terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Foto do Dia | Pausa nos Protestos | Um Manifestante Dorme na Praça de Tahrir, no Cairo, Egipto

Todos nós estamos horrorizados com as imagens de violência e sangue que temos visto na televisão com as notícias das revoltas nos países Árabes – Tunísia e Egipto -, imagens de tragédia que ainda não acabou e só terminará com o derrube das ditaduras e até que a democracia se instale.
São imagens que nos devem afectar a todos e que nos faz lembrar a nossa revolução do 25 de Abril e desejar que a revolta espontânea destes povos tenha o sucesso que a nossa teve.
Só que nós tivemos uma revolução programada pelas forças militares. Aqui, no Egipto e também na Tunísia, a revolução adveio de uma revolta não programada do povo que não aguentava mais as dificuldades e a falta de liberdade. São populações com graus de educação e cultura superiores aos que tínhamos, então, em 1974.
É doloroso ver pessoas a sangrarem e sabermos que muitas morreram. Mas é maravilhoso ver as mulheres e os jovens a desafiarem até os recolher obrigatórios no Egipto.
Tenho gostado de ver a determinação da população do Egipto e os faixas com inscrições como “GAME OVER!” que nos faz acreditar que o poder de Mubarak já era.
Fica a "Foto do Dia" de ontem do Publico.pt com os desejos que estas revoltas tenham sucesso.
JOÃO
 
PUBLICO.PT - Foto do Dia - 31/Janeiro/2011
 

Pausa nos protestos

Um manifestante dorme na Praça de Tahrir, no Cairo. Os cartazes dizem "O povo decide por si" e "Fim ao líder da quadrilha".

Fotografia: Asmaa Waguih/Reuters

Sem comentários:

Enviar um comentário