadamente pela via da detenção de acções, considerar que ela conforma uma “classe própria” dentro da classe burguesa global, apesar de ser numericamente menor, e dizer que é ela quem dita as regras aos governos predominantes no imperialismo global e é ela quem fez abortar ou tornar simbólicas as tímidas tentativas de regulação financeira global?

Se assim for poderemos colocar uma questão: perante um cenário em que esta parte ou esta “lumpen-burguesia” improdutiva e dependente se alastra: onde fica o problema da dialéctica? Se em termos de aplicação do capital em capital produtivo, burguesia e proletariado se encontravam numa relação dialéctica, em que um necessitava do outro (ainda que a relação de forças estivesse do lado da burguesia por deter o capital e meios de produção); que faz esta “lumpen-burguesia” para que seja necessária ao proletariado se nada produz e vive da dependência do Estado e do rentismo?

Neste caso a “lumpen-burguesia” necessita do proletariado porque necessita dos seus impostos para se manter como classe dominante e detentora do capital e do Estado como “plataforma funil” que encaminha os fundos à sua boca ávida e submete o proletariado. Mas qual é a relação dialéctica que o proletariado estabelece com esta classe, se ela se mostra inútil, se não cria postos de trabalho por ela, se depende do Estado e nesta dependência destrói o Estado social?

Poderemos afirmar que a “lumpen-burguesia” reconhece o extremo acirrar dessa contradição ao impor a aceleração do neoliberalismo, em particular na Europa?

Com este artigo não se pretende o encontrar de uma nova categoria social ou ideológica e sua definição, tão-só o espicaçar da interrogação dialéctica tão necessária aos novos tempos. Afinal, estes novos tempos vão tornando cada vez mais visível a necessidade de uma ruptura revolucionária.

Espiões Militares Portugueses no Afeganistão e no Líbano | Arrastão: Artigo de Pedro Salles

Espionagem Portuguesa


Fomos informados pelo Governo que, na próxima estação - Outono -, teremos espiões militares portugueses no Afeganistão e, muito possivelmente, também no Líbano.

Tenho lido muito sobre esta questão. Mas adorei um artigo de Pedro Salles, no Blog "Arrastão", que achei deliciosamente cheio de humor e que quero partilhar contigo.

JOÃO
 Isto não vai ser bonito  
Por Pedro Sales



Para veres o artigo
de Pedro Salles,
clica AQUI.

Se Não Aconteceu... Podia Ter Acontecido | 27 de Agosto de 2010 | Rei do Frango Assado...

Se Não Aconteceu...
Podia Ter Acontecido!


Alguns astronomos descobriram um grupo de, pelo menos, cinco planetas no espaço, circulando em torno de uma estrela, numa disposição em tudo semelhante ao nosso sistema solar. Claro que o "Cartoon do Bartoon" do Publico.pt do dia que findou, foi baseado nessa descoberta. E, como sempre, é de um humor imperdível e corrosivo.

E temos mais uma primeira página de "O Inimigo Público" desta Sexta-Feira, dia 27 de Agosto que vai deixar os Benfiquistas vermelhos por dentro, de tanto sangrarem de raiva e/ou desgosto... ehehehehehehe.

Ai Jasusssss!...

JOÃO
--------------------------------------------------------------------------------------------
PUBLICO.PT - Bartoon - 26/Agosto/2010

Clica na imagem 2 vezes para a aumentares!
--------------------------------------------------------------------------------------------
Clica na imagem 2 vezes para a aumentares!

Cimeira do Milénio da ONU | Podemos Eliminar a Pobreza 2015 | Concurso da ONU Contra a Pobreza

Em 2000, na Cimeira do Milénio da ONU, 189 líderes do Mundo assinaram a Declaração do Milénio e os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. Desses objectivos fazia parte o de eliminar a pobreza no Mundo. Deste objectivo constam oito pontos com metas e prazos a cumprir para melhorar a vida das pessoas mais pobres do Mundo. Os dirigentes mundiais agendaram reunir-se, de novo, a 20 de Setembro de 2010, em Nova Iorque, para que os progressos alcançados fossem analisados.

Entretanto, a ONU lançou uma campanha mundial denominada “Podemos Eliminar a Pobreza”, que está a decorrer até 2015, data fixada para a concretização dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.

