quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Artigo: «Bloco de Esquerda Contra Fim dos Reembolsos aos Utentes do SNS» | Esquerda.Net


E o governo não se vai ficar por aqui...
Eu não votei neles. Mas tenho que aguentar a indignação por a maioria ter votado. Em democracia a maioria vence!
Mas fico indignada, e essa indignação não vou calar, pelo que estão a fazer ao Serviço Nacional de Saúde.
Espero que, mais cedo do que mais tarde, este governo seja corrido.
JOÃO

 

Bloco de Esquerda contra fim dos reembolsos aos utentes do SNS

O Bloco de Esquerda emitiu, esta quarta-feira, um comunicado no qual se opõe ao “corte nos direitos” e à “redução cega da despesa” promovidos pelo novo ministro da saúde. O fim dos reembolsos aos utentes do SNS é, para o Bloco, “a machadada inicial do Governo PSD/CDS no direito dos cidadãos à saúde”.
Neste comunicado, o Bloco classifica a primeira medida apresentada pelo novo ministro da saúde como “o princípio do fim anunciado do SNS geral e universal, há muito desejado e procurado pela direita”. O Bloco acusa ainda o governo PSD/CDS-PP de encarar a saúde como “um negócio” e não um direito.
A suspensão do pagamento de todos os pedidos de reembolso é reveladora, conforme é realçado no comunicado, “da insensibilidade social do governo, que retira direitos sociais mas aumenta impostos, transportes e outros serviços e bens de primeira necessidade, num momento em que o desemprego e a miséria não param de crescer no país”.

O Bloco de Esquerda recorda “que o direito à saúde e o SNS que o garante são financiados exclusivamente pelos impostos dos portugueses”, sendo que “o governo não tem pois qualquer legitimidade em cortar direitos aos beneficiários do SNS”.

O Bloco recusa ainda a “pretensão do Governo de reduzir o SNS a uma versão assistencialista, apenas para os mais pobres, pois os ricos poderão optar por deixar de contribuir para o SNS e tratar-se apenas nos privados”.

Termos relacionados:

Sem comentários:

Enviar um comentário