segunda-feira, 31 de maio de 2010

Bloco de Esquerda e Partido Socialista apoiam Manuel Alegre | Vamos todos Votar em Manuel Alegre!

"A minha candidatura é supra-partidária, mas não é neutra"
"Não serei candidato em nome de nenhum partido. Serei candidato por Portugal " - disse Manuel Alegre, em 31 de Janeiro de 2010, quando decidiu concorrer como candidato às Eleições Presidenciais, dizendo "Estou disponível para esse combate".
"Quero ser mais do que o vosso Presidente, quero ser o vosso aliado e o vosso companheiro de viagem" e "Que cada um faça desta campanha um sinal de renovação", disse Manuel Alegre aquando da apresentação formal da sua candidatura presidencial no início de Maio, a 4-5-2010, nos Açores.

Este é o meu candidato. Não por o BE o apoiar. Mas porque é a minha escolha pessoal!
Mas estou feliz por ele ser apoiado pelo meu partido, Bloco de Esquerda, e pelo seu, Partido Socialista, ambos partidos solicialistas e democráticos.
A direita une-se sempre que tem um objectivo comum.
Pois bem, eu agora peço aos de esquerda grande, da esquerda democrática, que se unam no dia das eleições, votando Manuel Alegre para Presidente de todos os Portugueses.
JOÃO
PS decide apoiar Alegre
O apoio do PS à candidatura presidencial de Manuel Alegre foi aprovada, este domingo, na reunião da Comissão Nacional do Partido Socialista, com 10 votos contra e uma abstenção.
Artigo | 31 Maio, 2010 - 12:05
"Que cada um faça desta campanha um sinal de renovação", disse Manuel Alegre aquando da apresentação formal da sua candidatura presidencial no início de Maio, 2010. A proposta de apoio à candidatura presidencial de Manuel Alegre partiu do secretário geral do PS, José Sócrates. “O PS é um partido de responsabilidade” e “não se abstém” perante as principais decisões, afirmou José Sócrates, citado por um dos presentes na reunião.

Com estas palavras, José Sócrates afastou a tese da corrente que defendia que o PS não deveria apoiar nenhum candidato nas eleições presidenciais, dando liberdade de voto aos seus militantes.

Em relação à candidatura de Manuel Alegre, Sócrates declarou que o seu partido e o candidato partilham um valor comum: "o do progressismo".

À entrada para a reunião, alguns dirigentes socialistas manifestaram posições diversas em relação a Alegre, como foi o caso do eurodeputado Capoulas Santos, que propôs liberdade de voto para os opositores à candidatura de Alegre.

O presidente da Federação Distrital do PS de Setúbal, Vítor Ramalho, por seu lado, salientou que Manuel Alegre concorreu contra o candidato dos socialistas nas últimas presidenciais, Mário Soares, e, quando interrogado sobre quem o partido devia apoiar, respondeu: "Ninguém".

Já o presidente do partido, Almeida Santos, disse, também antes da reunião, que não resta alternativa ao PS que não seja apoiar Alegre.

No plano interno, o presidente do Grupo Parlamentar do PS, Francisco Assis, manifestou a sua convicção de que, após a decisão tomada pela Comissão Nacional do PS, haverá unidade dentro do seu partido “unidade” em torno da candidatura de Alegre. E deixou um aviso aos dirigentes socialistas anti-Manuel Alegre: “esta decisão [da Comissão Nacional do PS] compromete todos os militantes”.

O líder parlamentar do PS salientou ainda a ampla maioria com que o seu partido decidiu apoiar a candidatura de Manuel Alegre.

Já Mário Soares afirmou na semana passada que esperava que o PS se definisse quanto às presidenciais, embora não pense votar em Alegre. "Eu também tenho uma coisa muito importante, que é a minha consciência", disse o histórico socialista.

O Brasil tem mais uma Anedota sobre os Portugueses! É sobre o José que transforma tudo em confusão!

