terça-feira, 30 de novembro de 2010

Miniguias Práticos da DECO PROTESTE | Grátis


A DECO PROTESTE tem Miniguias Práticos de distribuição gratuita e com vários temas bem interessantes e de grande utilidade:
  • Bons vinhos a baixo preço
  • Problemas com o PC
  • Poupar em casa
  • Saber o que comer
  • Faça você mesmo
  • PC prático
  • Viver melhor
  • Boas compras a preços baixos
  • Dinheiro seguro
  • Como Reclamar
  • Internet fácil para todos
  • Comer melhor
  • Fotografia digital
 
Para os obteres basta que telefones a pedi-los, dando os teus dados, e eles chegar-te-ão pelo correio dos CTT.

Se és associado(a) da , basta inscreveres-te no site - http://www.deco.proteste.pt/ - e descarregares Miniguias Práticos que quiseres, clicando em http://www.deco.proteste.pt/miniguias-praticos-p172707.htm.

JOÃO

Ficam os contactos da DECO PROTESTE:



Horário de atendimento:
das 9h às 13h e das 14h às 18h (à 6.ª feira, encerra às 17h)

Nota:
Clica 2 vezes sobre cada imagem para a aumentares e, assim, a poderes ler.


Miguel Portas | Irlanda: um Tigre em Vias de Extinção... | GREVE GERAL: «UM ASSOMO DE DIGNIDADE»

No seu comentário semanal sobre a actualidade política,a Greve Geral em Portugal, a situação na Irlanda e a aprovação do Orçamento em Portugal são temas abordados na entrevista da passada Sexta-Feira, dia 26 de Novembro, ao programa “conselho superior" da Antena 1, por Miguel Portas, o Eurodeputado eleito pelo Bloco de Esquerda no Parlamento Europeu.
Não poderia deixar de colocar aqui mais um brilhante comentário político de Miguel Portas, mesmo que com grande atraso.
JOÃO

Miguel Portas no programa "Conselho Superior"
Antena 1 - 2010/11/26
Irlanda: um tigre em vias de extinção...

beinternacionaleu | 26 de Novembro de 2010

A greve geral em Portugal “não foi apenas um grito de revolta, foi um assomo de dignidade”, disse Miguel Portas na sua crónica semanal no programa Conselho Superior da Antena Um. “Isto estava a ser preciso, mesmo que os resultados políticos possam não ser imediatos”, acrescentou o eurodeputado que passou ainda em revista a situação na Irlanda e a aprovação do orçamento em Portugal.
Isto “anda tudo ligado”, em torno “da palavra mágica ‘austeridade’”, sublinhou o eurodeputado contrapondo como solução para a crise uma outra “palavra mágica, ‘crescimento’”. Temos que “apostar na economia e no investimento público”, completou.
Em relação à Irlanda, o eurodeputado do GUE/NGL eleito pelo Bloco de Esquerda afirmou que se trata de uma “cadeia de erros colossais” que vai ser “paga pelos mesmos de sempre, os que não têm responsabilidade na crise”. O chamado “tigre celta” está “em vias de extinção” depois de ter sido apresentado como um exemplo porque afinal “estava completamente dopado em produtos tóxicos” devido à ligação financeira aos Estados Unidos da América e funcionando também como um paraíso fiscal. Os lucros das empresas nunca foram taxados acima de 12,5 por cento e agora mesmo que o governo irlandês quisesse aumentar os impostos não pode fazê-lo “porque as multinacionais dizem que se vão embora”. Restam “os mesmos de sempre” para pagar um défice de Estado de 32 por cento do PIB, quatro a cinco vezes maior que o de Portugal”, afirmou Miguel Portas.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Protege-te do Frio | O FRIO INTENSO E O VENTO PODEM TER EFEITOS NEFASTOS SOBRE A SAÚDE

