terça-feira, 2 de agosto de 2011

Artigo: «Bloco Quer Que Ministro das Finanças Esclareça Venda Ruinosa do BPN ao BIC» | ESQUERDA.NET

Quer o Bloco de Esquerda e queremos todos nós!
Como é que o Governo pode acreditar que somos todos parvos? E que não nos deve explicações?
Já fizeram asneiras a mais em apenas cerca de 40 dias!
JOÃO

 

Bloco quer que ministro das Finanças esclareça venda ruinosa do BPN ao BIC

O deputado João Semedo quer que o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, esclareça na Assembleia da República a venda do BPN ao BIC, uma operação que, além de ser ruinosa, “tem contornos de cambalacho”.
 
“Esta operação, pelo que se conhece, tem contornos de cambalacho, de uma venda de favor, em que o comprador, antes de o ser já o era”, afirmou o deputado João Semedo nesta terça feira em conferência de imprensa na Assembleia da República.
Segundo a agência Lusa, o Bloco não considera suficiente a ida da secretária de Estado do Tesouro à AR, exigindo que seja o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, a explicar “a operação mais ruinosa de sempre para as finanças públicas portuguesas”.
O deputado João Semedo afirmou que “o Bloco de Esquerda exige informação detalhada sobre todas propostas de compra e sobre todas as condições da venda que o Governo veio a estabelecer com o BIC”.
Em requerimento ao Governo (aceda ao requerimento na íntegra), através do ministério das Finanças, o Bloco pergunta se o executivo vai divulgar “os valores e condições associadas às propostas de compra do BPN, nomeadamente do Montepio e do Núcleo Estratégico de Investidores, e o acordo de venda que estabeleceu com o BIC”
Pergunta ainda que razões o executivo invoca “para justificar o despedimento de metade dos actuais trabalhadores do BPN”, se o Estado “vai manter as garantias que prestou nos últimos anos ao Banco Português de Negócios e qual o seu valor total” e qual a “previsão do Governo relativamente ao montante total dos prejuízos para o Estado com os processos de nacionalização e reprivatização do BPN”.

Sem comentários:

Enviar um comentário