sábado, 5 de fevereiro de 2011

Marisa Matias | "EUROPA DEVE ESTAR SOLIDÁRIA COM O POVO EGÍPCIO" | Vídeo

Comentários para quê?!

Marisa Matias é uma Eurodeputada de excelência do Bloco de Esquerda.

Fica o vídeo da sua intervenção na passada Quarta-Feira, no Parlamento Europeu.

JOÃO

Matias Marisa - Egipto: entre os ditadores e o povo
2011/02/02
beinternacionaleu | 2 de Fevereiro de 2011

"Europa deve estar solidária com o povo egípcio"

Quinta, 03 Fevereiro 2011 16:19

Marisa Matias lançou um apelo às instituições europeias no plenário do Parlamento Europeu, em Bruxelas, para que estejam solidárias com o povo egípcio e não permitam “que seja criada uma estratégia de medo que obrigue as pessoas a voltarem para casa”.

“Não é calma que devemos ter, é solidariedade com os milhões de cidadãos e cidadãs egípcios que no Cairo e em todo o país estão fartos de fome, fartos de repressão, fartos de desemprego”, sublinhou a eurodeputada portuguesa eleita pelo Bloco de Esquerda. E, acrescentou, “não raras vezes os líderes europeus souberam estar mais do lado dos negócios do que da democracia, mais do lado dos ditadores do que dos pobres”.

No debate em plenário dedicado às situações no Sul do Mediterrâneo, a Esquerda Unitária (GUE/NGL) salientou a falta de iniciativa da União Europeia perante os acontecimentos reflectida nos apelos "à calma" multiplicados pela Alta Comisária Catherine Ashton e também pelo presidente da Comissão, Durão Barroso, evitando condenar efectivamente os regimes autoritários.

"Sejamos firmes em relação a todas as violações dos direitos humanos", apelou a eurodeputada francesa Marie-Christine Vergiat. "A UNião Europeia perdeu muita credibilidade nos países da região" e "temos que ser humildes e estar atentos perante as necessidades reais dos povos".

Willy Meyer, eurodeputado espanhol, defendeu que a "União Europeia deve rever a sua política de vizinhança porque tem estado mais preocupada em assinar tratados de comércio livre do que com os direitos humanos". O problema, acrescentou, "é que a União Europeia não é capaz de apoiar povos nas ruas e os seus apelos através do mundo árabe; os povos já não suportam a autocracia, devemos apoiá-los e deixá-los usufruir das expectativas que lhe crámos com a nossa política de vizinhança.

O eurodeputado cipriota Takis Hadzigeorgiou, também do GUE/NGL, declarou solidariedade com a luta dos povos árabes mas chamou a atenção para o que entende ser a necessidade de "acompanhar de perto o impacto que o fundamentalismo eslâmico pode ter no Egipto e no Médio Oriente".

Sem comentários:

Enviar um comentário