sábado, 5 de junho de 2010

As Façanhas do Senhor José | Texto de Levi Moreira da Costa | Quem é o Senhor José?

Li e gostei muito deste texto de Levi Moreira da Costa. Tanto, que resolvi colocá-lo aqui para partilhá-lo.
Agora gostaria que fizesses um comentário respondendo a esta questão:
Quem será o Senhor José a que o autor do texto se refere?!
Eu penso que sei quem é.
Mas gostava que todos os que lêem este Blog respondessem à questão.
Eu posso estar enganada!
JOÃO
As façanhas do senhor José

Comprovadamente incompetente, o senhor José não é capaz de fazer algo de jeito, por muito pouco que seja. E isso leva-o a agir de forma indigna para obter o que ambiciona.

Manifestamente invejoso, fica muito furioso quando vê uma pessoa de quem não gosta fazer coisas lindas e importantes. Finge ter boas qualidades, para ocultar os seus defeitos. Não tem educação nem cultura.

Durante centenas de horas, decorou meia dúzia de frases, que outros elaboraram e escreveram em latim, e agora passa a vida a repeti-las, para que a gente pense que é erudito. Sobra-lhe em arrogância o que lhe falta em humildade.

Não raras vezes, abafa a verdade e propaga a mentira, sobretudo para tentar denegrir a imagem dos que, sendo cidadãos honrados, não se vergam aos seus caprichos nem se prestam a qualquer tipo de servilismo.

Não se cansa de trair aqueles de quem diz ser amigo. Rodeia-se de sabujos, porque quer ter "ao seu serviço" alguém que esteja sempre disponível para lhe fazer "determinados trabalhos", que pessoas dignas jamais fariam.

É assim o senhor José. Todos o conhecem. Alguns toleram-no. Alguém o admira? Duvido.
Levi Moreira da Costa

2 comentários:

  1. Ora, João! Josés desses até é muito possível que haja muitos, o que me parece é que dificilmente levariam alguém a escrever sobre eles, gente irrelevante, com que às vezes partilhamos local de trabalho, condomínios, partidos políticos e outras agremiações.
    O mesmo já não podemos dizer do senhor josé que nos caiu na rifa como primeiro ministro... (só minúsculas, que ele nem uma maiúscula merece!)

    ResponderEliminar
  2. Helena,
    Mas é claro que só pode ser esse José.
    Eu achei mesmo tanta graça ao texto, que não resisti colocá-lo aqui. É um texto que vai dar volta ao mundo e toda a gente vai perceber de que José se fala.
    Obrigada pela colaboração.
    Abraço da
    JoÂO

    ResponderEliminar