O cartoon do Bartoon, tinha que pegar neste tema da visita de Sócrates a Chico Buarque.
Muito se tem comentado esta trapalhada que, segundo o Bartoon, veio do "staff" do Primeiro-Ministro. Se foi assim, peço desculpa por ter achado que o nosso Primeiro-Ministro tinha mentido. Mas não esclarecendo as notícias falsas, é tornar-se cúmplice da mentira!
Já fiz ontem um "post" sobre este tema. Para veres, clica aqui.
Vou deixar, também, umas notas de ontem de Francisco Louçã, no Facebook.
JOÃO
----------------------------------------------------------------------
Notas

Mas porque é que há-de ser sempre assim, José?
Ontem, dia 30 de maio de 2010, às 16:48

Não é defeito. É mesmo feito: o primeiro-ministro vive de alhada em alhada. Transforma tudo em confusão.
Encontrou-se com Chico Buarque no Brasil e fez constar que tinha sido o cantor a pedir o encontro, para poder privar com tão alta personalidade. Indignou-se o cantor, quando soube disso, e explicou que tinha sido Sócrates a pedir o encontro, pelos vistos para ficar na fotografia (e para pedir autógrafos para a família toda). O caso é ridículo, mas bem demonstra uma atitude pequenina, mesmo a roçar o pacóvio. Já não é a primeira. Terá que ser sempre assim?
Francisco Louçã
----------------------------------------------------------------------
PUBLICO.PT - Bartoon - 30-Maio-2010

Clica para 2 vezes sobre a imagem para a veres aumentada!

Cuidados Importantes a ter quando se Partem Lâmpadas de Baixo Consumo

Já aqui falei das lâmpadas de baixo consumo e vou voltar a deixar mais um contributo através de um reencaminhamento de uma mensagem de ALERTA aos cuidados a termos quando se partem este tipo de lâmpadas.

Para veres o "post" anterior que deixem em Setembro de 2009, com o título "CE retira Lâmpadas Tradicionais do Mercado Europeu", clica aqui.
JOÃO

Atenção às lâmpadas de baixo consumo. Se alguma se partir, devem seguir as instruções do Ministério da Saúde britânico, que junto, para evitarem os graves danos causados pelo mercúrio :


Se alguma lâmpada
destas se partir,
deves seguir
as instruções









que se encontram
nesta mensagem,
mais abaixo.






Aviso do Ministério Britânico da Saúde sobre as lâmpadas economizadoras de energia

Estes tipos de lâmpadas que são chamadas de poupança de energia ou lâmpadas de baixa energia, se elas se partem causam sério perigo! Tanto que todo mundo vai ter que sair da sala, pelo menos, 15 minutos.
 
Porque elas contém mercúrio (venenoso), que causa a enxaqueca, a desorientação, os desequilíbrios e diferentes outros problemas de saúde quando inalado.
 
E muitas pessoas com alergias, causa-lhes a condição de pele e outras doenças graves apenas tocando a esta substância ou inalado.
 
Além disso, o ministério alertou por não limpar os restos da lâmpada quebrada com o aspirador de pó, pois iria espalhar a contaminação para outros lados da casa quanto estiver usando o aspirador de pó novamente.
 
Devem ser limpos através de vassoura ou escova normal e mantidos num saco lacrado e jogado bem fora de casa no lixo para materiais perigosos.
 
Aviso: O mercúrio é perigoso, mais venenosa que o chumbo ou arsénio!!!
Clica 2 vezez sobre as imagens para as aumentares!

Verdadeira Amizade | Emocionante Reencontro do Leão Christian com seus Antigos Donos

Eu vi esta reportagem num Canal da ZON, mas com comentários e com muito mais duração e mais detalhes. Era mesmo o filme com a história completa.
Sei que chorei no final da reportagem e nunca mais me esqueci dela e da sua história magnífica de uma amizade que se poderia pensar ser contra natura.
Ainda agora, ao ver a história reduzida, nets vídeo, eu emocionei-me bastante.
É deliciosa esta experiência de vida com um felino de grande porte.
Eu adoro felinos, grande e pequenos.
Tenho o meu Pinóquio, que é o meu gatinho dourado, que mais parece um leãozinho bebé!
JOÃO
Uma das Maiores Histórias (Emocionante)
henrrikki3 de setembro de 2008A história de Christian. Comovente!!! emocionante!!! Uma lição de amizade para nós.

