terça-feira, 5 de outubro de 2010

Concelho de Almada | ESCOLAS SEM FUNCIONÁRIOS, SEM PAPEL HIGIÉNICO, SEM TALHERES...

No Jornal da Região de Almada, na Edição nº 237, de 28 Setembro a 4 Outubro 2010, vêm duas matérias sobre escolas do concelho de Almada que me deixaram muito triste e a pensar que não é com más condições nas escolas que as crianças se tornam adultos responsáveis. A educação devia ser a prioridade do governo de um país.

Deixo um desses artigos do JR e, deixo também, um comentário do Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Almada, na sua página do Facebook, com o meu comentário como resposta ao comentário dele.

JOÃO


Os pais dos alunos do agrupamento de escolas Rua Miradouro de Alfazima, no Monte da Caparica, boicotaram as aulas, na sexta-feira, em protesto contra a falta de funcionários. Os pais dos cerca de 400 alunos das duas escolas que compõem este agrupamento formaram um cordão humano em frente ao portão da Escola Básica Integrada do Monte da Caparica, onde se concentrou o protesto.

Em declarações à agência Lusa, Helena Abegão, membro da comissão instaladora da comissão de pais e encarregados de educação, afirmou, porém, que a solução apresentada pela direcção da escola depois de ter reunido com a Direcção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo (DRELVT), “satisfaz mas apenas provisoriamente”.

Helena Abegão diz que “os pais foram informados de que na segunda-feira haveria mais quatro funcionários ao serviço nos dois agrupamentos de escolas”.

No entanto, a representante sublinha que os pais vão continuar a lutar por melhores condições nas escolas dos seus filhos. Várias mães ilustraram o cenário contra o qual protestam: “Se os funcionários limpam as casas de banho não podem tomar conta das crianças, se tomam conta das crianças, as casas de banho ficam num estado deplorável”.

Elisabete Escadas, delegada de turma do 9.º A, explicou: “É preciso que alguém olhe para a situação desta escola. As condições aqui são vergonhosas. Não há papel higiénico nas casas de banho, não há talheres suficientes para que todos os alunos comam ao mesmo tempo e não há funcionários.

Não podemos continuar assim”, disse.


António Matos - Grande jornada de encontro, confraternização de actuais e antigos alunos, professores e funcionários por ocasião da inauguração das novas instalações desta nossa grande Escola. Esteve o Sr Ministro da Economia. A Câmara que, com orgulho, representei. A Junta. Organismos e todo o tipo. Direcções de outras escolas. Ao longo de mais de 50 anos, 69 800 estudantes passaram por esta escola.
Parabéns Emídio Navarro, a "mãe de todas as escolas" !!!!
Hoje temos várias outras excelentes escolas. Parabéns à cidade educadora Almada que Almada é.
Parabéns Srª Directora e amiga Luísa Beato!

Maria João Baptista Silva - Os ideais da República, os valores republicanos, são alicerçados na democracia, na liberdade, na igualdade. É triste a fantochada do Ministro da Economia - que deu cabo da economia do país! -, ter estado nessa escola que diz ser a "mãe de todas as escolas", quando no concelho de Almada - e a CMA representa o Concelho e não a cidade apenas! -, há escolas sem pessoal, sem papel higiénico e sem muitas outras condições. Este 5 de Outubro é uma fantochada mediática com 100 escolas a serem apresentadas, num país que há bem pouco encerrou mais de 700 escolas onde muitas eram vitais. O "umbigo" da autarquia de Almada está cada vez maior e é uma pena. Têm tanta miséria no Concelho e tanta desigualdade! Como pode a CDU associar-se a uma comemoração deste tipo? Numa democracia não há "mães" nem "pais". Há "irmãos"
JOÃO

Sem comentários:

Enviar um comentário