Decorreu um concurso de anúncios “Dá largas à tua criatividade contra a pobreza”, e já foi escolhido o anúncio para a campanha do objectivo de eliminação da pobreza no Mundo.

O anúncio vencedor de Stefán Einarsson


Deixo o artigo do Público.pt sobre o vencedor do concurso.

JOÃO
Clica 2 vezes sobre as imagens para as aumentares!


Prémio entregue no dia 10 de Setembro
 Designer islandês vence concurso da ONU 
 contra a pobreza
25.08.2010 - 17:07 | Por PÚBLICO

O islandês Stefán Einarsson venceu a competição “Dá largas à tua criatividade contra a pobreza”, organizado pelas Nações Unidas. O prémio é entregue dia 10 de Setembro em Madrid.

O designer gráfico de 44 anos, natural de Reiquiavique, venceu o concurso com o trabalho “We are still waiting” (“Continuamos à espera”, em português). O anúncio apela aos dirigentes mundiais para que se mostrem à altura da promessa de eliminar a pobreza.

“Estou radiante por ter ganho o concurso e espero sinceramente que este anúncio lembre os líderes de que têm de cumprir as suas promessas e realizar os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio”, declarou Einarsson, segundo um comunicado do Centro Regional de Informação das Nações Unidas (UNRIC).

O islandês vai receber o prémio - cinco mil euros patrocinados pela Presidência Espanhola da União Europeia - das mãos da rainha Sofia de Espanha, numa cerimónia que decorrerá em Madrid, no próximo dia 10 de Setembro. A iniciativa é apoiada pelo PÚBLICO, entre outros jornais europeus como o The Guardian, El País, Libération ou La Stampa.

O concurso de anúncios, organizado pela UNRIC em parceria com meios de comunicação social europeus e Centros de Informação da ONU na Europa e apoiado pela Presidência Espanhola da União Europeia, dirigia-se aos cidadãos e residentes na Europa e insere-se numa campanha europeia que visa promover os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM).

No total, foram recebidos de 34 países mais de 2000 trabalhos, 155 dos quais produzidos por designers portugueses. (Ver galeria dos anúncios portugueses)

“O grau de participação e a qualidade dos anúncios apresentados, tanto por profissionais como por amadores, excedeu todas as nossas expectativas”, admitiu Afsané Bassir-Pour, Directora do UNRIC.

O vencedor foi seleccionado através dos votos do público e por um júri europeu composto por peritos em publicidade, artistas, designers e especialistas em comunicação.

Os 30 anúncios mais votados podem ser consultados no site http://www.wecanendpoverty.eu/

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

China, o Império dos Baixos Salários e a Onda Grevista de 2010 | Tema em Debate no Fórum "Socialismo 2010"

Já era tempo de algo "mexer" na China! Os trabalhadores do resto do Mundo ficarão gratos se o trabalho, na China, for mais bem pago e os trabalhadores mais dignificados.

Levará o seu tempo... Mas ficaremos todos a ganhar!

JOÃO


 Onda grevista na China

Diversos analistas internacionais consideram que estas greves marcam o fim da era dos baixos salários na China. Será assim? O tema estará em debate no Fórum Socialismo 2010, apresentado por Carlos Santos, sob o título: China, o império dos baixos salários e a onda grevista de 2010.
Artigo | 25 Agosto, 2010 - 00:20

No primeiro semestre de 2010, um conjunto de greves em fábricas chinesas foram notícia em todo o mundo, destacando-se pelo seu ineditismo e pela circulação da informação em todo o mundo.

O movimento ficou marcado pela greve na fábrica da Honda em Foshan, Guangdong, onde os trabalhadores pararam a produção durante mais de quinze dias, exigindo melhores salários. No final, os trabalhadores tinham conseguido importantes vitórias e deixado um caderno reivindicativo para o futuro.

