quarta-feira, 30 de junho de 2010

Blog do Bloco de Esquerda - Freguesia Charneca de Caparica - Intervenções do BE na Assembleia de Freguesia da Charneca

PELA CHARNECA DE CAPARICA!" - Eleições autárquicas 2009 - BLOCO DE ESQUERDA - Junta de Freguesia - Este blog foi criado para facilitar a aproximação dos Charnequenses com acesso à internet. Mas aqueles que não têm acesso à net não ficarão esquecidos... Numa iniciativa inédita a candidatura autárquica do BE à Assembleia de Freguesia colocou em "discussão pública" o seu programa de candidatura. Os CHARNEQUENSES PARTICIPARAM deste modo na elaboração do Programa Eleitoral. Neste espaço PRESTAREMOS CONTAS DE 2009-2013!

Este é o Blog do Bloco de Esquerda da Freguesia da Charneca de Caparica. No dia 20 de Junho o Blog publicou um post com o seguinte conteúdo:

"Pelas 21h15m do próximo dia 28 de Junho, realiza-se nas instalações da Junta a Sessão Ordinária da Assembleia de Freguesia da Charneca de Caparica com a seguinte Ordem de Trabalhos:
1- Período de intervenção dos cidadãos
2- Período antes da ordem do dia
3- Período da ordem do dia
3.1 - Apreciação, discussão e votação da 1ª Revisão ao Plano de Actividades e Orçamento para o ano de 2010
3.2 - Apreciação da informação do Presidente da Junta de Freguesia referente ao período de Março a Maio de 2010
Divulga e Participa!"

Eu fiz o favor de divulgar, no próprio dia, a realização da Sessão Ordinária num post "Sessão Ordinária da Assembleia de Freguesia da Charneca de Caparica | Hoje às 21h15 " que podem ver clicando AQUI:
 
Nesse dia apareceu um comentário no Blog da Charneca, em resposta ao "post" colocado pela deputada Filomena Silva. O comentário era este:
 
"Carmem disse...
Bom Dia.
Perdoem-me a intromissão, mas podem-me esclarecer o seguinte:
Se eu quiser saber qual tem sido a intervenção do BE na Assembleia de Freguesia da Charneca (por exemplo, que moções apresenta, que intervenções faz, qual a opinião sobre as Opções do Plano e Orçamento, etc.) onde posso consultar essa documentação?
É que, perdoem-me a crítica, mas pensava que iria encontrar aqui informação sobre esses assuntos e... nada! pelo menos na página principal ((embora possa estar em arquivo, admito-o, mas não sabendo a data é difícil dar com as coisas).
Por isso, sugeria que criassem um separador na coluna da direita onde fossem colocando essas matérias facilitando a sua consulta.
Segunda-feira, 28 Junho, 2010"
 
A resposta da deputada, criadora do Blog e gerente do mesmo, Filomena Silva, foi esta:
 
"Filomena Silva disse...
Carmem, caso se queira dar ao trabalho de consultar o site da Freguesia, deverá encontrar nas Actas da Assembleia de Freguesia todas as intervenções do BE (como as dos restantes partidos).
Entretanto, não deixo de agradecer a sua sugestão e prometo dar-lhe seguimento.
É claro que não o conseguirei fazer de um dia para o outro!
Filomena Silva
P.S.: É de notar que os escritos na página principal deste blog passam automaticamente para o arquivo mensal. Em consequência procurando no arquivo encontrará alguma, se não toda, da informação pretendida.
Segunda-feira, 28 Junho, 2010"

Como a resposta não estava politicamente correcta, eu fiz um comentário, logo de seguida, que, quase passadas 48 horas, não foi aprovado nem publicado. O meu comentário foi este e é verdadeiro:
 
"Cara Filomena,
 
Se a Filomena conhecesse minimamente o site da Junta de Freguesia da Charneca de Caparica, saberia que não há Actas de Assembleias,e o site não tem, sequer, as convocatórias para as mesmas. Até as actividades lúdicas da zona não vêm no site referenciadas. Vinham neste Blog quando eu fazia a sua gestão.
 
E acrescento que aqui, neste Blog, para além da informação sobre as datas das Assembleias, pouco se pode encontrar sobre a intervenção do BE.
 
Quando eu mantinha este Blog, podia colocar tudo menos essas intervenções se elas não chegassem até mim. E muitas vezes não chegavam ou não estavam completas.
 
Como sei tudo o que existe aqui neste Blog, posso garantir que há pouco sobre a intervenção da Filomena como deputada na Junta de Freguesia.
 
Havia, sim, muita informação sobre a camapanha autárquica 2009, os resultados das eleições e algumas notícias sobre a região.
 
Resta-me aproveitar para dizer que eu deixei de querer participar na gestão deste Blog por divergências sobre as presidenciais.
 
Mas, enquanto estiver inscrita como membro, participarei nos comentários. É um direito que me assiste!
 
JOÃO"
E agora pergunto: Que é isto?! A Filomena Silva não pode dizer que não viu o comentário porque publicou hoje um "post".
 
Eu não merecia ser ignorada porque, além de ser militante do Bloco de Esquerda, fui sempre correcta com a Filomena e trabalhei para o seu Blog meses a fio, dando tudo de mim: a minha dedicação, fidelidade, compreensão... Muito doente, nunca deixei de pesquisar e fazer o Blog estar activo, sempre! Mesmo nos momentos mais difíceis, entre internamentos hospitalares de um dia, por causa da minha frágil saúde, acima de tudo estava o Bloco de Esquerda, a Filomena e a Charneca de Caparica.
 
Chegou a altura de eu não poder suportar a forma como estava a ser o desnorte ao apoio a um candidato presidencial que, como é do conhecimento público, por parte do Bloco de Esquerda é ao Manuel Alegre, que por acaso até é o meu candidato pessoal. E se não fosse, no Blog da Charneca a candidatura presidencial seria, sempre, de apoio a Manuel Alegre, por o Blog ser de uma candidatura do Bloco de Esquerda. Cheguei a ser proibida de lá colocar matérias sobre o candidato Manuel Alegre. Apesar disso eu coloquei. Claro que tive, depois, tratamento de silêncio, porque, depois, me foi sendo difícil voltar a ter uma conversa via telefone sobre o Blog.

Não havendo já reuniões, nem conversas telefónicas e, as escritas sendo de prepotência por parte da Filomena Silva, eu saí da gestão do Blog - eu mesma apaguei os dados que me permitiam ser - mas depois de avisar que sairia dessa tarefa ingrata.
 
Tenho a prova da conversa escrita e, por isso, não admito mentiras sobre o que aconteceu.
 
Eu tinha ideias para o Blog: como fazer páginas individuais, uma lista externa, tipo Índice, como fiz no meu Blog, com as etiquetas, para que as pessoas pudessem facilmente localizar as mensagens... Mas não tinha oportunidade de falar sobre todas as minhas ideias para melhorar o Blog porquanto, como já disse, a partir de certa altura, nem pelo telefone eu conseguia sequer um minuto de conversa, como fazia anteriormente, que eu propunha as questões/sugestões para o Blog e elas eram explicadas e conversadas...
 
No entanto, eu já tinha etiquetado todos os "posts" colocados por mim e colocados pela Filomena. Estava no processo de fazer o Índice externo, caso ela desse o seu aval.
 
Como eu, mesmo sendo Charnequenses, e estando identificada, não posso comentar pois os meus comentários não entram, então eu vou sair de membro do Blog da Charneca não mais participarei nele, nem nessa qualidade.
 
É pena! Mas a Filomena escolheu quem não a ajuda, nem a quer ou pode ajudar. E, ao me ignorar, ao ignorar as promessas que fez aos Charnequenses, não me merece a credibilidade que eu, em temos, lhe dei.
 
Fez campanha, vai às sessões, mas não informa, como prometeu, os que no Bloco de Esquerda e nela votaram. Eu própria, para colocar o que está sobre as sessões ordinárias, era preciso pedir-lhe, vezes sem conta, o material.
 
Nós, Bloquistas e Charnequenses temos os nossos direitos!
 
E, para terminar, o site da Junta de Freguesia é uma anedota que só tem a composição certa do executivo autárquico porque eu impus, ao Presidente, que alterasse os dados no site e dei-lhe um prazo para o fazer. A Filomena sabe bem que nem o Bloco de Esquerda figurava no site, nem a foto dela, nem o seu nome. E esteve assim até eu fazer algo para que a situação fosse alterada.
 
Se eu não vou às Sessões Ordinárias da Junta de Freguesia é porque não consigo suportar a prepotência do colectivo eleito pelo PS, já que vi como eles actuaram no dia da tomada de posse dos órgãos autárquicos! A minha vida está em primeiro lugar!
 
JOÃO

Sem comentários:

Enviar um comentário