Programa Simplex Autárquico “A Minha Rua” | Chamado "Programa SimpLis" no Município de Lisboa

Minha Rua” permite a todos os cidadãos reportar as mais variadas situações relativas a espaços públicos, desde a iluminação a jardins, passando por veículos abandonados ou pela recolha de electrodomésticos danificados.
Com fotografia ou apenas texto, todos os relatos são encaminhados para a autarquia seleccionada, que lhe dará conhecimento sobre o processo e eventual resolução do problema.
Qualquer interessado pode requerer o serviço, em qualquer altura, através da Internet, sem qualquer tipo de custos.
Fonte: Portal do Cidadão

O projecto “A Minha Rua” é um sistema interactivo que permite aos cidadãos reportarem ocorrências das ruas ou bairros por onde passam e sugerir melhorias à autarquia e conta já com 37 (trinta e sete) municípios:

Abrantes, Alcanena, Alenquer, Alvaiázere, Ansião, Arganil, Batalha, Borba, Braga, Campo Maior, Évora, Figueira da Foz, Figueiró dos Vinhos, Lousã, Lousada, Mangualde, Miranda do Corvo, Mondim de Basto, Murça, Nazaré, Óbidos, Oeiras, Oliveira de Azeméis, Ourém, Ovar, Pombal, Portalegre, Sabrosa, Sabugal, Sines, Sobral de Monte Agraço, Sousel, Trofa Vale de Cambra , Vieira do Minho e Vizela são as Câmaras Municipais para já abrangidas.

Inserido no Programa Simplex Autárquico 2009/2010, "A Minha Rua" começou, em 2009, com 5 (cinco autarquias) - Câmaras Municipais de Borba, Évora, Murça, Ovar e Pombal - e tem vindo gradualmente a crescer. Os cidadãos desses municípios podem, portanto, ter um papel mais activo na resolução dos problemas locais e ajudar a autarquia a cuidar da sua rua.

Os cidadãos já podem assinalar directamente no mapa de “A Minha Rua” as ocorrências, escolhendo exactamente o local do que pretendem reportar à Câmara Municipal através de uma nova aplicação que utiliza a tecnologia Google Maps, designada de georeferenciação. A plataforma permite, ainda, consultar a evolução do tratamento dado ao caso, pelo que o cidadão é informado através de e-mail assim que a situação fica resolvida.

“Com fotografia ou apenas em texto, todos os relatos são encaminhados para a autarquia seleccionada. A plataforma permite, ainda, consultar a evolução do tratamento dado ao caso, pelo que o cidadão é informado através de e-mail assim que a situação fica resolvida.”

Desde o passado dia 27 de Maio, também passou a ser obrigatório o preenchimento do campo “Freguesia”, para além dos campos “Município” e “Distrito” já existentes, o que permite obter um maior detalhe da localização das ocorrências, bem como a participação na iniciava de juntas de freguesia.

Os restantes detalhes do Projecto “A Minha Rua”, estão nos respectivos Municípios e no Portal do Cidadão.

Eu vivo no Município de Almada que não aderiu, ainda, a este projecto. E é pena! Para quando, Almada?!

JOÃO
Importante informar que,  no Município de LISBOA, o Programa Simplex Autárquico chama-se "Programa SimpLIS".
A Câmara de Lisboa Disponibiliza Aplicação "Na Minha Rua" desde 15-10-2009
Fonte: Portal do Cidadão com Câmara Municipal de Lisboa

A Câmara Municipal de Lisboa colocou on-line a aplicação “Na Minha Rua” que permite o envio de ocorrências na via pública que serão automaticamente encaminhadas para os serviços municipais competentes, tendo em vista a sua resolução.

O “Na Minha Rua” insere-se no conjunto de medidas previsto no Programa SIMPLIS, o Programa de Simplificação Administrativa e Legislativa de Lisboa, e resulta da adaptação do projecto “A Minha Rua”, lançado pelo Portal do Cidadão…

JOÃO

domingo, 30 de maio de 2010

Os dois Humoristas Clarke e Dawes fazem as perguntas que valem Milhões - 2 Vídeos

Os dois humoristas Australianos, John Clarke e Brian Dawe, são dois dos mestres do humor satírico Australiano e, talvez, do mundo. Eles falam da Crise Económica e Financeira de uma forma brilhante, usando humor inteligente, com piadas causticas, em que juntam o humor, a sátira e a crítica, e nos fazem ver a incrível realidade de uma economia mal programada, mal planeada, que roda e roda em volta de tudo e todos provocando uma sucessão de danos.
No primeiro vídeo, mais recente, eles "analisam" a profunda crise Europeia; inclusivamente chegam a falar da dívida de Portugal, entre outros países da UE, e toda o círculo de incongruências à volta destas dívidas contraídas a países que, por suas vez, também não têm capacidade financeira... É uma espécie de bola de neve.
No segundo vídeo, mais antigo, dão uma verdadeira "lição" sobre como funciona, na realidade, o sistema financeiro.
Imperdíveis, estes vídeos que não têm legendas em português.
Espero que entendas e gostes!
JOÃO

