Cem anos de República em Portugal!
Eu prezo muito o ideal republicano. A República é a democratização de uma sociedade.
Mas, apesar de a República estar a celebrar o seu primeiro centenário, ela nem sempre honrou os ideais de democracia e liberdade que são os pilares para uma verdadeira república democrática.
Eu considero que a 1.ª República foi um processo de intenções, mas não completamente concretizado. E considero que durante a ditadura do Estado Novo não se viveu numa República.
Eu vivi, pois, num Portugal “republicano”, com ditadura, onde não se podia gritar “Viva a República!” e não havia democracia nem liberdade. E vivi numa Inglaterra monárquica onde a democracia e a liberdade eram os alicerces do regime governamental.
Presentemente vivo num Portugal com uma República que está alicerçada na mentira, na desigualdade e na injustiça.
Sonho com a República que todos sempre ansiámos e que já vivemos depois do 25 de Abril. E espero que os portugueses saibam rejeitar os políticos sem valores de ética, de verdade, de justiça, de lealdade, de igualdade, de fraternidade e de liberdade, e que possamos, muito em breve, ter políticos eleitos com esses grandes valores democráticos, que nos façam sentir que a corrupção é combatida e que o povo pode viver em liberdade, sem medos e temores, como vive presentemente.
JOÃO
Sem comentários:
Enviar um comentário