terça-feira, 23 de agosto de 2011

INFORMAÇÃO: Quercus Promove Formas de Poupar nas Facturas de Electricidade, Gás e Água | Comunicado


Quercus promove formas de poupar nas facturas de electricidade, gás e água
A Quercus vai reforçar a promoção da poupança energética junto das famílias portuguesas. Em causa está a subida do IVA para a electricidade e o gás de 6% para 23%, anunciado pelo Governo para o último trimestre de 2011.
De acordo com o comunicado disponibilizado pela Quercus, o potencial de redução das famílias portuguesas é de 8% na sua factura de electricidade, uma redução equivalente a uma poupança de cerca de 45,5 euros por ano.

Entre as medidas que estimulam a redução da despesa com a electricidade destacam-se a troca para lâmpadas mais eficientes, a utilização de electrodomésticos de classe energética A ou superior ou ainda a opção de desligar o stand by do televisor.

A factura do gás também pode beneficiar de uma redução se o consumidor decidir fechar a torneira da água quente e reduzir o tempo de duração do duche para 10 minutos, sendo que, com a introdução destas medidas, é possível reduzir parte da factura relativa ao aquecimento de água em 4%, para menos 17 euros por ano, e também estará a poupar na despesa da água.

Ao potencial de poupança dos consumidores portugueses podem somar-se os ganhos com o reforço do isolamento térmico das habitações que visa proporcionar reduções significativas nas necessidades de aquecimento e arrefecimento das casas.

No comunicado, a Quercus aconselha ainda os consumidores a estarem informados sobre o que estão a pagar efectivamente na sua factura de electricidade, o que exige uma maior transparência nas informações prestadas pelas operadoras.
Data: 19-08-2011
Fonte: Portal do Cidadão com Quercus

Comunicado


Electricidade e Gás

Quercus ajuda a compensar aumento do IVA pela poupança das facturas de energia

No dia em que o Governo anunciou a subida da taxa de IVA para a electricidade e gás, a Quercus compromete-se a reforçar o apoio às famílias portuguesas na poupança de energia, através do projecto EcoCasa (www.ecocasa.pt) e dos programas Minuto Verde e 1 Minuto pela Terra.

As famílias portuguesas têm um potencial de poupança de 8% na sua factura de electricidade, se tivermos em conta que ainda há muito a fazer para conseguirmos uma casa eficiente. Esta redução equivale a cerca de 45,5 euros/ano.

Desligar o standby do televisor, trocar as lâmpadas por outras mais eficientes e escolher electrodomésticos de classe energética A ou superior, são conselhos da Quercus para uma redução da factura de electricidade.

Mas também é possível reduzir a factura de gás sendo, também aqui, significativos os ganhos. Só por fechar a torneira da água quente e não gastar mais de 10 minutos no duche, é possível reduzir parte da factura, relativa ao aquecimento de água, em 4% e mais 17 euros/ano.

A este potencial de poupança deve ser somado os ganhos decorrentes da reabilitação urbana, com a aposta no reforço do isolamento térmico e nas janelas eficientes, que podem proporcionar reduções significativas nas necessidades de aquecimento e arrefecimento das habitações.

A Comissão Europeia, no Plano de Eficiência Energética 2011, reforçou a importância da eficiência energética, afirmando que esta pode ser o maior recurso energético da Europa. Os Estados-membros têm Planos de Acção para a Eficiência Energética, em curso, mas segundo recentes estimativas da Comissão não devem atingir o objectivo de 20%, traçado em 2007.
Por último, é necessária uma maior transparência do tarifário, para os consumidores estarem informados sobre o que estão a pagar efectivamente na sua factura de electricidade.

Lisboa, 12 de Agosto de 2011

A Direcção Nacional da
Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

Sem comentários:

Enviar um comentário