quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Artigo de Opinião: "PS E PSD: AS DUAS FACES DA MESMA MOEDA!" | Carlos Guedes - BE | Notícias de Almada: Novembro/2010

Fica um artigo de opinião do Membro da Coordenadora Concelhia de Almada do Bloco de Esquerda, Carlos Guedes, publicado no Noticias de Almada no passado dia 19 de Novembro.

JOÃO
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PS E PSD: AS DUAS FACES DA MESMA MOEDA!

PS e PSD, à vez, têm lançado nas páginas deste jornal um feroz ataque ao Bloco de Esquerda e às políticas que temos seguido no nosso concelho. Permitam, antes de mais, deixar-lhes um sincero agradecimento. No dia em que daquelas bandas nos chegarem elogios teremos que parar o que quer que seja que estejamos a fazer e ponderar seriamente em alterar o rumo tomado!

Movidos, certamente, pelo embaraço causado pelo «namoro» com vista ao «casamento» consagrado pela aprovação do Orçamento de Estado mais gravoso para os trabalhadores e suas famílias desde o 25 de Abril de 1974, os dirigentes locais destes partidos lançam-se numa confusa diatribe para tentar acusar o BE de formar, em Almada, uma «aliança» com a CDU.

Mais do que explicar aos seus eleitores o que têm feito por e para eles, PS e PSD mostram-se preocupados com a postura do BE (por eles considerada uma traição aos nossos eleitores).

Seria, com certeza, mais proveitoso que o PSD em Almada dedicasse algum do seu tempo a explicar, por exemplo, que «artes mágicas» levaram aos acordos existentes nalgumas das freguesias do concelho entre o PSD e a CDU. Nomeadamente, que tipo de acordo permitiu que a presidência da Assembleia de Freguesia de Cacilhas fosse entregue a um eleito do PSD (facto que, note-se, já havia acontecido também no Feijó, em anteriores mandatos)? Que nome poderíamos nós dar a isto? Habituados que estamos a ver o PSD a dizer uma coisa e fazer outra completamente diferente, já não estranhamos esta. Até porque, aqui sim, vemos as duas caras que este partido tem, no país como em Almada, não se inibindo de atraiçoar os seus eleitores a troco de jogadas muito pouco claras! O PSD é do tipo “faz como eu digo, não faças como eu faço”!

Quanto ao PS, na Câmara e na Assembleia Municipal de Almada os seus eleitos produzem inflamados discursos contra as propostas em votação, mas acabam por votá-las favoravelmente – excepção feita às Opções do Plano 2010 por não terem sido consideradas as propostas apresentadas em cima da hora, aos subsídios para a Companhia de Teatro de Almada (quer o PS acabar com as suas actividades?) ou ainda ao protocolo com a ECALMA para a entrada em funcionamento dos cinco parques de estacionamento municipais (queria o PS que os almadenses continuassem sem ter estes lugares disponíveis?).

Ambos os partidos votaram contra o regulamento dos serviços municipais da Câmara, apesar de, na estrutura final terem sido consideradas as únicas propostas concretas que apresentaram. Quanto à estrutura do SMAS, foi aprovada por unanimidade. Aparentemente, aqui concordam com a estrutura proposta.

Não fica bem, portanto, a estes partidos virem para a comunicação social imiscuir-se na vida de outros partidos quando têm tanto para explicar em relação aos seus!

PS e PSD aprovaram em conjunto, no Parlamento a lei nº 12-A/2010 (o Código de Trabalho para a Função Pública) e o tão famoso PEC III que introduz o aumento das taxas do IVA e a tributação adicional do IRS e do IRC. Medidas que apenas vêm agravar, como já aqui escrevemos, a situação das famílias portuguesas. Quanto ao OE-2011, o corte nas transferências para as Autarquias Locais é brutal e terá com certeza reflexos em Almada! Juntos, PS e PSD, dançam o tango que nos deixa de tanga. Os mesmos PS e PSD que querem para Almada o que não querem para o país.

O BE tem um programa para o país, e tem um programa para Almada. Não chamámos as televisões, nem fizemos discursos inflamados contra o partido que dirige o nosso concelho. Mas estamos certos que contribuímos muito significativamente para alterar o que consideramos estar mal na nossa terra.

O BE não deve nem teme. Os seus representantes eleitos prestam, regularmente, contas aos seus apoiantes e eleitores. As decisões são tomadas colectivamente e de forma consciente por quem de direito. São e serão sempre assumidas de cabeça levantada. O que não se pode esperar de nós é que tenhamos duas caras. E não se pode nem deve esperar que, por sermos oposição, não saibamos sê-lo de forma construtiva. Não assumiremos um papel destrutivo que, quando dá jeito, outros tentam acusar-nos de fazer.

Conhecemos o jogo democrático. Estão no Bloco de Esquerda muitos dos que tanto se bateram pela sua concretização. Sabemos que os resultados eleitorais de Outubro de 2009 retiraram à CDU a maioria absoluta, mas não lhe retiraram mais do que isso. Cabe, portanto, à CDU governar o nosso concelho. Cabe-nos a nós e aos restantes partidos da oposição fazer o papel que os eleitores nos destinaram. O BE vai continuar a desempenhar o seu papel. Respeitamos as regras da democracia. Não esperem do BE, em Almada ou no país, uma oposição cega. Continuaremos a bater-nos pelos nossos princípios programáticos, fazendo valer os nossos ideais. Saberemos denunciar o que for denunciável, respeitando a nossa vontade colectiva. Foi assim no passado, é assim no presente e assim continuará a ser no futuro!

Carlos Guedes
Membro da Coordenadora Concelhia de Almada do BE
Nov. 2010
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------  

Bloco de Esquerda (Almada)
site: http://almada.bloco.org/
e-mail: almadabloco@gmail.com
Travessa D. Sancho I, 1-A
2800-046 ALMADA
Telefone: 212752351

Sem comentários:

Enviar um comentário