A greve iniciou-se quando Tan Guocheng, um jovem operário de 23 anos migrante da província de Hunan, carregou no alarme provocando a paragem da linha de montagem. A seguir à sua acção, Xiao Lang, outro jovem operário de 20 anos também migrante de Hunan, provocou a paragem de outra linha de montagem. Com as linhas paradas, mais de cem operários foram abandonando os locais de trabalho, percorrendo a fábrica, fazendo saber à administração que exigiam aumento de salários. A greve começou a 17 de Maio, foi interrompida por 4 dias, recomeçando depois a 21 de Maio já com a participação dos cerca de 1800 trabalhadores da empresa e levando à paragem de toda a produção das diversas fábricas da Honda na China. Após diversas peripécias e confrontos, os trabalhadores chegaram a um acordo com a empresa, em que esta aceitou um aumento de 35% nos salários dos trabalhadores e de 70% dos estagiários (estudantes do secundário, que eram a maioria dos trabalhadores da fábrica).

A greve foi dirigida por um conjunto de trabalhadores escolhidos pelos operários contra a vontade da direcção do sindicato e em aberto conflito com ela. Das reivindicações dos trabalhadores ficou para o futuro a exigência da reorganização sindical e da eleição dos seus representantes na empresa pelos trabalhadores, além de outras reivindicações como o subsídio de antiguidade.

À greve da fábrica de Foshan, seguiram-se outras greves em fábricas da Honda e também noutras empresas privadas, nomeadamente na Toyota.

Desta onda grevista, o jornal Guardian concluía, no dia 17 de Junho num artigo assinado pelo seu correspondente na Ásia, que as “greves na China [são] o sinal do fim da era dos baixos salários”. A mesma conclusão foi repetida por diversos órgãos de informação de outros países, nomeadamente dos Estados Unidos, e noticiada pela própria comunicação social oficial chinesa.

Esta conclusão estará certa? A ser verdade, terá repercussões mundiais importantes, nomeadamente para os trabalhadores de todo o mundo. Mas para chegar a essa conclusão será necessário ir mais longe do que a simples análise do movimento grevista deste 2010. Em qualquer caso, tudo aponta para que algo está a mudar no império dos baixos salários.

Estas questões estarão em debate no próximo Domingo em Braga, no Fórum Socialismo 2010.
------------------------------------------------------------------------------------

Clica 2 vezes sobre a imagem do PROGRAMA
do Fórum Socialismo 2010 para a aumentares e a poderes ler.

Mulher Britânica Meteu um Gato no Caixote do Lixo!!!

Todo o dia de ontem andei incomodada com este vídeo que vi na televisão. Eu fiquei chocadíssima com o que vi.

Aconteceu em Coventry, na Grã-Bretanha, onde uma acção como esta não é bem tolerada e é considerada crime.

A mulher já foi identificada e será julgada e punida.

Lamento profundamente que haja pessoas tão más!

JOÃO
 Polícia protege mulher que meteu gato no lixo
  Ontem

Uma mulher foi filmada a meter um gato num caixote do lixo. Agora, tem a porta de casa vigiada pela Polícia, que receia uma retaliação por parte de amigos dos animais.

Mary Bale, de 45 anos, é a protagonista de um caso insólito de crueldade para com os animais. Foi filmada a meter um gato num caixote do lixo. Os amigos dos animais não lhe perdoam e a Polícia está a vigiar a casa da mulher, temendo que lhe cheguem a roupa ao pêlo.


"Não percebo porquê esta excitação toda. É só um gato", disse Mary Bale, em declarações ao jornal "The Sun". "Não sei o que me passou pela cabeça, mas de repente achei que seria engraçado meter o gato no caixote do lixo", disse a senhora, que tem sido muito assediada pelos jornalistas.

O dono do gato, Darryl Mann, havia instalado o sistema de vigilância depois de o carro ter sido vandalizado. Só 15 horas após ter detectado o desaparecimento do animal se lembrou de ver as imagens de videovigilância. Foi assim que descobriu o que tinha acontecido.

Na filmagem, viu uma senhora de meia-idade a acariciar a gata, Lola de sua graça, antes de a meter no caixote do lixo. Darryl e a esposa, Stephanie, resgataram o animal e puseram o vídeo no Youtube. Criaram, ainda, uma página no Facebook, sob o título "Ajudem a encontrar a mulher que pôs o meu gato no caixote do lixo".

O vídeo, que corre mundo, gerou uma onda de protestos no Reino Unido e motivou uma investigação da Real Sociedade para a Prevenção de Crueldade para com os Animais.

