sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Foto do Dia | "Cisnes" no México | Ballet Nacional do México Interpreta "O Lago dos Cisnes"

Esta imagem é do quadro “Ensaio de Ballet” de Edgar Degas, um quadro que eu adoro desde menina, porque é uma obra que possui vida, e que fez parte das muitas reproduções de quadros de ballet que existiam na casa da minha avó paterna, uma apaixonada por pintura, não fosse ela mãe de um pintor de arte.


Para além da "Foto do Dia" do Publico.pt ser de rara beleza, leva-me para os momentos em que eu vi Ballet ao vivo, tanto em Portugal como em Inglaterra, tanto em criança, como pela vida fora, até deixar de poder fazer gastos com espectáculos culturais, pois tenho encargos com famíla no desemprego.
Pratiquei ballet com a mais conceituada professora na época. Lamento estar com uma branca e não me conseguir lembrar, de momento, do seu nome. Lembro-me que não segui ballet, por minha decisão, porque me sentia minúscula. Era muito pequena. Cheguei ao metro de 48 cm!
Mas, devo ao meu pai, principalmente a ele, o amor por esta e outras artes, pois foi com ele, ainda criança, que frequentei todo o tipo de espectáculos culturais, desde opera, ballet, teatro, exposições de pintura, entre outras, galerias de arte, museus... Enfim, até o Cacau da Ribeira eu frequentei com ele, já adolescente, claro, às tantas da manhã, depois de andarmos na noite, em tertúlias, casas de fado, etc..
Eu fui muito feliz, apesar de viver em ditadura, pois tive um pai extraordinário.
Não esquecer que nasci em 1947, numa época em que as mulheres não tinham direitos e a maioridade era aos 21 anos e, mesmo assim, para sair do país tinha que ter autorização do meu pai. E os pais eram, na generalidade, quase tiranos... Mas o meu era um artista plástico, intelectual muito à frente do seu tempo, e a ele agradeço todo o mágico mundo que me proporcionou.
Fui uma privilegiada e muito feliz, mesmo!
Vivi momentos mágicos! E a felicidade são MOMENTOS!
JOÃO

PUBLICO.PT - Foto do Dia - 25/Fevereiro/2011


"Cisnes" no México
O Ballet Nacional do México interpreta "O Lago dos Cisnes" junto a um lago na capital do país, Cidade do México.

Fotografia: Henry Romero/Reuters

Sem comentários:

Enviar um comentário