segunda-feira, 14 de junho de 2010

Comissão de Inquérito PT/TVI | Conclusões do Relatório da Comissão | Relatório Completo

Não falhei nenhuma das sessões da Comissão de Ética e da Comissão de Inquérito PT/TVI. Se não podia ver e/ou ouvir em directo, fazia-o em diferido.
Não gostei nada da condução dos trabalhos por parte de Mota Amaral. Confesso que não entendi muitas das suas decisões e atitudes.
Falar da forma como os deputados do PS se portaram, em ambas as comissões, é só para dizer que não é admissível que deputados eleitos pelo povo português, possam tentar fazer dos outros deputados e do mesmo povo que os elegeu de parvos. Ouve momentos de completa e absoluta falta de respeito pela Assembleia da República, pelas Comissões e pelos portugueses.
Para terminar, fiquei perplexa com as conclusões do relatório. Pretendia-se saber se o Primeiro-Ministro tinha ou não mentido na AR. E mentiu! Porque é que no relatório não consta a palavra mentiu?! Porque é que o deputado do BE João Semedo, que elaborou o relatório, não escreveu, preto no branco, a palavra: "MENTIU"!!!
Gostava de compreender; mas não consigo!
JOÃO
“Governo e primeiro ministro tinham conhecimento das negociações entre a PT e a TVI”
O relatório apresentado pelo deputado João Semedo à Comissão de Inquérito PT/TVI conclui que José Sócrates tinha conhecimento da tentativa de aquisição da TVI, quando disse na AR que não sabia.
Artigo | 11 Junho, 2010 - 16:52

O relatório de João Semedo começa por assinalar que a TVI foi alvo de duas tentativas de aquisição, a primeira pela Taguspark e a segunda pela PT-Portugal Telecom. Estabelece também que nas duas tentativas houve um elemento comum: Rui Pedro Soares, “membro do Partido Socialista, cujas relações pessoais com José Sócrates, Armando Vara, Paulo Penedos e Mário Lino, foram reconhecidas por todos”.

O deputado bloquista situa as duas tentativas de aquisição num contexto em que “a linha editorial da informação produzida pela TVI e, em particular, o Jornal Nacional de Sexta apresentado pela jornalista Manuela Moura Guedes, eram alvo de críticas públicas, recorrentes e contundentes, por parte do primeiro ministro, membros do Governo e dirigentes” do PS.

O relatório conclui que “o Governo e o primeiro ministro tinham conhecimento das negociações entre a PT e a TVI”, quando no dia 24 de Junho declarou o contrário na Assembleia da República e à comunicação social. O relatório sublinha mesmo que “oprimeiro-ministro reconhece que, não só conhecia o negócio em curso, como o discutiu com amigos, cujas identidades a CPI não apurou completamente, para além das referências feitas nos depoimentos de Armando Vara, Paulo Penedos e Rui Pedro Soares quer à CPI quer à Comissão de Ética”.

Aceda aqui a:

Conclusões do Relatório da Comissão de Inquérito 66.35 KB

Relatório completo 10.54 MB

3 comentários:

  1. Cada dia que passa, cada escândalo que envolve os nossos políticos, e não são poucos, só descrebilizam a política, que não tem culpa nenhuma, e os políticos. Começo a acreditar que isto é uma manobra política para que assim seja e os cidadãos, cansados de tanta corrupção e mediocridade, desistam de ir às urnas. Tem-se visto nas eleições a percentagem de abstenções que crescem assustadoramente. Quem ganha com isso? Não somos nós seguramente.

    ResponderEliminar
  2. Margarida,

    Obrigada por comentares.

    Concordo contigo. Acrescento, apenas, que infelizmente temos sido governados por alguns maus políticos, mas por falta de carácter deles, falta de verdade, falta de ética.

    Repara que as pessoas bem colocadas, onde a crise não os atinge, são essas pessoas que se pautam pela desonestidade e pela falta de honra. E estão a dar um mau exemplo às gerações que seguem e ao povo português que vês, assim, que vale a pena ser aldrabão, vigarista e sem palavra.