Eu tenho 63 anos e já pertenço ao grupo de pessoas da terceira idade. Tomo muitos medicamentos e tenho várias doenças crónicas, especialmente problemas da coluna vertebral, do foro cardiovascular e respiratório.
Pertenço, pois, a um grupo de risco em relação às alterações climatéricas bruscas.
Na Sexta-Feira saí cedo para uma consulta de rotina e, não estando à espera de uma baixa súbita de temperatura acompanhada por ventos fortes, fui mal agasalhada e fiquei imediatamente com a tensão arterial muito elevada e, à noite, já estava com problemas respiratórios agudos e muitas dores nos ossos e no peito, que tiveram o seu pico no Sábado e Domingo.
Como estou já em condições de fazer mais um post, venho deixar um alerta para aqueles que, como eu, acham que podem arriscar…
Não arrisques!
“O frio intenso e o vento podem ter efeitos nefastos sobre a saúde, sobretudo de pessoas idosas, crianças e sem-abrigo.”
Este é o tema do artigo da Direcção-Geral da Saúde, que te deixo.
Divulga!
JOÃO
------------------------------------------------------------------------------

Proteja-se do frio

O frio intenso e o vento podem ter efeitos nefastos sobre a saúde, sobretudo de pessoas idosas, crianças e sem-abrigo.


Quais são os grupos de risco?
  • As pessoas idosas constituem um grupo especialmente vulnerável, quando apresentam deficiência do sistema termoregulador ou quando ficam sujeitas a uma agressão térmica muito intensa.
  • As pessoas idosas sofrem de diminuição da percepção do frio, menor capacidade de resposta cardiovascular e diminuição da massa muscular.
  • Pessoas com doenças crónicas, em especial doenças cardiovasculares e respiratórias, diabetes, doenças da tiroideia, perturbações da memória, problemas de saúde mental, alcoolismo ou demência;
  • Pessoas que tomam certos medicamentos, como psicotrópicos ou anti-inflamatórios;
  • Pessoas com redução da mobilidade;
  • Pessoas com dificuldades na realização das actividades da vida diária;
  • Pessoas mais isoladas;
  • Pessoas em situação de exclusão social.
Não se esqueça de que:
  • O arrefecimento e o enregelamento podem ser responsáveis por lesões corporais graves ou muito graves, podendo vir a ser mortais;
  • Áreas fechadas, com lareiras e braseiras, constituem risco acrescido de incêndios e intoxicações pelo monóxido de carbono;
  • Em caso de mal-estar atribuível ao frio, deve consultar o médico.
Recomendações para vagas de frio intenso:
  • Utilizar roupa quente suplementar;
  • Cobrir a cabeça, utilizando chapéu ou gorro, proteger as mãos com luvas e utilizar calçado adequado para evitar perdas de calor;
  • Manter-se activo, fazendo pequenos exercícios com os braços, pernas e dedos, para activar a circulação sanguínea;
  • Beber bebidas quentes e comer refeições quentes;
  • Tentar manter uma temperatura ambiente entre 20ºC e 21ºC;
  • Vedar bem as portas e janelas;
  • Manter-se atento aos avisos e recomendações das autoridades.

Para mais informações:

Data de publicação 28.9.2007

VAMOS AJUDAR PORTUGAL Alma Lusitana | Produtos Nacionais: Símbolo e Código de Barras

É bem verdade! Temos que preferir produtos nacionais. São os produtos com o símbolo "P" e o código de barras começado por 520.















JOÃO


EM VEZ DE CARPIR, AJUDE!...

Estima-se que se cada português consumir 150,00€ de produtos nacionais, por ano, a economia cresce acima de todas as estimativas e, ainda por cima, cria postos de trabalho.

Ponham o mail a circular. Pode ser que acorde alguém.

Dê preferência aos produtos de fabrico português. Se não sabe quais são, verifique no código de barras.

Todos os produtos produzidos em Portugal começam por 560.


domingo, 28 de novembro de 2010

Banco Alimentar Contra a Fome: Campanha de Recolha de Alimentos este Fim-de-Semana, dias 27 e 28 de Novembro de 2010

A Campanha de Recolha de Alimentos em supermercados e superfícies comerciais realizou-se ontem, dia 27, e continua hoje, dia 28 de Novembro de 2010. Esta é uma campanha para Banco Alimentar Contra a Fome.
Esta e outras Instituições de Solidariedade Social estão à beira da ruptura.

