Amanhã é Dia Mundial do Dador de Sangue
Ser dador de sangue é ser dador de vida!
Já levei sangue durante cerca de 12 horas. Deram-me a vida! Foi em 1972, depois do nascimento do meu filho.
Infelizmente, eu não posso dar sangue. Senão era uma das coisas que eu faria regularmente, pois considero uma das atitudes mais importantes que um ser humano pode fazer por outro, que nem conhece.
A importância de dar sangue é imensa, pois o sangue não se fabrica artificialmente e apenas o ser humano o pode fazer. E todos os dias há necessidade de sangue novo para fazer transfusões a doentes que, se não lhes for doado o sangue, morrerão.Doar sangue é, pois, doar vida!
Se puderes, dá vida!
JOÃO
Dia Mundial do Dador de Sangue
14-06-2010
Organização Mundial de Saúde, Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, Federação Internacional das Organizações de Dadores de Sangue e Sociedade Internacional de Transfusão Sanguínea
“Sangue novo para o mundo” é o lema da edição de 2010. Os jovens devem contribuir de maneira importante para esta causa.
No dia 14 de Junho de 2010 comemora-se o Dia Mundial do Dador de Sangue. A edição de 2010 enfatiza os doadores jovens sob o lema “sangue novo para o mundo”.
A necessidade de sangue aumenta em todo o mundo e os jovens podem contribuir de maneira importante dando o seu sangue e recrutando como doadores outros jovens. Daí a importância de desenvolver programas de jovens embaixadores e campanhas nos média dirigidas a este público.
O Dia Mundial do Dador de Sangue tem lugar todos os anos no dia 14 de Junho, com o objectivo de sensibilizar para a necessidade de sangue inócuo e seus derivados para transfusões e para a importante contribuição dos doadores voluntários e não remunerados para os sistemas de saúde nacionais.
O Dia Mundial do Dador de Sangue é também uma oportunidade para enaltecer todas as pessoas que já dão sangue, respondendo ao aumento mundial da procura de doações voluntárias e não remuneradas de sangue e plasma. Actualmente, 57 países já atingiram o nível de 100% de doações voluntárias, em comparação com 39 em 2002.
Desde 2004, o Dia Mundial do Dador de Sangue é coordenado conjuntamente por quatro organizações fundadoras: a Organização Mundial de Saúde, a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, a Federação Internacional das Organizações de Dadores de Sangue e a Sociedade Internacional de Transfusão Sanguínea.
Durante 2009-10, a Federação Internacional das Organizações de Dadores de Sangue actuará em nome das quatro organizações fundadoras, coordenando as comunicações com qualquer organização externa.
Todos os anos, estas organizações parceiras identificam um país para acolher um evento mundial apto a receber uma campanha mediática internacional. O evento também está concebido para apoiar serviços nacionais de transfusão sanguínea, organizações de dadores de sangue e outras organizações não-governamentais no reforço e expansão dos seus programas de doação de sangue voluntária e para reforçar campanhas nacionais e locais.
O evento mundial de 2010 terá lugar em Barcelona, Espanha, onde será acolhido pelas Autoridades Sanitárias da Espanha e da Catalunha, as Associações Espanholas e Catalãs de Doadores de Sangue e a Sociedade da Cruz Vermelha Espanhola.
Para saberes mais, consulta:
Dia Mundial do Dador de Sangue
Instituto Português do Sangue, IP
O Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa Francisco Gentil, EPE, assinala o Dia Mundial do Dador de Sangue, 14 de Junho, alargando o período de dádiva para 12 horas, entre as 8 e as 20 horas.
Promover a dádiva de sangue e, em simultâneo, transmitir a ideia de que a doação de sangue é um gesto simples, solidário, indolor e agradável são os objectivos desta iniciativa do IPO de Lisboa.
A Operação Nariz Vermelho associa-se a esta nobre causa, marcando presença no IPO de Lisboa, na companhia do conhecido piloto de automóveis Pedro Couceiro.
Para saberes mais, consulta:
IPO Lisboa
Fonte: Portal da Saúde
Sem comentários:
Enviar um comentário