quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Medicamentos: Consumidores Querem Transparência Sobre Preços | Informação Deco-ProTeste

A minha farmácia, quando coloquei a questão de saber qual o medicamento mais barato para determinada Substância Activa, mandou-me consultar a Infarmed através da Internet. É inadmissível!
Temos que lutar!
JOÃO


Medicamentos: consumidores querem transparência sobre preços

O Ministério da Saúde vai retirar o preço da embalagem dos fármacos em que o consumidor beneficia da comparticipação.

Esta foi uma alteração do pacote de medidas sobre o medicamento, de Outubro último. Foi comunicada sem esclarecimento público, com o objectivo de garantir informação correcta ao consumidor, confrontado com constantes mudanças de preços.

O mesmo decreto-lei estipula que, a partir de Março de 2011, só as receitas por via electrónica serão comparticipadas. A receita passa a fornecer informação sobre opções mais baratas.

Com esta alteração, o utente só conhece o preço do medicamento depois de pagar, na factura. Pode informar-se através do portal do Infarmed, mas esta alternativa exclui muitos dos maiores consumidores de medicamentos, idosos e sem acesso à Internet.

Actualmente, o preço na embalagem do medicamento está, com frequência, desactualizado e não corresponde ao que o utente paga, após a comparticipação. Qualquer alteração a ser implementada deverá melhorar o acesso a esta informação. Para os consumidores é essencial que a receita passe a incluir o preço do medicamento e o valor a pagar pelo utente e as opções mais baratas, caso existam. Também recomendamos a criação de uma linha de esclarecimento, divulgada na embalagem dos medicamentos.

Lamentamos que uma medida com este impacto tenha sido tomada sem ouvir os principais interessados. Os consumidores têm direito à informação e o preço é um elemento essencial. Só bem informados podem participar activamente na sua saúde.

 Algumas receitas electrónicas e facturas já indicam quanto pouparia com opções mais baratas.
Na factura, "Líquido" corresponde ao que o utente paga

Sem comentários:

Enviar um comentário