"Não sei como alguém pode dormir descansado à noite sabendo que trancou um gato num caixote de lixo", disse Darryl Man, em declarações à Reuters. A gata sobreviveu, sem mazelas, à aventura de 15 horas fechada num caixote do lixo. "Está bem. Cansada, com tudo o que aconteceu, mas bem", disse o dono do animal.

Protesto Contra a Lapidação no Irão | Divulgação do Protesto de Sábado 28 de Agosto, às 18:00 no Largo de Camões

Vou copiar para aqui uma mensagem que recebi por e-mail, no Facebook:

"Caríssim@s,

Estamos já a menos de três dias da realização do protesto contra a política de execuções da República Islâmica do Irão, que terá lugar em Lisboa, no Largo de Camões, às 18:00. É altura de darmos um empurrãozinho final na publicitação deste evento. Independentemente de irem ou não estar presentes nele, peço-vos, em nome de toda a equipa que o está a organizar, que façam uma, duas, as cópias que puderem do cartaz que o publicita - que pode ser descarregado AQUI: http://www.scribd.com/doc/36361280/cartaz?emid=GXSpd8d1Ssg-29634060&lid=10  -, no tamanho que vos der mais jeito, e que o afixem nos placards dos vossos lugares de trabalho, das vossas escolas, nas paredes dos vossos bairros e das vossas cidades, não se esquecendo também que o podem disseminar pelas vossas mailing lists. O nosso muito obrigado. Até sábado!"

Vou deixar as hiperligações dos "posts" que fiz sobre o assunto em título:

Próximo Sábado, dia 28 de Agosto, Protesto em Lisboa Contra a Lapidação no Irão | Carta Enviada ao Embaixador do Irão pelos Eurodeputados do Bloco de Esquerda

PROTESTO EM LISBOA | 100 Cidades Manifestam-se dia 28 Contra a Lapidação no Irão

JOÃO 

Clica 2 vezes sobre o Cartaz para o aumentares! 

Cão Velho - Um conto com uma mensagem

Repasso este conto, "fresquinho" de Angola, com abraço

Mario Silva


CÃO VELHO

Uma velha senhora foi para um safari em África e levou o seu velho rafeiro com ela.
Um dia, caçando borboletas, o velho cão, de repente, deu-se conta que estava perdido.

Vagueando a esmo, procurando o caminho de volta, o velho cão percebe que um jovem leopardo o viu e caminha em sua direcção, com a firme intenção de conseguir um bom e farto almoço.

O velho cão pensa depressa (pois os velhos pensam depressa):

- Oh, oh! Estou mesmo enrrascado!

Olhou à volta e vê ossos espalhados no chão muito próximo de si. Em vez de se apavorar, o velho cão ajeita-se junto do osso mais próximo e começa a roê-lo, virando as costas ao predador, fingindo que não o tinha visto...

Quando o leopardo estava a ponto de dar o salto para o abocanhar, o velho cão exclama bem alto:

- Este leopardo estava delicioso!!! Será que há outros por aí??

Ouvindo isso, o jovem leopardo, com um terrível arrepio na espinha, suspende o seu ataque já quase começado e esgueira-se na direcção das árvores e pensa:

- Caramba!!! Essa foi por pouco!!! O velho rafeiro quase me apanhava...!

Um macaco, numa árvore ali perto, viu a cena toda e logo imaginou como fazer bom uso do que vira. Em troca de protecção para si, informaria o predador que o cão não havia comido leopardo algum...

E assim foi, rápido, em direção ao leopardo. Mas o velho cão vê-o a correr na direcção do predador em grande velocidade e pensa:

- Aí há marosca...

O macaco logo alcança o felino, cochicha-lhe o acontecido e faz um acordo com o leopardo.

O jovem leopardo fica furioso por ter sido enganado e diz:

- Ó macaco, sobe para as minhas costas para veres o que vai acontecer àquele cão abusador...

Agora, o velho cão vê um leopardo furioso, vindo em sua direcção, com um macaco nas costas e pensa rápido novamente:

- E agora, o que é que eu faço?

Mas em vez de correr (pois sabia que as suas pernas cansadas não o levariam longe...) senta-se mais uma vez de costas para os agressores, fazendo de conta que não os via... Quando estavam suficientemente perto para ouvi-lo, o velho cão diz:

- Mas onde é que anda aquele macaco? Estou a morrer de fome...!!! Disse que me traria outro leopardo e até agora nada...

