Nunca fui fã do ditador líbio Muammar Khadafi cujo regime totalitário dura há 42 anos. E nunca entendi a amizade e deferência que alguns líderes europeus democráticos tinham pelo líder do regime totalitário mais longo dos últimos tempos.
Mas este regime está-se a desmoronar depois de seis duros meses de guerra civil com rebeldes que lutam por uma nova liderança no país. Há festejos por todo o Mundo por parte de líbios que aguardam a libertação total do seu país do jugo da tirania de Khadafi. Ontem, a rebelião, apoiada pela NATO, chegou ao centro simbólico do poder, a Praça Verde, na capital Trípoli. Contudo, Muammar Khadafi ainda não foi capturado e os rebeldes cercam a fortaleza de líder líbio na capital.
Que a libertação total venha depressa! Já! E que a democracia consiga ser instaurada definitivamente na Líbia!
Ficam estas "Fotos do Dia" de hoje do Publico.pt para vermos o princípio do fim da batalha final em Trípoli.
JOÃO
PUBLICO.PT - Fotos do Dia - 22/Agosto/2011
Festejar a conquista de Trípoli
Um homem empunha um cartaz com um cartoon do líder líbio, Muammar Khadafi, enjaulado. Milhares de pessoas saíram às ruas para celebrar a conquista de Trípoli, capital da Líbia, por parte das forças rebeldes. A batalha final decorre na cidade.
À conquista de Trípoli
A entrada dos rebeldes em Trípoli é feita com armas e alegria. Aqui vemos dois insurgentes em Qarqarsh, a caminho do centro da cidade, onde decorre ao mesmo tempo a batalha pela capital da Líbia e as celebrações civis.
Fotografia: Esam Al-Fetori/Reuters
Sem comentários:
Enviar um comentário