terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Mário Durval - Delegado de Saúde do Barreiro | Conversas de 2 Minutos | Rostos.pt

Na rubrica "Conversas de 2 Minutos" do Diário Digital "Rostos.pt", Mário Durval, Delegado de Saúde do Barreiro, fala sobre o aumento do desemprego e da pobreza e nos impactos que eles têm na Saúde Mental e na Alimentação no seu concelho.
Claro que esta conversa poder-se-ia ter em relação a todos os restantes concelhos do país.
A crise nunca foi tão profunda e tão desesperante desde o 25 de Abril.
Temos, todos nós, que não fugir às nossas responsabilidades e acabarmos com toda a espécie de corrupção e clientelismo, denunciarmos as situações que conhecemos e exigirmos de todos os nossos servidores públicos um comportamento íntegro e vertical.
E todos nós temos que ir às urnas em todas as eleições. Somos co-responsáveis pela governação e os governantes que temos!
JOÃO


conversas de 2 minutos

Mário Durval - Delegado de Saúde do Barreiro
Alerta para o aumento da “pobreza de forma genérica” com impactos na Saúde Mental e Alimentação~

Mário Durval, Delegado de Saúde, sublinha que no ano 2010 – “o número de desempregados aumentou com importante impacto na saúde mental e nas condições de alimentação”, da população do concelho do Barreiro.

Em relação a o ano 2011, salienta que será – “resolvido o maior problema de saúde pública do concelho do Barreiro” coma entrada em funcionamento da ETAR Barreiro / Moita – “será um passo gigantesco para a melhoria da qualidade das águas do Tejo e Coina e a reabilitação das praias fluviais do concelho”

Que balanço faz do ano 2010?

“Respondendo numa perspectiva concelhia, durante 2010 agravaram-se alguns dos determinantes de saúde:

1. O número de desempregados aumentou com importante impacto na saúde mental e nas condições de alimentação

2. Aumentou a pobreza de forma genérica, porque aumentaram os custos para as famílias sem compensações equivalentes, com impactos semelhantes ao ponto anterior.

3. Os serviços de saúde não conseguiram contrariar a saída de profissionais com reformas antecipadas, agravando as debilidades já existentes.”

Que perspectivas coloca para o ano 2011?

“Para 2011 a perspectiva continua negra pois são de agravamento os sinais relacionados com os problemas detectados em 2010.

No entanto, o ano de 2011 verá ser resolvido o maior problema de saúde pública do concelho do Barreiro, pois, será posta em funcionamento, finalmente, a estação de tratamento de águas residuais. Será um passo gigantesco para a melhoria da qualidade das águas do Tejo e Coina e a reabilitação das praias fluviais do concelho.”

Que assunto de maior relevo destaca no concelho no ano 2010?

“Do ponto de vista da saúde das populações, o maior acontecimento do Ano de 2010 foi sem dúvida a construção do sistema de condução das águas residuais e a construção da ETAR.”

Sem comentários:

Enviar um comentário