quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Artigo: «9 Milhões de Euros Por Dia Saem de Portugal Para os Paraísos Fiscais» | Esquerda.Net


Sempre me fez uma impressão imensa a continuação da existência dos paraísos fiscais e a falta de vontade política de se acabarem com esses locais que albergam empresas "offshore", algumas sem um único trabalhador, que não passam de uma doença maligna  que corroi a económia dos países, entre eles do nosso, e que permite, de uma forma legal, a fuga aos impostos e o branqueamento de dinheiro.
Temos, na Madeira, empresas que não criaram qualquer posto de trabalho e nem deixaram, sequer, qualquer riqueza, nem no próprio arquipelago, nem no próprio país.
São milhares de Euros de fugas aos impostos!
Quando paramos com isto?!
JOÃO

9 Milhões de euros por dia saem de Portugal para os paraísos fiscais

Nos primeiros cinco meses do ano saíram de Portugal para paraísos fiscais 1.320 milhões de euros, para fugirem ao fisco. A média é de 9 milhões de euros por dia e a subida em relação a 2010 é de 700 por cento.
Segundo o jornal “Correio da Manhã” desta terça feira e de acordo com os últimos dados do Banco de Portugal, do início de Janeiro ao fim de Maio saíram 1.320 milhões de euros de Portugal para offshores. Este montante representa uma subida de 700 por cento, em relação a igual período de 2010.

Segundo o jornal, a fuga de capitais disparou com o pedido de resgate à troika, significando claramente uma fuga ao fisco. Só no mês de Março saíram 440 milhões de euros.

No total do ano de 2010 saíram de Portugal 2.200 milhões de euros, o que representou mais de um por cento do PIB.

De acordo com o relatório do FMI de 2010, os capitais portugueses que “fogem” de Portugal para paraísos fiscais, dirigem-se em primeiro lugar para as Ilhas Caimão, depois para as Ilhas Virgem Britânicas, Antilhas Holandesas, Guernsey e Bermudas.

Além desta fuga de capitais para estes paraísos fiscais, há ainda que ter em conta a fuga aos impostos no offshore financeiro da Madeira. No ano de 2009, estavam registadas 3.000 empresas no Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM), das quais 2930 não pagaram quaisquer impostos.

Sem comentários:

Enviar um comentário