Há muita gente solidária nas entradas dos supermercados a fazer recolha de alimentos. Nestas iniciativas tão generosas estão muitas pessoas de bem envolvidas, como que numa espécie de máquina humana, para que esta seja uma acção de solidariedade bem organizada.

Quanto maior é a crise, mais as pessoas se sentem na necessidade de participar e, muitas vezes, quem participa é quem mais dificuldades sente no seu dia a dia.

Espero que esta recolha seja um sucesso pois já é mau de mais haver quem não tem nada que comer e tenha que viver da caridade alheia.

As instituições estão desorientadas sem saberem como socorrer a tantos pedidos de ajuda.

Ajuda a ajudar!

JOÃO

Para veres os meus posts anteriores sobre o tema em título, clica nas seguintes hiperligações:


quinta-feira, 25 de novembro de 2010

PETIÇÃO da DECO | Electricidade sem Extras | Contra Extras na Conta da Electricidade, Assina a Petição!

"Electricidade sem Extras" é uma das exigências que todos devemos devender e fazer ao assinarmos a petição com esta designação e que foi hoje, pelas 7:00 horas desta manhã, colocada on-line pela DECO e que, por esta hora, já reune mais de 23 mil assinaturas.

O objectivo desta petição é pedir à Assembleia da República que obrigue o Governo alterar a legislação que está em vigor.

Assina tu também e espalha a palavra. Para aqueles que não podem e/ou não sabem aceder ao computador, oferece-te para o fazeres por eles, explicando esta iniciativa da DECO - que deve ser uma iniciativa acarinhada por todos os portugueses, em Portugal ou no estrangeiro. Se tiveres o consentimento de alguém, então pede os dados e preenche a petição por essa(s) pessoa(s).

Para acederes à Petição "Contra extras na electricidade, junte-se a nós", clica AQUI.

JOÃO
Clica 2 vezes sobre a imagem para a aumentares!

Electricidade: exigimos custos sem extras

Em 2011, a factura da electricidade irá pesar mais no orçamento dos consumidores. Face ao clima de crise e às fortes medidas de austeridade do Governo, qualquer acréscimo num serviço público essencial é difícil de suportar pelas famílias.

Em Outubro, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos propôs um aumento, em média, de 3,8 por cento. Na factura de electricidade, a parcela dos “Custos de Interesse Geral” resulta de opções políticas e medidas legislativas. O seu crescimento tem sido constante e exponencial. Prevê-se, em 2011, algo como 2,5 mil milhões de euros, um aumento de mais de 30% face a 2010. Trata-se de custos acrescidos, alguns sem relação directa com a produção e distribuição de energia eléctrica. É indispensável e urgente repensar a política de taxas e sobrecustos que recai nas nossas facturas. A DECO alerta há muito para a situação e exige medidas para uma adequada sustentabilidade do sector eléctrico e protecção dos interesses dos consumidores.

Na factura dos consumidores, em 2010, 31% traduzem os custos de produção de energia e 27% o uso das redes que conduzem a electricidade até nossas casas. A componente mais pesada, os “Custos de Interesse Geral” (42%), inclui verbas, entre outras, como o fomento às renováveis, rendas aos municípios e a amortização do défice tarifário. Há ainda a acrescentar os Custos para a Manutenção do Equilíbrio Contratual e os Contratos de Aquisição de Energia.

Segundo a DECO, o Governo deveria aplicar medidas para restabelecer um equilíbrio mais justo na formação do preço a pagar por 6 milhões de consumidores. É possível, de forma progressiva, reduzir em várias áreas: energias renováveis, custos para a manutenção do equilíbrio contratual, renda dos municípios, contratos de aquisição de energia eléctrica, renda dos terrenos e garantia de potência, entre outros. A DECO simulou o impacto de uma diminuição de 10% nas rubricas dos custos de interesse geral e concluiu que, em vez de depararmos com a proposta de aumento para 2011, tal levaria a uma redução nos preços próxima de 5 por cento.

