terça-feira, 5 de outubro de 2010

5 de Outubro | Primeiro Centenário da República em Portugal (1910-2010)

Hoje completam-se 100 anos sobre a implantação da República em Portugal.

Eu sou republicana, neta de republicanos - cujo avô paterno foi preso político exactamente por se dizer republicano! -, e continuo a sonhar pela essência dos valores e ideias republicanos, nem todos ainda conquistados e/ou completamente alicerçados. E a república foi conquistada por um golpe de Estado que nasceu de uma vontade para Portugal se tornar num país com um regime democrático, onde o seu atraso e as desigualdades dos portugueses fossem combatidos.

Estou ainda à espera que todos os políticos e responsáveis de cargos públicos sejam pessoas com ética e com sentido de responsabilidade. Estou, também, desejosa de ver a maioria dos cidadãos do meu país exercendo os deveres e direitos de cidadania e deixando para trás a apetência para a corrupção e para o "chico-espertismo", pautando a sua postura na vida com os valores de ética e de responsabilidade que desejo para os que nos governam.

Desprezo o folclore do espectáculo das inaugurações das 100 escolas, quando ainda há meses se fecharam mais de 700 escolas pelo país inteiro. A comemoração do Centenário da República com este espectáculo mediático é uma hipocrisia das muitas que vivemos e uma prova que o que conta para este governo é o mediatismo demagógico e não as pessoas, crianças, professores e famílias, que prejudicaram com a política educativa e as escolhas que foram feitas pelo Ministério da Educação e pelo Governo que retirou verbas às autarquias, impossibilitando, assim, que as escolas funcionem capazmente a ponto de, muitas delas, nem papel higiénico poderem comprar...

Fico com uma frase que retirei de uma entrevista a Francisco Louçã, dirigente do Bloco de Esquerda, e que dá sentido ao meu sonho e ao acreditar no BE, na política e em alguns políticos:

"(...) Temos que ser fortes contra a desigualdade."

É este o meu anseio e esta a minha luta!

JOÃO
--------------------------------------------------------------------------------------------

 PUBLICO.PT - Bartoon
 5/Outubro/2010 
Clica na imagem 2 vezes para a aumentares!

Sem comentários:

Enviar um comentário