terça-feira, 16 de novembro de 2010

O Melhor Amigo do Cão é o Dono que lhe Limpa o Chão! | Vamos Acabar com os Dejectos Caninos nas Ruas | Vamos Ser Cidadãos de Primeira!


Na Edição N.º 165, de Novembro de 2010, da publicação gratuita da Câmara Municipal de Almada, na contracapa, vem uma matéria gráfica muito bem elaborada para uma campanha muito forte que é da maior importância para todos nós e para o nosso país.

Neste caso a campanha é “Campanha Dejectos Caninos” e está no âmbito de uma campanha mais abrangente:

Almada Limpa.
Uma responsabilidade de todos.

Vou deixar a matéria que está no site da Câmara Municipal de Almada sobre o tema em título. A C.M.A. está de PARABÉNS!

Mas esta campanha serve para educar/influenciar/alertar todos os portugueses para estes deveres de cidadania que devem ser abrangentes a toda a população e a todo o país.

JOÃO
Vamos acabar com os dejectos caninos nas ruas

Ambiente
Esta é uma responsabilidade de todos, mas principalmente dos donos dos cães, evitando que estes sujem os passeios..Todos os almadenses gostam que as suas ruas estejam bonitas e, sobretudo, limpas.

Os dejectos caninos, para além de tornarem as nossas ruas sujas, são um perigoso foco de transmissão de doenças, sendo as crianças as mais vulneráveis.

Quem é o culpado?
A culpa não é dos cães. O erro é do dono que, por falta de civismo, não respeita o espaço que é de todos. Algumas pessoas, quando vão passear o seu animal de estimação, não recolhem os dejectos que ele deixa no passeio, no jardim, junto uma árvore ou na estrada.

E é gesto tão simples
Apanhar os dejectos caninos é um gesto simples que infelizmente, ainda não é um hábito de todos.

Se tem um cão como animal de estimação tenha sempre um saco plástico à mão. Habitue-se a andar sempre com um no bolso ou na mala, para usar quando for necessário.

Depois de apanhar o dejecto, feche bem o saco e coloque-o num contentor apropriado, na papeleira ou no contentor normal. Em diferentes pontos do Concelho existem dispensadores de sacos, onde os donos dos cães podem obter sacos e acondicioná-los depois de usados. Estes sacos são também disponibilizados na Junta de Freguesia da sua área de residência.

Coimas
O Regulamento Municipal sobre a Circulação de Canídeos na Via Pública estabelece coimas que vão dos 150 aos 1500 Euros para os donos de cães que forem descuidados.

.04/11/2010.
Fonte: Site C.M.A.

Sem comentários:

Enviar um comentário