Já em 1946, depois da segunda Guerra Mundial, um grupo de países Organização das Nações Unidas - ONU -, pensou em ajudar as crianças que passavam mal, tinham fome, trabalhavam, não frequentavam a escola, estavam órfãos, nascendo, assim, a UNICEF.
Com a criação do Dia Mundial da Criança, os países membros da ONU reconheceram às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito a: afecto, amor e compreensão; alimentação adequada; cuidados médicos; educação gratuita; protecção contra todas as formas de exploração; crescer num clima de Paz e Fraternidade Universais.
No entanto, só a 20 de Novembro de1959 os países que faziam parte da ONU aprovaram a "Declaração dos Direitos da Criança".
Essa Declaração era constituída por 10 princípios fundamentais e deu lugar, 30 anos depois, a uma "Convenção sobre os Direitos da Criança", com 54 artigos que, em 1990, se tornou Lei Internacional.
Então o dia passou a chamar-se Dia Internacional da Criança!
Pena é que essa Lei Internacional dos Direitos da Criança não seja, ainda hoje, em meados de 2010, cumprida.
Por isso este Dia Internacional da Criança tem, ainda e sempre, uma importância imensa, pois neste dia tende a debater-se os problemas das crianças que não estão resolvidos e, assim, caminhar-se para uma mundo mais justo onde todas as crianças possam vir a ter uma vida digna e feliz.
Para veres para os "Direitos da Criança", vai ao site da UNICEF, clicando aqui.
Fica o poema "Brinquedo" de Miguel Torga, que saiu na "Agenda Almada Informa, nº 97 Junho 2010" da CMA.
JOÃO
Clica 2 vezes sobre a imagem para a aumentares e, assim, poderes ler o poema!
Sem comentários:
Enviar um comentário