segunda-feira, 14 de junho de 2010

Urgências Pediátricas NÃO vão Encerrar de Noite em Setúbal e no Barreiro-Montijo | Já NÃO Vão para HGO - Almada!

Tinha sido noticiado que as Urgências Pediátricas iam encerrar durante o período de Verão, das 24h00 e 9h00, durante 3 meses.
Para veres a mensagem que eu coloquei, anterirmente, no Blog, "Urgências Pediátricas Encerram de Noite em Setúbal e no Barreiro-Montijo | Vão para HGO - Almada!" clica AQUI:

Acontece que vale a pena lutar quando se quer muito algo. Não podemos deixar que os Ministros e, sobretudo, o Governo, façam de nós tudo o que querem. Havia soluções e, se não existissem, teriam que as arranjar. Já basta de gozarem o povo português!
Temos direitos, pagamos impostos me não se brinca com as vidas humanas.
Todos juntos conseguimos.
Leiam bem a notícia do Público.pt e vejam se não preciso coragem para lutarem e conseguirem que as urgências não fechassem.
O povo ganhou esta batalha! E poderia ganhar muitas mais, assim se unissem todos!
JOÃO

Urgências pediátricas de Setúbal vão manter-se em funcionamento 24 horas por dia
14.06.2010 - 17:23
A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) anunciou hoje que as urgências pediátricas do Hospital Garcia de Orta, Centro Hospitalar Barreiro-Montijo e Centro Hospitalar de Setúbal vão continuar a ser asseguradas 24 horas por dia.

A administração reuniu hoje com os conselhos de administração e Directores de serviços de Pediatria dos hospitais da Península de Setúbal para reavaliar a situação, depois de o Centro Hospitalar de Setúbal ter transmitindo a disponibilidade em assegurar as escalas para os serviços de urgência.

“Verificando-se que o Centro Hospitalar de Setúbal e o Centro Hospitalar de Montijo-Barreiro estão em condições de assegurar as escalas de pediatras, garantindo o normal funcionamento da Urgência Pediátrica, a ARSLVT não vê, neste momento, a necessidade de reorganizar o horário das urgências pediátricas no período do Verão, mantendo-se assim os serviços de Pediatria em funcionamento ao longo das 24 horas do dia”, refere em comunicado.

A ARSLVT gostaria de agradecer publicamente aos profissionais de saúde dos serviços em questão a disponibilidade para assegurarem o normal funcionamento dos serviços no período do verão, evitando assim incómodos para os utentes”, acrescenta o documento.

Na passada terça-feira, a ARSLVT anunciou que no período nocturno, entre as 00h00 e as 09h00, a urgência pediátrica seria assegurada apenas pelo Hospital Garcia de Orta, em Almada.

Esta decisão originou vários protestos, das câmaras municipais do Barreiro e Setúbal, dos partidos políticos, juntas de freguesia, comissões de utentes e até mesmo dos profissionais da saúde.

Para a tarde de hoje agendaram uma vigília, em Setúbal e no Barreiro, contra a decisão do encerramento.

Os pedidos de reuniões à ministra da Saúde e à ARSLVT surgiram de vários quadrantes, com o grupo parlamentar do PCP questionar o ministério e o CDS-PP a solicitar a presença da ministra Ana Jorge na Comissão de Saúde.

1 comentário:

  1. Deixo Artigo do Esquerda.Net
    JOÃO

    Governo recua, urgências de pediatria já não fecham à noite

    As urgências de pediatria dos hospitais de Setúbal e Barreiro vão manter-se 24 horas por dia, ao contrário do que anunciara a Administração Regional de Saúde.

    Artigo | 14 Junho, 2010 - 18:26

    No dia 8 de Junho, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARLSVT) tinha anunciado, invocando a falta de médicos da especialidade como argumento, que as urgências de pediatria nos centros hospitalares de Barreiro-Montijo e de Setúbal iriam encerrar, entre a meia-noite e as 9 da manhã, entre 15 de Junho e 15 de Setembro.

    Os protestos contra esta decisão não se fizeram esperar, por parte dos mais variados sectores e correntes políticas. Também as autarquias da Península de Setúbal e os profissionais de saúde manifestaram o seu protesto. Para esta segunda feira, as comissões de utentes tinham convocado vigílias em Setúbal e no Barreiro. O Bloco de Esquerda tinha editado o seguinte comunicado.

    Nesta segunda feira, a ARSLVT anunciou em comunicado enviado à agência Lusa que afinal “o Centro Hospitalar de Setúbal e o Centro Hospitalar de Montijo-Barreiro estão em condições de assegurar as escalas de pediatras, garantindo o normal funcionamento da Urgência Pediátrica”, pelo que se mantêm “os Serviços de Pediatria em funcionamento ao longo das 24 horas do dia”.

    ResponderEliminar