Clarke and Dawes ask the million dollar questions ABC News Australian Broadcasting Corporation
lockk9 — 22 de Maio de 2010

Clarke and Dawe discuss the market meltdown
beanisacarrot — 4 de Outubro de 2008 — John Clarke and Bryan Dawe with a lesson on how the financial system really works

Artigo de Carlos Santos: Teixeira dos Santos dá Provas em Wall Street




JUNHO
2010






No dia 25 de Maio, a Ministra da Saúde anunciou novos cortes na saúde pública. No dia seguinte, a Ministra do Trabalho tornou público que o Governo corta de oito medidas de combate ao desemprego. Sintomático, no mesmo dia Teixeira dos Santos visitava a Bolsa de Nova Iorque.

Em Janeiro passado, o Governo anunciou um conjunto de medidas de combate ao desemprego. O lema era atraente e prometedor: “Iniciativa emprego 2010 – Mais e melhor emprego”. Eram medidas insuficientes, muito limitadas e temporárias, mas positivas.

Passaram quatro meses e o Governo veio anunciar um corte drástico nas medidas anunciadas em Janeiro. O desemprego não baixou, pelo contrário continuou a aumentar e as estimativas apontam para a sua progressão. A situação que levou o Governo a tomar aquelas iniciativas em Janeiro passado não se alterou, pelo contrário, agravou-se e exigiria não só manter as medidas, mas ir mais além. Não é isso que acontece e a ministra do Trabalho, com a maior desfaçatez e hipocrisia, anunciou o corte de medidas como o alargamento do subsídio social de desemprego, a redução do tempo de trabalho necessário para aceder ao subsídio, os apoios aos trabalhadores em lay-off ou a requalificação de cinco mil jovens licenciados em áreas de baixa empregabilidade.

Depois do primeiro PEC (uma sigla que só pode significar programa de estagnação e corte), o Governo apresentou um segundo e, agora em dois dias, mais dois PEC’s direccionados e certamente não ficará por aqui. E todas as medidas têm uma marca clara: fazer recair a crise sobre quem trabalha, sobre os desempregados e sobre os mais pobres. Nem uma medida para penalizar os altos rendimentos, os off-shores ou os lucros da banca. Foi isso que Teixeira dos Santos levou a Wall Street: a garantia do Governo Sócrates, “em tango” com Passos Coelho, que penaliza os mesmo de sempre e que não tomará qualquer medida contra os responsáveis da crise.

A marca das medidas do Governo é o seu ponto fraco: ataque à esmagadora maioria da população e protecção dos mais favorecidos. Está envolta numa grande campanha que pretende “nacionalizar” as dificuldades, que seriam derivadas de um défice orçamental de que todos seríamos culpados. No entanto, a realidade é mais forte que a propaganda: quem está a pagar a crise são os mesmos de sempre e os responsáveis pela crise, nomeadamente os bancos e banqueiros, ainda lucram e querem lucrar mais com ela.

A luta contra estas medidas e esta política recessiva do bloco central não se esgota no combate a uma medida. É pois uma luta prolongada. Uma luta que é da maioria dos portugueses, mas também de gregos, espanhóis, europeus. Uma luta que pede resposta consistente a nível europeu, como a resolução da comissão política do Bloco publicada neste jornal aponta, que se disputará quotidianamente nos próximos meses no nosso país e exige a mobilização de mais e mais pessoas.

Chico Buarque Indignado ao saber que a Imprensa estava a contar uma Versão Diferente

As primeiras notícias eram notícias falsas. Acusações falsas a Chico Buarque!
E não é que eu, estive toda a tarde, até agora, quase a findar o dia, a pensar o que é que o GRANDE CHICO BUARQUE, que eu adoro e é um dos meus "Seres Únicos" poderia querer de um político mentiroso como José Sócrates?!!!
Só agora vim ao PC e vi esta notícia. Todo o dia estive sem ver notíciários na TV.
Esta tarde só vi a Esquerda.Net, para acompanhar a Grande Manifestação Nacional por não poder ter estado presente fisicamente por motivos de saúde.
Fica, pois, reposta a verdade e eu fiquei muito agradecida por continuar a ter uma enorme consideração pelo Chico Buarque.
JOÃO

Chico Buarque indignado ao saber que a imprensa estava a contar uma versão diferente
Não foi Chico que quis conhecer Sócrates, foi Sócrates que quis conhecer Chico
9.05.2010 - 18:18 Por Isabel Coutinho, Nuno Sima
Afinal a história está mal contada. Não foi Chico Buarque que quis conhecer o primeiro-ministro durante a sua viagem ao Brasil, como foi divulgado pela imprensa portuguesa. Foi José Sócrates que pediu esse encontro.

