sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Foto do Dia | Comemorar a fotografia | Dia Mundial da Fotografia| Vídeo: Henri Cartier-Bresson on Street Photography

Hoje é o Dia Mundial da Fotografia.

O Dia Mundial da Fotografia comemora-se anualmente a 19 de Agosto.

A celebração da data tem origem na invenção do daguerreótipo, um processo fotográfico desenvolvido por Louis Daguerre em 1837.

Mais tarde, em Janeiro de 1839, a Academia Francesa de Ciências anunciou a invenção do daguerreótipo e a 19 de Agosto do mesmo ano o Governo francês considerou a invenção de Daguerre como um presente "grátis para o mundo".

Outro processo fotográfico - o calótipo, inventado também em 1839 por William Fox Talbot, fez com que o ano de 1839 fosse considerado o ano da invenção da fotografia.

Fonte: http://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-da-fotografia/

~~~~//~~~~

Henri Cartier-Bresson on Street Photography

Carregado por em 23 de Ago de 2010
A visual sequence which tries to capture the experience of street photography, using some of the most famous examples.
~~~~//~~~~

Fica um vídeo Henri Cartier-Bresson que é como que um hino à arte fotográfica.
Henri Cartier-Bresson (1908-2004, França) foi um dos mais importantes fotógrafos do seu tempo e considerado como o pai do fotojornalismo.No vídeo há uma frase muito bonita, muito intensa, do fotógrafo:
"Life is once, forever."
A fotografia tem essa capacidade de fazer com que um momento da nossa vida fique "gravado" para sempre.

A foto que junto é da primeira câmera fotográfica da marca "Leica" de Henri Cartier-Bresson. O meu pai teve uma!Fica esta belíssima "Foto do Dia", do Publico.pt, que assinala e comemora, e muito bem, a Fotografia e este Dia Mundial da Fotografia.
JOÃO

PUBLICO.PT - Foto do Dia - 19/Agosto/2011


Comemorar a fotografia
Madrugada. Sexta-feira. Ok, é Verão. Talvez de manhã não haja trabalho para fazer. Mas este começou bem cedo, às quatro da manhã, para os 60 participantes no workshop de fotografia sobre o amanhecer no Porto, uma das várias iniciativas com as quais o Instituto Português de Fotografia assinala esta sexta-feira o Dia Mundial da Fotografia. À procura dos primeiros raios de luz sobre a paisagem urbana, houve quem fizesse directa, para não falhar a chegada do sol. Mais tarde haverá tempo para dormir.
Fotografia: Lara Jacinto

Sem comentários:

Enviar um comentário