Se nada for feito, as más perspectivas serão agravadas, em 2012, com aumentos insuportáveis do ponto de vista social, muito provavelmente superiores a 10 por cento.

Contra extras na electricidade, junte-se à nossa causa e subscreva a petição.

25.11.2010

Artigo de Opinião: "PS E PSD: AS DUAS FACES DA MESMA MOEDA!" | Carlos Guedes - BE | Notícias de Almada: Novembro/2010

Fica um artigo de opinião do Membro da Coordenadora Concelhia de Almada do Bloco de Esquerda, Carlos Guedes, publicado no Noticias de Almada no passado dia 19 de Novembro.

JOÃO
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PS E PSD: AS DUAS FACES DA MESMA MOEDA!

PS e PSD, à vez, têm lançado nas páginas deste jornal um feroz ataque ao Bloco de Esquerda e às políticas que temos seguido no nosso concelho. Permitam, antes de mais, deixar-lhes um sincero agradecimento. No dia em que daquelas bandas nos chegarem elogios teremos que parar o que quer que seja que estejamos a fazer e ponderar seriamente em alterar o rumo tomado!

Movidos, certamente, pelo embaraço causado pelo «namoro» com vista ao «casamento» consagrado pela aprovação do Orçamento de Estado mais gravoso para os trabalhadores e suas famílias desde o 25 de Abril de 1974, os dirigentes locais destes partidos lançam-se numa confusa diatribe para tentar acusar o BE de formar, em Almada, uma «aliança» com a CDU.

Mais do que explicar aos seus eleitores o que têm feito por e para eles, PS e PSD mostram-se preocupados com a postura do BE (por eles considerada uma traição aos nossos eleitores).

Seria, com certeza, mais proveitoso que o PSD em Almada dedicasse algum do seu tempo a explicar, por exemplo, que «artes mágicas» levaram aos acordos existentes nalgumas das freguesias do concelho entre o PSD e a CDU. Nomeadamente, que tipo de acordo permitiu que a presidência da Assembleia de Freguesia de Cacilhas fosse entregue a um eleito do PSD (facto que, note-se, já havia acontecido também no Feijó, em anteriores mandatos)? Que nome poderíamos nós dar a isto? Habituados que estamos a ver o PSD a dizer uma coisa e fazer outra completamente diferente, já não estranhamos esta. Até porque, aqui sim, vemos as duas caras que este partido tem, no país como em Almada, não se inibindo de atraiçoar os seus eleitores a troco de jogadas muito pouco claras! O PSD é do tipo “faz como eu digo, não faças como eu faço”!

Quanto ao PS, na Câmara e na Assembleia Municipal de Almada os seus eleitos produzem inflamados discursos contra as propostas em votação, mas acabam por votá-las favoravelmente – excepção feita às Opções do Plano 2010 por não terem sido consideradas as propostas apresentadas em cima da hora, aos subsídios para a Companhia de Teatro de Almada (quer o PS acabar com as suas actividades?) ou ainda ao protocolo com a ECALMA para a entrada em funcionamento dos cinco parques de estacionamento municipais (queria o PS que os almadenses continuassem sem ter estes lugares disponíveis?).

Ambos os partidos votaram contra o regulamento dos serviços municipais da Câmara, apesar de, na estrutura final terem sido consideradas as únicas propostas concretas que apresentaram. Quanto à estrutura do SMAS, foi aprovada por unanimidade. Aparentemente, aqui concordam com a estrutura proposta.

Não fica bem, portanto, a estes partidos virem para a comunicação social imiscuir-se na vida de outros partidos quando têm tanto para explicar em relação aos seus!