"Foi o vosso ministro quem pediu o encontro. Aliás, nem faria muito sentido eu pedir um encontro e o primeiro-ministro vir ter à minha casa", disse o músico e escritor brasileiro ao PÚBLICO, através de correio electrónico. Chico Buarque ficou indignado ao saber que a imprensa nacional estava a contar uma versão bastante diferente.

O que tem sido noticiado é que Chico Buarque pediu ao presidente brasileiro Lula da Silva para servir de intermediário para ele se encontrar com o primeiro-ministro, já que músico "queria conhecer pessoalmente o governante português". Lula teria falado com logo com Sócrates e este "de imediato" aceitara o convite. Segundo o gabinete do primeiro-ministro, José Sócrates teria mesmo alterado o seu programa da visita no Rio de Janeiro para estar com o músico.

O que aconteceu é que Chico Buarque recebeu o pedido do encontro através do gabinete de Lula da Silva. Disseram-lhe que o primeiro-ministro português o queria conhecer. Ele respondeu que receberia Sócrates em sua casa com gosto. O governante foi então a casa do escritor e músico brasileiro, acompanhado por um ministro do governo de Lula da Silva e por um fotógrafo. Nada mais do que isto.

Foto: Chico Buarque (Paulo Pimenta/arquivo)

sábado, 29 de maio de 2010

Earth song de Michael Jackson | Homenagem de Andre Rieu a Michael Jackson

Das mais belas canções – um verdadeiro cântico à terra! -, compostas pelo talentoso Michael Jackson. Orquestra e vilonino do excepcional Andre Rieu e voz de maravilhosa Carmen Monarcade.
Espero que gostes tanto como eu!
JOÃO

Earth song. Ode a Michael Jackson.
pottenberg17 de Agosto de 2009 — In deze video zijn willekeurige beelden geplaatst van onze wereld. ze laten zien hoe mooi onze planeet is. we zullen ons er voor moeten blijven inzetten dat dit zo blijft. ook michael jackson was een voorvechter voor een betere wereld. getuige deze song.

Manuel Alegre : Recolha de assinaturas para propor a candidatura de Manuel Alegre à Presidência da República

A ti apelo para ires ao site de Manuel Alegre e, clicando na hiperligação que está em baixo, te inscreveres e, também, te informares como pode dar a tua assinatura para a sua candidatura às Eleições Presidenciais.

Obrigada
JOÃO

Bancos Alimentares Realizam mais uma Campanha de Recolha de Alimentos este Fim-de-Semana, dias 29 e 30 de Maio de 2010

Uma vez mais venho fazer um apelo, embora um pouco tardio:

APELO À SOLIDARIEDADE E PARTILHA COM OS MAIS NECESSITADOS!!!

Todos os anos eu faço este tipo de apelo. Mas este ano, em que cada vez há mais desempregados, a solidariedade de todos é mais do que nunca um dever de partilha e uma necessidade moral, ética e de cidadania.

Todos nós temos familiares, amigos e vizinhos que estão a passar necessidades dramáticas ao ponto de terem FOME. Não há ninguém que não tenha um relacionamento com uma ou mais pessoas a necessitar da ajuda do Banco Alimentare Contra a Fome. Só que nós passamos pelas pessoas, convivemos com elas, e nem sequer sonhamos que estejam a passar por esta desgraça.

A pseudo-esquerda acha que é um dever do estado. Eu também acho que o ESTADO deve ajudar socialmente todas as pessoas. Mas tal não acontece. E não vamos esperar que as pessoas morram sem que lhes estendamos as mãos, mesmo que de forma anónima, através destes Bancos Alimentares Contra a Fome.

Todos nós, por muito pouco que tenhamos, por muitas dificuldades com que estejamos a debatermo-nos, mesmo assim podemos dar, nem que seja um alimento mais barato, para juntar a outros… muitos poderão fazer a diferença...

