quarta-feira, 17 de agosto de 2011

A Comuna | Dos EUA à Europa, os Ataques aos Direitos dos Povos, das Mulheres, da Habitação. Teoria em Video e Texto...

Problemas em ver esta newsletter?
Siga directamente para acomuna.net
    
Eurobonds? Nem falar deles.

Chanceler de uma economia em estagnação, membro de
uma zona euro em que quanto mais se ajuda o (privado)
Deutsche Bank e afins, mais se afundam as economias
europeias, da periferia até ao eixo, Merkel não quer falar
de eurobonds. Na cimeira do eixo franco-alemão sabemos
quem marca o compasso.
Frase do dia, terça, 16 Agosto 2011,
Bruno Góis
A BOLSA OU A VIDA
La acción civilizadora del mundo occidental, que ahora se llama globalización, ha seguido ejerciéndose, no ya en determinados lugares, sino en todo el planeta, promoviendo democracias a golpe de misil, acciones humanitarias que protegen a las humanas materias primas, y utilizando todo tipo de eufemismos y lenguajes 'políticamente correctos' para que todo se vuelva del revés y nada cambie.
Artigo da escritora e artista Montserrat Abumalham

A HABITAÇÃO É UM DIREITO
Durante toda a nossa existência sempre procurámos abrigo, ter um tecto para morar,  protegermo-nos das intempéries ou termos momentos de privacidade é essencial para o nosso desenvolvimento como indivíduos.
Artigo de Ricardo Nunes

A semana passada foi para mim uma das mais insólitas dos últimos tempos. Em primeiro lugar porque os motins de Londres começaram com a minha chegada e acabaram com a minha saída (!?) e, em segundo, lugar porque – pela primeira vez que me lembre – uma agência de notação decidiu baixar o rating do centro do império, corolário de uma crise sobre o défice.
Artigo de Victor Franco
O pós-modernismo empresta algo do modernismo e da vanguarda e, em certo sentido, coloca um contra a outra. (...) Da vanguarda, o pós-modernismo toma a dissolução da arte na vida social, a repulsa à tradição, uma oposição à "alta" cultura enquanto tal, mas mistura isso com os impulsos apolíticos do modernismo.
Artigo de Terry Eagleton

PERIDO IMINENTE: CONSERVADORISMO. NEOLIBERALISMO E FAMÍLIA PATRIARCAL
Os governos neo-liberais, patriarcais e conservadores atingem e ameaçam fortemente a igualdade de género. Para tentarmos compreender a dimensão que estas políticas atingem, proponho uma pequena reflexão sobre o conceito de família patriarcal e neo-liberal e a extinção dos serviços públicos e como estas duas perspectivas de funcionamento social minam os direitos das mulheres e promovem um retrocesso civilizacional.
Artigo de Nádia Cantanhede

NO FUTURO... ZERO DIAS, CORTE COLOSSAL
Ao cabo de pouco mais de um mês de estar em funções este Governo quer desde já asfixiar os trabalhadores e os cidadãos através da retirada de direitos laborais (indemnizações nos despedimentos), aumento de impostos (corte no subsídio de natal) acompanhado duma subida brutal dos preços dos transportes públicos.
Artigo de Francisco Alves


Sem comentários:

Enviar um comentário