Moral da história:

Não te metas com Cão Velho...

Idade e habilidade sobrepõem-se à juventude e à intriga.

A sabedoria só vem com a idade e a experiência.
_____________________________________________________

(desconheço autoria)

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Fórum de Debate do Bloco de Esquerda "Socialismo 2010" - Entrevista de Luíz Fazenda em Vídeo

O fórum de debate do Bloco de Esquerda, "Socialismo 2010", arranca esta sexta-feira em Braga.

Sobre ele fica um vídeo com partes de uma entrevista do deputado Luís Fazenda. E, como ele, diz: "... a grande aposta do Bloco de Esquerda: palavras claras; ideias fortes!"

Para veres outros "posts" sobre o assunto em título, clica nas hiperligações:

Aproxima-se o Socialismo 2010 | 27 a 29 de Agosto de 2010 | Inscreve-te

Socialismo 2010 |Fórum de Ideias | Debates para a Alternativa | BRAGA - 27 a 29 de AGOSTO

Fórum de Ideias | Socialismo 2010 | Debates para a Alternativa | BRAGA - 27 a 29 de AGOSTO

JOÃO
 ESQUERDA.NET | SOCIALISMO 2010
EsquerdaNet | 25 de Agosto de 2010
Luís Fazenda, deputado do Bloco de Esquerda em entrevista ao esquerda.net, diz que o fórum será "um ponto de encontro e de troca de ideias" e dele sairá também um forte apelo à participação na jornada de luta de 29 de Setembro e um apoio vincado ao candidato presidencial Manuel Alegre.

Francisco Lopes é o Candidato do PCP à Presidência da República

Francisco Lopes é o candidato do PCP à Presidência da República.

Sempre nos habituámos a que o PCP tivesse o seu próprio candidato. A candidatura à Presidência da República do PCP protagoniza sempre um projecto próprio e inconfundível. O PCP nunca tem hipóteses de eleger o candidato. Mas sempre tem esperança de que ele seja eleito. O que é bom, pois os votos dos militantes do PCP não se vão dispersar: vão direitinhos para o Francisco Lopes!

Espero que, se houver uma segunda volta, o PCP saiba apoiar o candidato que será o melhor para unir a esquerda e ser o Presidente de todos os Portugueses: Manuel Alegre, o meu candidato!

A escolha do candidato do PCP é o tema do "Cartoon do Bartoon" que, em estilo humorístico como é hábito, coloca a questão de uma forma genial... Tantas candidaturas... curto-circuito!?

JOÃO
----------------------------------------------------------------------
 PUBLICO.PT - Bartoon - 25-Agosto-2010

Clica na imagem 2 vezes para a aumentares!

Newsletter Nº 31 de 2010 - Bloco de Esquerda

Newsletter Nº 31 de 2010 - Bloco de Esquerda
Socialismo 2010 no esquerda.net      

Socialismo 2010 é já no fim do mêsO fórum de debate Socialismo 2010 arranca esta sexta-feira em Braga. Nos últimos dias, o portal esquerda.net tem publicado vários textos de apoio para as apresentações de alguns dos temas. As sessões de encerramento de cada dia serão transmitidas em directo. Vê aqui o programa e como te podes ainda inscrever.

"Os incêndios florestais também têm a ver com as políticas de cortes nos serviços do estado"      

Rita Calvário lembrou que "os vigilantes da natureza não têm condições para efectuar o seu trabalho são muito poucos e não têm meios". No comício em Monte Gordo, intervieram também Catarina Martins e José Gusmão. Ler notícia.

Eurodeputados apelam à comutação da pena de Sakineh Ashtiani      

Eurodeputados apelam à comutação da pena de Sakineh AshtianiOs eurodeputados eleitos pelo Bloco de Esquerda escreveram ao Embaixador do Irão, apelando "à comutação da pena de Sakineh Mohammadi Ashtiani" condenada à morte por "homicídio e adultério" depois de ter sido julgada duas vezes em condições injustas. Ler mais...


