segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Livro: Os Donos de Portugal | Autores: Francisco Louçã, Fernando Rosas, Luis Fazenda, Jorge Costa, Cecília Honório

Hoje, na página do dirigente do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, está uma "NOTA" sobre o livro referenciado em título, cujo o tema gira à volta de "CEM ANOS DE PODER ECONÓMICO (1910-2010)" e que terá a sua apresentação pública no próximo dia 20 de Outubro em local a anunciar.

É, seguramente, um livro a não perder!

JOÃO

Notas de
Francisco Louçã
no Facebook


Segunda-feira, 11 de Outubro de 2010
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

No dia 20 deste mês será apresentado um livro que escrevi com alguns amigos (o Fernando Rosas, o Luis Fazenda, a Cecília Honório, o Jorge Costa) e que é o primeiro estudo sobre a acumulação de capital ao longo do último século. De 1910 a 2010 (e até começando um pouco antes, nos antecedentes desde 1850), o livro segue o percurso das dinastias da fortuna e das suas relações com os vários regimes políticos.
É por isso a primeira história política e económica da formação e evolução da burguesia portuguesa, das grandes empresas e da banca, e demonstra como sempre dependeu do Estado e do privilégio. Assim se pode compreender como a classe dominante é o principal problema do país.
Um dos capítulos deste livro está disponível desde já online para todos poderem ler:

4 comentários:

  1. Acho que o País precisa de saber quem são esses senhores e como fizeram as suas grandes fortunas.
    E também deveria ser escrito um onde relacionasse os politicos que se envolveram com eles e que hoje tambem são detentores de pequenas fortunas. Aqueles Arranjinhos........
    Parabéns aos autores

    ResponderEliminar
  2. Jesus, como é possível que não abras os olhos ao teu Povo? Ontem, dia 27 de Outubro vi a apresentação do livro na sic notícias numa entrevista que o Francisco Louçã deu ao Mário Crespo. O que eu aprendi!!!! Gostei principalmente daqueles circulos, com aquelas linhas todas lá dentro, que indicavam "de onde e para onde". Que lindo!!!!
    Hoje, dia 28 de Outubro ligo o rádio a caminho do trabalho e ouço «psd quase atinge maioria absoluta». Não posso crer! Que é isto ? Será que estamos na República das Bananas ?
    Pensei: então o Povo não está todo mais instruído com as novas oportunidades ? Não serviu pelo menos para abrir os olhos ?
    Ou será que nas escolas só lhes ensinam a ver novelas e as casas dos segredos ?
    Que revolta ! Já nem sei se vou fazer greve para o mês que vem. Portugal tem aquilo que merece.

    Vou comprar o livro! Parabéns aos cinco autores.
    Teresa

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pela participação.

    Eu também vi parte da entrevista. E li, na Internet, tudo o que pude ler sobre o livro. Estou muito interessada e vou comprá-lo para o oferecer no Natal ao meu marido. Mas leio-o primeiro.

    É assim que faço agora, desde a grande crise. Compro os livros para os outros, um mês antes, para os ler primeiro. Tem que ser.

    Sobre as sondagens, claro que o PSD tem que subir... A culpa é do PS que governou mal, está a portar-se mal com o OE'2011 e desrespeita os partidos da oposição no nosso parlamento.

    Como os jornalistas e comentadores espalham mentiras sobre os pequenos partidos da esquerda, eles não vão ter dimensão suficiente para serem uma opção de governo. E, claro, o PS não quer coligações à esquerda. O PS nem quer a esquerda que existe no próprio PS!

    É tudo tão revoltante, na realidade.

    Abraço
    JOÃO

    ResponderEliminar