Não quero, por isso, deixar de tocar num assunto que já se tornou num flagelo mundial.
O cancro da mama é uma das doenças com maior impacto nas sociedades contemporâneas. Segundo a Direcção-Geral de Saúde, surgem cerca de 4 mil novos casos por ano. A grande maioria dos infectados são mulheres, mas também pode atingir homens.
Alguns pensam que esta doença só atinge as mulheres. Mas é um erro pensar-se assim. Esta doença atinge, também, os homens. Mas, em Portugal, apenas um em cada cem casos de cancro na mama surge num homem. É, portanto, nas mulheres onde a doença mais se desenvolve.
Alguns pensam que esta doença só atinge as mulheres. Mas é um erro pensar-se assim. Esta doença atinge, também, os homens. Mas, em Portugal, apenas um em cada cem casos de cancro na mama surge num homem. É, portanto, nas mulheres onde a doença mais se desenvolve.
Todos devemos fazer, uma vez por mês, um auto-exame e, à mínima anomalia, consultar o médico de família.
JOÃO
Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama
30-10-2010
Movimento Vencer e Viver
da Liga Portuguesa contra o Cancro
Comemorações, no dia 30 de Outubro, visam promover novas atitudes perante o cancro da mama feminino.
No dia 30 de Outubro, comemora-se o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama, instituído pelo Despacho n.º 23682/2000 (2.ª série), do Gabinete da Ministra da Saúde, publicado a 20 de Novembro.
A data comemorativa, que surgiu na sequência de uma deliberação da Assembleia da República, assente numa petição da iniciativa do Movimento Vencer e Viver da Liga Portuguesa contra o Cancro, visa criar uma dinâmica, anualmente avaliada e renovada, que conduza a novas atitudes perante a abordagem do cancro da mama feminino.
O cancro da mama feminino é uma das causas de mortalidade que faz perder mais anos de vida potencial, quase sempre evitável se diagnosticado e tratado precocemente.
Importa, assim, sensibilizar a população em geral, os profissionais de saúde e as mulheres em particular para a importância do auto-exame sistemático da mama e para o diagnóstico e tratamento precoces do cancro da mama, de forma a ser possível alcançar-se a redução, por todos desejada, do seu impacte negativo sobre a mulher e sobre a sociedade.
Programa de comemorações
Movimento Vencer e Viver
Sever do Vouga
14h00 -17h30 - Colóquio no Centro das Artes do Espectáculo de Sever do Vouga, promovido pelo grupo de voluntariado comunitário do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC-LPCC) do concelho de Sever do Vouga. O colóquio tem como objectivo sensibilizar a comunidade para a problemática do cancro da mama e seus aspectos psicossociais.
A iniciativa deverá contar com a colaboração de Mariela Marques, médica do Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil, EPE, Ana Torres, psicóloga clínica da Universidade de Aveiro, e Maria Helena Miranda, Coordenadora da Unidade de Serviço Social do NRC-LPCC.
Os temas abordados deverão incidir sobre a prevenção e factores de risco para o cancro da mama e sobre os aspectos emocionais e de apoio social inerentes a esta doença.
Torres Vedras
Movimento Vencer e Viver do Núcleo Regional do Sul da LPCC inaugura novo espaço onde voluntárias darão apoio emocional a mulheres com cancro da mama.
Aveiro, Castelo Branco, Guarda, Leiria e Viseu
15h00 - Caminhada "Pequenos Passos, Grandes Gestos" promovida pelo Movimento Vencer e Viver do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Pretende alertar para a importância da prevenção e detecção precoce do cancro da mama e angariar fundos para a ajuda ao doente oncológico e seus familiares.
Todo o país
Peditório Nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro nos dias 30 e 31 de Outubro e 1 e 2 de Novembro de 2010.
Para saber mais, consulte:
- Liga Portuguesa Contra o Cancro – www.ligacontracancro.pt
- Despacho n.º 23682/2000 (2.ª série). DR 268 SÉRIE II de 2000-11-20 – PDF – 102 Kb
Data de publicação 29.10.2010
Fonte: Portal da Saúde
Sem comentários:
Enviar um comentário