bloco.jpg
q1.jpg Banco de Terras "vai permitir a uma nova geração entrar na agricultura"
q2.jpg Bloco/Bragança diz que "o fecho de escolas reforça o despovoamento do interior transmontano"
q3.jpg Bloco/Madeira continua convicto da necessidade de convergência da oposição a Jardim
 
parlamentos.jpg
q4.jpg José Gusmão questiona situação na empresa tomarense Manuel Freitas Lopes
q5.jpg Pedro Soares questiona apoios aos produtores pecuários das áreas afectadas pelos fogos florestais
q6.jpg Bloco/Açores quer saber se existe um plano regional de apoio a refeições quentes nas escolas públicas
 movimento.jpg

  Quarta, 25 de Agosto

A Resposta da Esquerda à Crise
Comício com Catarina Martins, Rita Calvário e José Gusmão.
Armação de Pêra,
Fortaleza, 21h30.
Veja o cartaz aqui .

Sexta, 27 de Agosto

Fórum de Ideias Socialismo 2010
Debates para a Alternativa.
Braga, Escola Secundária
Sá de Miranda, 21h
Entrada livre.
Mais informações.

Sábado, 28 de Agosto

Fórum de Ideias Socialismo 2010
Debates para a Alternativa.
Braga, Escola Secundária
Sá de Miranda,
a partir das 10h30.
Entrada livre.
Mais informações.

Concentração contra a lapidação no Irão
100 cidades do mundo juntam-se ao apelo do International Commitee Against Execution.
Lisboa, Largo de Camões, 18h
Ver cartaz.

Domingo, 29 de Agosto

Fórum de Ideias Socialismo 2010
Debates para a Alternativa.
Braga, Escola Secundária
Sá de Miranda,
a partir das 10h30
Entrada livre.
Mais informações.



 



 

Passeio Pedestre pelas Maravilhas do Cabo Espichel - Sesimbra | Dia 29 de Agosto

Sesimbra e arredores são dos locais que eu melhor conheço. Tudo o que fica na costa portuguesa eu conheço bastante bem.

Sou Lisboeta; mas, como vivo no Distrito de Setúbal, fiz muitos e grandes passeios por Sesimbra. Aliás, mesmo antes de viver aqui, já ia para a Costa de Caparica, Sesimbra, Setúbal e Trafaria, desde criança, com a família. Fiz muitas férias nestes quatro locais que referi.

Em Sesimbra fiquei tanto no Hotel Espadarte, como no Parque de Campismo do Meco, em casas pré-fabricadas com jardins, que eram autênticas moradias com todo o conforto e requinte. Tanto a minha mãe, como um dos meus irmãos tinham casas dessas, com dois quartos de casal, sala, cozinha, casa de banho, etc..

Desde Sesimbra ao Cabo Espichel, passando por Alfarim, pela Lagoa de Albufeira, etc., tudo conheço e tudo adoro.

Por isso, venho recomendar este passeio pedestre a um dos locais mais espectaculares do concelho de Sesimbra, para aqueles que não conhecem bem essa zona.

JOÃO

 Passeio pedestre pelas Maravilhas do Cabo Espichel - Sesimbra
Actividade integrada no projecto de educação ambiental Bandeira Azul

. Dia 29 de Agosto, 9.30 horas

Ribeira do Chapim, Praia Areia de Mastro e Pedras Roladas são alguns dos locais a visitar no passeio pedestre Maravilhas das Aguncheiras.

Nas piscinas naturais do Regatão os participantes poderão refrescar-se e contemplar a beleza do local. Ao longo do passeio será também possível observar a fauna, como a águia-de-asa-redonda, o corvo-marinho, o sardão e a salamandra-de-pintas-vermelhas, e a flora, como o alecrim, rosmaninho e alfazema.

dia 29 | dom | Ago | 09.30h
BANDEIRA AZUL

Ao longo do passeio será também possível observar a fauna, como a águia-de-asa-redonda, o corvo-marinho, o sardão e a salamandra-de-pintas-vermelhas, e a flora, como o alecrim, rosmaninho e alfazema.

Destinatários: público em geral
Inscrição gratuita
Inscrição: 21 228 85 40 (Posto de Turismo de Sesimbra)
Limite: (mínimo) 20 participantes
Duração: 4 horas
Ponto de Encontro: café Retiro dos Amigos, Azoia
Actividade integrada no projecto de educação ambiental, no âmbito do Programa Bandeira Azul 2010

Fonte - Rostos.pt