Muitos poucos fazem MUITO!!! Esta é um verdade inquestionável!

Todos estamos em crise. Mas há sempre alguém que precise mais do que nós. Mesmo aqueles que têm já enormes encargos com outros necessitados, vamos todos, mesmo assim, aderir com o coração cheio de boa vontade e ajudar aqueles voluntários que trabalham estes dois dias de fim-de-semana de maneira tão altruísta e tão admirável, para recolher os produtos, não perecíveis, que quisermos dar. Eu já fiz a minha contribuição hoje. E tu?!

Consulta o site da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares contra a Fome, clicando aqui. Deixo o pequeníssimo vídeo da Campanha do Banco Alimentar.

Até à meia-noite de hoje, e amanhã, quando fores ao supermercado, POR FAVOR AJUDA A AJUDAR!...

JOÃO
Banco Alimentar Campanha Maio 2010.mpg
bancoalimentarcf18 de Maio de 2010Anuncio Campanha Banco Alimentar Contra a Fome Maio 2010

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Petição Pública: «Criar e Aprovar o Estatuto do Doente Crónico, tal como a Tabela Nacional de Incapacidade e Funcionalidades da Saúde»

Caros Amigos,

Acabei de ler e assinar a petição online:

«Criar e Aprovar o Estatuto do Doente Crónico, tal como a Tabela Nacional de Incapacidade e Funcionalidades da Saúde»


 


Eu pessoalmente concordo com esta petição e acho que também podes concordar.

Subscreve a petição e divulga-a pelos teus contactos.

Obrigada,
Maria João Antunes Baptista da Silva

VÍDEO do Comício de Ontem | A Resposta da Esquerda à Crise | Bloco de Esquerda

Fica o Vídeo com partes dos discursos do comício de ontem do BE, com Rita Calvário, Miguel Portas, Francisco Louçã e Dimitri Stratoulis, no Jardim S. Pedro de Alcântara, em Lisboa, que contou com três centenas de pessoas que ouviram atentamente os vários intervenientes falar verdade sobre a crise e sobre a nossa governação anti trabalhadores e/ou desempregados.
Sobre este Comício já deixei um "post" com alguns detalhes e com um artigo de opinião. Para verem, cliquem aqui.
Este comício foi uma preparação para a Grande Manifestação Nacional de amanhã e, cujos detalhes deixei no "post" anterior a este. Para o verem, cliquem aqui.
É muito importante que o maior número possível de trabalhadores e desempregados deste país vá a esta Manifestação.
Vai e leva um amigo também!
JOÃO
ESQUERDA.NET | Comício | A Resposta da Esquerda à Crise

Esquerda.Net28 de maio de 2010O comício realizado pelo Bloco de Esquerda no jardim de S. Pedro de Alcântara em Lisboa juntou cerca de 300 pessoas que ouviram as propostas de esquerda no combate à crise. Dimitri Stratoulis, dirigente da coligação grega Syriza, o eurodeputado Miguel Portas e Francisco Louçã, deputado do Bloco de Esquerda foram os oradores desta noite.

Grande Manifestação Nacional de Protesto Contra as Medidas de Austeridade Avançadas Sobre os Trabalhadores e Desempregados | SÁBADO - 29 de Maio de 2010

Amanhã, SÁBADO, dia 29 de Maio, vai ser um dia importante de "luta" dos trabalhadores e desempregados deste nosso país, Portugal.

Pelas 15 horas, terá lugar a Grande Manifestação Nacional de protesto contra as medidas de austeridade avançadas sobre os trabalhadores e desempregados, pelo Governo português, especialmente pelos parceiros do Tango que deram Tanga a todos nós, ou seja, o Primeiro-Ministro Sócrates e seu "vice primeiro-ministro" Passos Coelho.
Esta Manifestação é organizada pela CGTP-IN e sairá do Marquês de Pombal, percorrendo, depois, toda a Av. da Liberdade até aos Restauradores.
Esta Manifestação é de uma importância imensa, pois através dela o governo vai medir a força dos portugueses. Por isso mesmo, não podes deixar de comparecer se estiveres em Portugal Continental. Há camionetas que partem de todas as partes do país!
O Bloco de Esquerda vai concentrar-se no Marquês de Pombal, junto ao Diário de Notícias | DN. Mas vou deixar um CROQUI da Organização da Manifestação, para ajudar aqueles que não são ou não querem ficar junto aos militantes do BE. Há lugares marcados para todos os serviços, localidades, etc.. É só escolherem onde se querem concentrar antes da Manifestação seguir em frente.
Amanhã todos os caminhos vão dar a Lisboa!
Não deixes de vir, mesmo que seja um sacrifício!
Vem e traz um amigo também!
JOÃO

Clica 2 vezes
sobre as imagens
para as aumentres
e, assim, as
poderes ler!

