domingo, 19 de dezembro de 2010

Foto do Dia | Nevou em Londres | A Minha Primeira Neve foi em Inglaterra

As baixas temperaturas, como eu disse num post anterior, sentem-se em Portugal continental, mas muito pior está grande parte do resto do Mundo…
Em Dezembro de 1963, pelo Natal, tivemos muito frio em Lisboa e até caiu uns farrapitos de neve. Lembro-me bem porque a minha mãe estava grávida do meu mano mais novo e tinha havido um tremor de terra de manhã e à tarde estávamos a sair do Cinema Tivoli depois de termos assistido ao filme "Barrabás" que tinha estreado como filme para esse Natal, quando eu vi levemente nevar.
Esta Foto do Dia do Público.pt que deixo, vi-a apenas agora e fiquei tocada porque a primeira vez que eu vi nevar a sério e que apanhei neve foi em Inglaterra, onde vivi cerca de 6 anos, quando para lá fui estudar e fugir a uma prisão quase certa, pois estava a ser difícil eu conseguir manter-me "calada".
Nevou uns dias antes do Natal e eu fiz uma festa em casa ao ver a neve cair com tanta brancura e beleza, suavidade e doçura. Eu sentia-me no paraíso! Casa com aquecimento central... a nevar lá fora... Um sonho!
Pior foi quando eu apanhei a primeira neve na rua, a caminho das aulas. Chorei de frio! Era um misto de emoção: alegria e quase dor! Passei a andar com três pares de meias, várias camisolas, dois pares de luvas, botas, cachecol... Até que me fui habituando e, quando voltei para ficar, senti saudades daquele frio e dos dias de neve.
Esta foto tem uma particularidade para mim, porquanto se vê o Big Ben, ou seja, o famoso relógio, com o seu famosíssimo sino de cerca de 13 toneladas, que lhe deu o nome, no cimo da Torre - Clock Tower -, do Parlamento Inglês, em Westminster - Houses of Parliament.
O Palácio de Westminster, a Abadia de Westminster e a Igreja de Santa Margarida são três monumentos situados na praça do Parlamento, em Londres, e formam o chamado "núcleo" político e religioso do Reino Unido. São o conjunto de edifícios de que eu mais gostei na vida, talvez porque esteja ligado ao nascimento do meu filho, que nasceu em Londres, no Hospital de Westminster, de cujas janelas eu via o Big Ben e parte do Parlamento. A Ponte de Westminster está ligada, também, a um dos meus locais favoritos para passear à noite e, até, namorar. É um local mágico!
Foi em Londres, também, que me casei. O meu casamento teve lugar em Kensington, perto do Harrods.
JOÃO

PUBLICO.PT - Foto do Dia - 18/Dezembro/2010

Nevou em Londres

Num fim-de-semana que os britânicos se dedicam às últimas compras de Natal, a neve chegou e dificultou os seus planos. Um manto branco cobria Londres esta manhã. O famoso edifício da Câmara dos Comuns não escapou.
Fotografia: Eddie Keogh/Reuters

Sem comentários:

Enviar um comentário