quinta-feira, 19 de abril de 2012

Como Detectar um Enfarte... É um ENFARTE???? Um AVC????!!! Podes Salvar Uma Vida!

 
Fez hoje exactamente 7 anos que eu tive um enfarte. Como conhecia os sintomas, conforme pude, pedi a uma colega que me chamasse uma ambulância. Estava a 10 minutos, a pé, do Hospital Curry Cabral. Mas eu não podia andar!
Fui assistida, à porta do meu serviço, pelo pessoal que vinha na ambulância e que teve que "fechar" a passagem ao trânsito, porque a rua era estreita. Era a rua do "Apollo 70", em Lisboa, na direcção ao Campo Pequeno.
No dia seguinte estava a ser intervencionada e, um mês depois, estava a ter a minha segunda cirurgia.
Tenho, pois, em vez de 64 anos, apenas 7 aninhos de idade... Uma nova oportunidade de vida!
Por isso, e para que muitos se possam salvar, é preciso sabermos, todos, algumas pequenas questões.
Por isso:
estou repassando uma mensagem que pode ajudar a salvar vidas.
Deixo-a no final.
Há muitos anos o meu pai estava ao telefone com a mãe da minha irmã. Como ela é uma pessoa bem informada e pareceu-lhe que o meu pai estava a dizer coisas sem muito sentido, ela ligou para o trabalho da minha madrasta e foram ambas para casa, ao mesmo tempo que chamou uma ambulância.
Salvou, assim, a vida ao meu pai que estava a ter um acidente vascular cerebral - AVC.
Anos mais tarde ele veio a falecer por falta de assistência atempada: a minha madrasta não ter dado o comprimido SOS e não ter chamado uma ambulância, no momento em que ele se sentiu mal e pediu ajuda. Ela preferiu ligar para o meu irmão que vivia noutro distrito...! Mas enfim! É licenciada, muito culta, adora opera, ballet, etc.; mas deixou que o meu pai na véspera comesse uma caixa de chocolates oferecida pela mana dela, quando ele estava absolutamente proibido de o fazer...!
Claro que ele morreu!
JOÃO

Por favor passem...

 

Como detectar um enfarte...
É um ENFARTE????

Eu não conhecia este procedimento tão simples para determinar se alguém está a sofrer um enfarte.
Envio-vos por considerar o seu interesse.

Às vezes os sintomas de um enfarte são difíceis de identificar.

Infelizmente, a falta de conhecimentos provoca desastres irreversíveis.

A vítima de um enfarte pode sofrer danos cerebrais, se as pessoas próximas não reconhecerem os sintomas e não as socorrerem a tempo.

Agora os médicos dizem que um simples espectador pode reconhecer um
enfarte, fazendo três simples testes à pessoa, um depois do outro:

1.- Peça à pessoa que sorria;

2.- Solicite-lhe que levante ambos os braços;
3.- Peça-lhe que repita uma frase simples.

Se a pessoa tiver algum problema para realizar qualquer uma destas três tarefas, ligue para as emergências ou para a ambulância imediatamente, e diga-lhes que há uma pessoa a sofrer de um enfarte, descrevendo à
pessoa que o atender os sintomas que observou.

Depois de descobrir que um grupo de voluntários sem conhecimentos médicos podiam identificar a debilidade facial, a debilidade dos braços e problemas da fala, os investigadores convidaram o público em geral a aprender o procedimento e a diagnosticar o enfarte.

Esta informação foi apresentada na reunião anual da Associação Americana contra o enfarte, em Fevereiro deste ano.
O uso divulgado desta prova poderia produzir o diagnóstico e o tratamento a tempo de um enfarte e prevenir os danos cerebrais.
Um cardiologista avisou que se todos os que lerem este correio electrónico o reenviarem para outras 10 pessoas, podem apostar que pelo menos se salvará uma vida.

SEJA UM BOM AMIGO E ENVIE ESTE ARTIGO A TANTOS AMIGOS QUANTO POSSÍVEL, PODE VIR A SALVAR ALGUMAS VIDAS...

2 comentários:

  1. Parabéns, João, pelos teus sete aninhos e que tenhas uma vida longa!
    Ando há uns dias para te deixar aqui a minha solidariedade pelo que te aconteceu neste blog. Perder coisas que postámos é bem triste e difícil de aceitar.

    Uma beijo muito amigo para ti.

    ResponderEliminar
  2. Helena,

    Estou muito agradecida e, confesso, sensibilizada pela tua mensagem.

    Quanto ao "posts" perdidos, até tive muita sorte em ter descoberto o e-mail que estava esquecido. Tenho lá tudo. Algumas coisas não voltarei a postar, claro, porque dá muito trabalho e não se justificam. Perderam o seu momento!

    Hoje é um dia com significado para mim pelo que escrevi anteriormente. Mas só fixei a data por ser o dia do aniversário do meu primeiro sobrinho que eu exibia como se fosse meu filho quando ele era pequenino. Depois fui para Inglaterra e lá acabei por casar e ter, também, o meu filhote.

    Agora vou descansar das emoções com os golos do Sporting. Precisava delas para aliviar a tensão do dia que foi complicado de gerir com os acontecimentos no nosso país e que nos vão angustiando.

    Precisava mesmo de gritar! E o Sporting veio mesmo a calhar...

    Beijo grande da
    JOÃO

    ResponderEliminar