PS e PSD aprovaram em conjunto, no Parlamento a lei nº 12-A/2010 (o Código de Trabalho para a Função Pública) e o tão famoso PEC III que introduz o aumento das taxas do IVA e a tributação adicional do IRS e do IRC. Medidas que apenas vêm agravar, como já aqui escrevemos, a situação das famílias portuguesas. Quanto ao OE-2011, o corte nas transferências para as Autarquias Locais é brutal e terá com certeza reflexos em Almada! Juntos, PS e PSD, dançam o tango que nos deixa de tanga. Os mesmos PS e PSD que querem para Almada o que não querem para o país.

O BE tem um programa para o país, e tem um programa para Almada. Não chamámos as televisões, nem fizemos discursos inflamados contra o partido que dirige o nosso concelho. Mas estamos certos que contribuímos muito significativamente para alterar o que consideramos estar mal na nossa terra.

O BE não deve nem teme. Os seus representantes eleitos prestam, regularmente, contas aos seus apoiantes e eleitores. As decisões são tomadas colectivamente e de forma consciente por quem de direito. São e serão sempre assumidas de cabeça levantada. O que não se pode esperar de nós é que tenhamos duas caras. E não se pode nem deve esperar que, por sermos oposição, não saibamos sê-lo de forma construtiva. Não assumiremos um papel destrutivo que, quando dá jeito, outros tentam acusar-nos de fazer.

Conhecemos o jogo democrático. Estão no Bloco de Esquerda muitos dos que tanto se bateram pela sua concretização. Sabemos que os resultados eleitorais de Outubro de 2009 retiraram à CDU a maioria absoluta, mas não lhe retiraram mais do que isso. Cabe, portanto, à CDU governar o nosso concelho. Cabe-nos a nós e aos restantes partidos da oposição fazer o papel que os eleitores nos destinaram. O BE vai continuar a desempenhar o seu papel. Respeitamos as regras da democracia. Não esperem do BE, em Almada ou no país, uma oposição cega. Continuaremos a bater-nos pelos nossos princípios programáticos, fazendo valer os nossos ideais. Saberemos denunciar o que for denunciável, respeitando a nossa vontade colectiva. Foi assim no passado, é assim no presente e assim continuará a ser no futuro!

Carlos Guedes
Membro da Coordenadora Concelhia de Almada do BE
Nov. 2010
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------  

Bloco de Esquerda (Almada)
site: http://almada.bloco.org/
e-mail: almadabloco@gmail.com
Travessa D. Sancho I, 1-A
2800-046 ALMADA
Telefone: 212752351

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Cartoons do Bartoon | Foto do Dia | E Assim Vai Portugal!...

À parte as guerras dos números da Greve Geral, a realidade é que mais de três milhões de pessoas aderiram à greve. Mais aquele número de pessoas que não foi trabalhar, mas usou um dia de férias ou a desculpa legítima da falta de transportes, o país não ficou paralisado - eu mexi bastante! -, mas parou muito, pior do que num dia feriado. Mas, claro, o Governo não admite que a Greve Geral tenha sido um sucesso. Paciência!
Não esquecer aquele número de pessoas que, querendo estar em luta, fazendo greve, não pode aderir a esta paralisação por não reunir condições sociais para tal. Falo daqueles que mal ganham, os precários que trabalham sem regalias sociais e a falsos recibos verdes, contratos a prazo...
Deixo uns Cartoons do Bartoon que tenho guardados para partilhar contigo e que vão alegrar, um pouco, este espaço.
Fica, também, a Foto do Dia do Público.pt, que espelha como funciona o país e como tudo está a desmoronar...
JOÃO

---------------------------------------------------------------------------------PUBLICO.PT - Bartoon - 19/Novembro/2010

---------------------------------------------------------------------------------
PUBLICO.PT - Bartoon - 22/Novembro/2010

---------------------------------------------------------------------------------
PUBLICO.PT - Bartoon - 23/Novembro/2010

---------------------------------------------------------------------------------
PUBLICO.PT - Bartoon - 24/Novembro/2010

---------------------------------------------------------------------------------
PUBLICO.PT - Foto do Dia - 24/Novembro/2010

Prédio da Avenida 5 de Outubro ruiu
Parte do prédio número 275 na Avenida 5 de Outubro, em Lisboa, ruiu esta manhã, por volta das 6h00. O edifício estava em colapso e ontem de manhã duas famílias tiveram de abandonar o edifício.
Fotografia: Joana Bourgard/PÚBLICO

---------------------------------------------------------------------------------

Clica nas 2 vezes sobre as imagens para as aumentares!

Newsletter Nº 41 de 2010 - Bloco de Esquerda

Newsletter Nº 41 de 2010 - Bloco de Esquerda
Greve Geral no esquerda.net

grevegeral.jpgO esquerda.net terá uma edição especial na próxima quarta feira, 24 de Novembro, o dia da Greve Geral. Entre as 9 e as 18 horas teremos emissões em directo, de hora a hora. Colabore e envie-nos os seus vídeos e fotos para o telemóvel 925417130 ou para o e-mail: directo@esquerda.net. Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail

Ler mais

Concerto anti-NATO do Bloco enche Largo de Camões      

concertonato.jpgO concerto anti-NATO organizado pelo Bloco encheu por completo o Largo de Camões em Lisboa. Francisco Louçã apelou à mobilização para manifestação de sábado e afirmou que "A paz estará na Avenida da Liberdade de cara descoberta para dizer que a guerra está no lado do Parque das Nações".

Ler mais

Novo Tempo de Antena do Bloco      

bloco_2009_09_14_1.jpgO novo Tempo de Antena do Bloco tem enfoque nos lucros milionários da Banca, na mobilização para a Greve Geral e na Cimeira da NATO realizada em Lisboa.

Veja aqui o Tempo de Antena

bloco.jpg
q1.jpg Bloco opõe-se a despedimento colectivo nas Paginas Amarela
q2.jpg Bloco apresenta proposta para vinculação de professores contratados
q3.jpg Em Portugal, discordar da NATO é uma "ameaça grave" à "ordem pública" e à "segurança interna"
 
parlamentos.jpg
q4.jpg Louçã: "os portugueses têm um problema, é este Orçamento"
q5.jpg Bloco quer Ministro no Parlamento para discutir anulação de aquisição de blindados
q6.jpg Pedro Soares defende Banco de Terra
 
autarquias.jpg
q7.jpg Opinião: Há dias marcados
q8.jpg Apresentação do livro "Os Donos de Portugal"
q9.jpg GREVE GERAL: Exige a tua vida!
 movimento.jpg

24 de Novembro

Ponto de informação sobre a Greve Geral
Iniciativa da União dos Sindicatos de Lisboa
Lisboa, Rossio, a parir das 9h.

Um Abraço pelo Teatro Nacional São João
Porto, Praça da batalha, 13h. Mais informação.

Concentração de professores contratados e desempregados
Lisboa, frente ao Ministério da Educação (Av. 5 de Outubro), 14h30. Mais informação.

Concentração de Precários e Intermitentes
Lisboa, Rossio, Acções de rua/performance, a partir das 11h e Concentração conjunta com bancas, concerto, intervenções e apoio jurídico, às 15h.
Lisboa, local a confirmar, Festa da Greve, 21h.
Mais informações: Intermitentes.org e Precariosinflexiveis.org.

Concentração de grevistas, desempregados e reformados
Faro, Jardim Manuel Bívar (frente à CGD), 16h30.

Todos/as ao Concerto da Greve Geral
Lisboa, Praça da Figueira (NOVO local), 17h30. Org.: SPGL.

26 de Novembro

Lançamento do livro Pagadores de Crises
De José Goulão, apresentação por Miguel Portas e Carvalho da Silva
Lisboa, Livraria Pó dos Livros (Av. Marquês de Tomar, 89), 18h30. Ver convite.

30 de Novembro

Greves! Ciclo de Cinema
Recursos humanos, Laurent Cantet, 100', 2000
Lisboa, n'O Bacalhoeiro (R. dos Bacalhoeiros, 125), 21h.