Hoje foi o Dia Internacional do Idoso. No dia 1 de Outubro, os que estão Terceira Idade - idade das experiências vividas e da sabedoria -, são homenageados.
Não há muito a dizer quando vivemos numa sociedade em que a pessoa idosa é tão mal tratada por falta de meios para uma existência condigna, por falta de Lares e/ou Associações capazes de colmatar as falhas que há nalgumas famílias que não podem ficar a braços com a responsabilidade de cuidar dos seus velhos.
Eu gosto da palavra "velho". E, como velha que sou, anseio envelhecer na minha casa, não dependente de ninguém. Mas, se tiver que ser cuidada, gostaria de poder ter a opção de viver num bom lar, com a minha independência garantida e respeitada, como acontece na "Casa do Artista", por exemplo, ou à semelhança daquilo que existe em muitos países com óptimos espaços para os seus idosos viverem o final dos seus dias com a dignidade que todos nós mereceríamos vir a ter até ao fim.
Deixo uma bela foto que veio no Jornal Público e que foi escolhida como a Foto do Dia. Clica duas vezes sobre a foto para a aumentares.
JOÃO
Hoje é o Dia do Idoso
Um homem lê num lar para idosos em Pashupati, em Katmandu. Hoje é o Dia Mundial do Idoso, celebração que pretende promover a protecção dos direitos das pessoas mais velhas, segundo as Nações Unidas.
Fotografia: Deepa Shrestha/Reuters
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário