sábado, 19 de junho de 2010

José Saramago (1922-2010) | Corpo de Saramago já está na Câmara de Lisboa

O caixão com o corpo de José Saramago, coberto com a bandeira portuguesa, viajou no avião militar português, da Ilha de Lanzarote - onde Saramago residia com a sua mulher -, até Lisboa, ao aeroporto de Figo Maduro, onde aterrou cerca das 13:30, acompanhado da sua mulher, Pilar del Rio, e a filha de Saramago, Violante Saramago Matos, juntamente com a Ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, e alguns amigos e familiares.

Estavam à espera os seus netos, muitos outros familiares e várias individualidades da política e da cultura.

Uma hora depois o caixão, coberto pela Bandeira de Portugal, com o corpo de Saramago, e toda a comitiva que o acompanhava, chegaram aos Paços do Concelho e foram recebidos por António Costa, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, e pela vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto.

No Salão Nobre da Câmara Municipal de Lisboa decorrerá o velório, onde o corpo permanecerá em câmara ardente até às 12 horas de Domingo, dia 20 de Junho, de onde sairá para o cemitério do Alto de São João, onde será cremado. Da meia-noie às 9h00 de amanhã, Domingo, as portas da C.M.L. serão encerradas.

Ficam dois trechos do Publico.PT

JOÃO
Velório decorre até à meia-noite no Salão Nobre
Corpo de Saramago já está na Câmara de Lisboa
19.06.2010 - 14:33 Por Isabel Coutinho

O caixão com o corpo de José Saramago acaba de chegar à Câmara de Lisboa. Pilar del Rio foi recebida pela ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, por António Costa, presidente da autarquia, e pela vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto.


Homenagem e despedida amanhã

(...) ao Salão Nobre da Câmara Municipal de Lisboa onde fica em câmara ardente até amanhã, Domingo, por volta das 12h, e onde se realiza uma sessão solene de homenagem e despedida do escritor, que seguirá depois para o Cemitério do Alto de São João onde será cremado.

Nessa cerimónia de despedida, estarão o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, o professor Carlos Reis, em nome da Fundação. A vice-presidente do Governo espanhol, María Teresa Fernández de la Vega, chefia a delegação espanhola na cerimónia. Em representação do Governo português poderá estar a ministra da Cultura ou o primeiro-ministro, José Sócrates, que ainda hoje passará no Salão Nobre da Câmara Municipal de Lisboa, onde o corpo estará em câmara ardente.

Para veres algumas matérias no Público.pt,
clica nas links:

Entrevista: "Como portugueses estamos cansados de viver. Se calhar, a nossa missão histórica acabou"

Lista de obras essenciais de José Saramago

"O ser humano inventou Deus e depois escravizou-se a ele"

Reacções do mundo da cultura à morte de Saramago

Cronologia: As polémicas de José Saramago

Fotogaleria: imagens da vida do escritor

O escritor que revolucionou com a sua escrita

Depoimentos ao PÚBLICO sobre Saramago

O dia do Nobel: E Saramago chorou

Em Estocolmo: O nó na garganta do aprendiz

Discurso perante a Real Academia Sueca

Fotogaleria: José Saramago e a despedida

Desapareceu "o mais firme herdeiro de uma grande tradição: o iberismo"

Cinzas de Saramago vão ficar em Lisboa


Clica 2 vezes sobre as imagem para as aumentares!

Sem comentários:

Enviar um comentário