quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Audição da Comissão de Economia do Parlamento Europeu Dedicada à Situação Económica na Europa | Miguel Portas a Jean-Claude Trichet: “A Realidade é Que se Engana” | Vídeo

Mais uma brilhante intervenção do Eurodeputado Miguel Portas, eleito pelo Bloco de Esquerda. Desta vez na audição da Comissão de Economia do Parlamento Europeu dedicada à situação económica na Europa, que teve lugar na passada segunda-feira, em que participaram Jean-Claude Trichet, Presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Juncker, Presidente do Eurogrupo, e OIli Rehn, Comissário Europeu da Economia.
Intervenção para não perderes!
JOÃO

Miguel Portas - A realidade é que se engana...
2011/08/30
Carregado por em 30 de Ago de 2011
 
 
 
O eurodeputado Miguel Portas comentou a declaração feita segunda-feira pelo presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet, segundo a qual nada retira ao que disse em 2010, lembrando-lhe que de então para cá a crise se agravou profundamente e a Europa vive em situação muito pior, “não há relançamento, não temos criação de emprego, existe uma grande cacofonia entre os dirigentes europeus”. Ora se o BCE nada tem a dizer sobre isto, se acha que tomou as decisões correctas “e não tem nada a rever”, deduziu Miguel Portas, então “a realidade é que se enganou”.

Jean-Claude Trichet, o presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, e o comissário da Economia, OIlli Rehn, participaram segunda-feira numa audição da Comissão de Economia do Parlamento Europeu dedicada à situação económica na Europa.
Juncker declarou que não deposita muitas esperanças nas medidas decididas recentemente durante a cimeira entre Angela Merkel e François Sarkozy, designadamente a criação de um governo económico da Zona Euro. Em relação à Grécia os representantes das instituições europeias informaram os deputados de que as condições para aplicação do segundo resgate estão prestes a ser concluídas mas criticaram o acordo bilateral estabelecido entre Atenas e a Finlândia sobre a utilização de garantias líquidas, que incomodou principalmente a França, a Alemanha, a Comissão Europeia e o BCE.
Miguel Portas orientou a sua intervenção na reunião para a declaração feita pelo presidente do Banco Central Europeu, sobretudo pelo facto de este ter afirmado que “não retira nada do que disse em 2010”.
“Eu recomendo até alguma humildade”, disse o eurodeputado do GUE/NGL eleito pelo Bloco de Esquerda dirigindo-se directamente a Trichet. “Não ouvi nenhuma referência à emissão europeia de obrigações, isto é, uma solução solidária; ouvi-o falar longamente de inflação mas não o ouvi falar de emprego e relançamento da economia, que são as prioridades; ouvi-o também falar da estabilidade do sistema bancário europeu, mas se não tivessem sido os apoios públicos, ou seja, dos contribuintes, ao sistema bancário europeu quantos bancos não teriam falhado nos testes de stress?”
Miguel Portas acentuou que os deputados europeus têm o direito a ter respostas a estes problemas dadas pelos dirigentes directamente responsáveis, sobretudo quando se sabe através dos jornais que cerca de um terço dos bancos teriam falhado nesses testes se não houvesse apoios públicos. “Eu confesso que me preocupo com os banqueiros”, rematou o eurodeputado português, “mas preocupo-me bastante mais com as pessoas na situação em que se encontram”.

Sem comentários:

Enviar um comentário