Comício do Bloco de Esquerda | Artigo: "A escolha é entre o Salário e o Assalto"

O comício de ontem do BE, com Rita Calvário, Miguel Portas, Francisco Louçã e Dimitri Stratoulis,  no Jardim S. Pedro de Alcântara, em Lisboa, contou com três centenas de pessoas que ouviram os vários intervenientes falar verdade sobre a crise e sobre a nossa governação anti trabalhadores e/ou desempregados. Destaco estas frases:
Miguel Portas: "É de uma grande batalha que estamos a falar. E é preciso juntar todas as forças para travar o que está a acontecer".
Francisco Louçã: "Em cada quinta-feira, reúne em Lisboa uma trituradora social e política que é o Conselho de Ministros" e "nunca tanta gente foi tão explorada para que tão pouca gente ganhasse tanto à custa do sacrifício de tantos"
Dimitris Stratoulis: "Eles comportam-se como tubarões, quanto mais os alimentam, mais vorazes se tornam".
Nada melhor do que leres este artigo que te deixo.
E vai amanhã, se puderes, à Grande Manifestação em Lisboa!
JOÃO
"A escolha é entre o salário e o assalto"
No comício que juntou dirigentes do Bloco e da coligação grega Syriza em Lisboa, apelou-se à mobilização social para derrotar as políticas da austeridade.
Artigo | 28 Maio, 2010 - 01:18
"É de uma grande batalha que estamos a falar. E é preciso juntar todas as forças para travar o que está a acontecer", disse Miguel Portas às cerca de 300 pessoas no jardim de S. Pedro de Alcântara, em Lisboa, num comício em que também participaram os deputados bloquistas Francisco Louçã e Rita Calvário e o dirigente da coligação grega Syriza, Dimitris Stratoulis.

O eurodeputado do Bloco acusou os grandes países da UE de fazerem passar a ideia de que "a culpa da crise é dos pobres, dos malandros dos trabalhadores gregos e portugueses que não querem trabalhar".

"Agora exigem um visto prévio aos Orçamentos nacionais. O parlamento português votará um Orçamento de Estado para 2011 sujeito ao visto prévio da França e da Alemanha", prosseguiu Miguel Portas antes de se interrogar. "A que ponto chegámos para que na prática o plano seja de transformar o nosso país e a Espanha e a Grécia em protectorados da sra. Merkel?"

"É preciso derrotar o PEC I e o PEC II para que não tenhamos um PEC III e um PEC IV", alertou o eurodeputado, defendendo que "este é o tempo de globalizar as lutas, de fazer iniciativas comuns para exigir uma Europa não da austeridade, mas capaz de voltar a criar empregos". Miguel Portas anunciou também a proposta do Bloco que será discutida em Estrasburgo para a criação dum Fundo Europeu de apoio às vítimas dos despedimentos colectivos.

Dimitris Stratoulis criticou o plano de "salvamento" da economia grega e disse estar convicto de que os ataques especulativos não irão cessar. "Eles comportam-se como tubarões, quanto mais os alimentam, mais vorazes se tornam", disse o dirigente da Syriza, defendendo em alternativa que o Banco Central Europeu financie directamente os países sob ataque à mesma taxa - de 1% - a que financia a banca comercial.

"O povo grego está a servir de cobaia para o "novo" capitalismo neo-liberal, um capitalismo sem direitos dos trabalhadores nem estado social", acusou Stratoulis, que vê na mobilização dos trabalhadores gregos "uma mensagem de resistência e luta em nome de todos os trabalhadores da Europa". "Esta é a razão porque precisam da vossa solidariedade", conclui o dirigente da coligação de esquerda grega Syriza.

Na intervenção de abertura, Rita Calvário apelou à luta contra as políticas da austeridade que o governo e a direita querem impor. O apelo à mobilização para o protesto geral convocado pela CGTP no próximo sábado em Lisboa foi comum ao conjunto das intervenções.