    Foi isto que eu aprendi das audições.

    Felizmente nem todos os políticos são assim. A nós, para nos governar, calhou-nos o pior dos piores, desde Durão Barroso que fugiu elegantemente para um cargo melhor, mais lucrativo e que desempenha muito mal. Até José Sócrates que é o maior pantomineiro que já se viu, apesar de ter tentado fazer algumas reformas boas. Só que quem não tem bom carácter, não vai chegar a tê-lo nunca. É uma questão de princípios e de educação. Facilitismo e “chico-espertismo” foi com que se pautou toda a vida. E os do seu ciclo de amigos são iguais.
    Este caso PT/TVI foi a prova disso mesmo!

    Como vamos nós explicar aos nossos filhos e netos porque deixámos que estes senhores dessem cabo do nosso país?! Como!!!

    O futuro de Portugal é péssimo. E não é da CRISE, mas sim de uma crise portuguesa que se adivinhava há uns 15 anos, no mínimo.

    Os mentirosos estão no topo dos Governos: Português e Europa. E nós, os enganados, deixámos!

    Temos que sofrer muito, mas acreditar que a política é essencial, assim como os políticos. E há-os honestos, verdadeiros e com honra!

    Bjs
    JOÃO

    ResponderEliminar
  3. No Esquerda.Net, saiu ontem um artigo que dá continuidade ao tema em título.
    Deixo para poderes ler, meditar e tirar conclusões.
    JOÃO

    “PS quer censurar verdades”

    Relator da comissão de inquérito à actuação do governo no caso TVI, João Semedo afirma que ao sugerir a eliminação de todas as conclusões da proposta de relatório final, o PS quer apagar verdades incontornáveis e devidamente provadas pela CPI.

    Artigo | 16 Junho, 2010 - 21:03

    Em resposta às propostas de alteração sugeridas pelo Partido Socialista (PS) ao relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito ao processo de aquisição da TVI, o deputado do Bloco de Esquerda (BE) João Semedo, relator da mesma comissão, afirmou que o PS propõe conclusões que “não encontram sustentação nem fundamento nos factos apurados, nas provas apresentadas, nas contradições reveladas e nas responsabilidades políticas identificadas ao longo dos trabalhos da CPI”.

    João Semedo afirmou ainda que as propostas apresentadas disfarçam a verdadeira intenção do PS que é a de “apagar verdades incontornáveis e devidamente provadas pela CPI”. Segundo o deputado, a comissão pode apurar que houve uma tentativa por parte da Taguspark de adquirir a TVI/Media Capital; que Rui Pedro Soares teve um papel proeminente nas duas tentativas de compra da TVI, pela PT e pela Taguspark; e que as relações pessoais e partidárias existentes entre o primeiro-ministro, Mário Lino, Armando Vara, Rui Pedro Soares e Paulo Penedos, “todos amigos, todos do PS e todos relacionados com o negócio PT/TVI, e as conversas que reconheceram ter tido entre ele”.

    O deputado afirmou ainda que a comissão provas que confirmam a tentativa de afastar José Eduardo Moniz da direcção editorial da TVI, através do convite para assessor e consultor da PT e que houve efectivamente uma campanha pública desenvolvida pelo primeiro-ministro e pelo PS contra a informação da TVI.

    “O PS, sob a batuta do deputado Ricardo Rodrigues, guarda no bolso o papel de Rui Pedro Soares nas duas tentativas, separadas por poucos meses, de aquisição da TVI”, “em nenhuma das 35 páginas apresentadas pelo PS é dito, preto no branco, que o primeiro ministro e o governo não sabiam do negócio” completou o deputado durante a conferência de imprensa realizada na Assembleia da República.

    O relatório proposto por João Semedo e as propostas de alteração do PCP e do PS vão ser discutidas e votadas na próxima sexta-feira.

    ResponderEliminar