A encerrar o comício, Francisco Louçã comentou as medidas anunciadas na manhã de quinta-feira pelo governo, com mais cortes na protecção aos desempregados, e nos apoios à criação de emprego para jovens ou desempregados maiores de 45 anos. "Em cada quinta-feira, reúne em Lisboa uma trituradora social e política que é o Conselho de Ministros", disse Louçã, criticando a convergência entre Sócrates e Passos Coelho, para quem "reduzir o subsídio de desemprego é a grande ideia para responder à crise".

"Quando o primeiro-ministro acabar o mandato, pode orgulhar-se de ter tirado um mês de salário a cada trabalhador enquanto liderou o governo", acrescentou Louçã, somando o corte nos salários previsto no PEC à evolução do seu valor nos últimos cinco anos. "Cuidado com as carteiras. Agora a escolha é entre o salário e o assalto!", exclamou o deputado do Bloco.

Francisco Louçã também comparou as receitas previstas com o aumento do IRS e do IVA em comparação com os bónus e indemnizações milionárias que não pagaram um cêntimo de imposto. "O aumento do IRS dará 500 milhões, o que equivale a 15 Jardins Gonçalves; Mais 300 milhões em IVA, são 30 Paulos Teixeiras Pintos; e os 17 milhões do Iva sobre produtos médicos são 6 Mexias". Ou seja, "nunca tanta gente foi tão explorada para que tão pouca gente ganhasse tanto à custa do sacrifício de tantos", concluiu Louçã.

ATÉ QUANDO VAMOS LEVAR PANCADA?! Agora é o FIM das Medidas ANTICRISE!!!

O cartoon do Bartoon, que sempre me faz rir, apesar de dizer a brincar, através das imagens e das palavras, coisas muito sérias sobre os acontecimentos actuais, hoje já nem me faz rir.
Eu perdi toda a vontade de gargalhar, mesmo a ver as matérias sobre humor que têm sido, sempre, as minhas favoritas. E, claro, continuam a ser. Mas quem pode rir num momento em que os trabalhadores portugueses e os desempregados estão a viver cada vez com mais dificuldades e todos os seus direitos estão a ser beliscados e "triturados" - palavra de Louçã! -, sem terem sido eles os culpados de uma crise que foi criada pelos "tubarões" da economia portuguesa e pelo governo que tem sido solidário com eles e parece só governar a pensar neles!?
Eu não consigo senão sorrir... E a custo!
Também preciso de uma aspirina!
JOÃO
----------------------------------------------------------------------
PUBLICO.PT - Bartoon - 28-Maio-2010
Clica para 2 vezes sobre a imagem para a veres aumentada!

Se Não Aconteceu... Podia Ter Acontecido! 28 de Maio de 2010

Se Não Aconteceu...
Podia Ter Acontecido!

No dia 26 p.p. escrevi isto, num dos meus "posts":

«Eu já perdi a confiança nos nestes governantes há muito tempo; mas, pior, perdi quase que a sensibilidade à CRISE, o que é mau. Estou como que anestesiada, à espera do fim de qualquer coisa que não sei bem o que será, mas temo que será um FIM bem grande...»

Pois é assim mesmo como me sinto e sei que tudo vai piorar.

Não me admiro, pois, que a capa de "O Inimigo Público" desta Sexta-Feira, dia 28 de Maio seja tão ajustada à realidade portuguesa e tenha um ar tão tenebroso como que a anunciar uma grande fatalidade... Uma capa apocalíptica, mesmo! Baseada, uma vez mais, nas (des)graças dos nossos governantes, desta vez com o rosto do Ministro das Finanças, Teixeira dos Santos.

É mesmo o Fim do Mundo Português!

JOÃO

Clica 2 vezes sobre a imagem para a aumentares!

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Loja do Cidadão - Assembleia Municipal de Almada contra Chumbo de Localização

Têm havido imensos encontros e desencontros sobre a localização da instalação da prometida Loja do Cidadão de Almada.
Deixo-te o recorte da notícia sobre este assunto, que veio no JR N.º 219, de 04 a 10 de Maio de 2010.
Nele podes ler a posição dos deputados do Bloco de Esquerda sobre o chumbo do Centro Comercial M Bica para a instalação da Loja do Cidadão nesse espaço.

JOÃO



A localização da tão falada e desejada Loja do Cidadão para o concelho de Almada será escolhida para um espaço mesmo dentro da cidade de Almada.




Clica 2 vezes sobre as imagens para as aumentares!