domingo, 25 de julho de 2010

Dia 26 de Julho Comemora-se o Dia dos Avós | Vivam os AVÓS!


Já tem tradição entre nós, o Dia dos Avós, que é comemorado no dia 26 de Julho.

Este dia não foi escolhido ao acaso. Esta data tem um significado religioso. O dia 26 de Julho é o dia de Santa Ana e São Joaquim, avós de Jesus Cristo. Daí a sua escolha para Dia dos Avós.

Os avós são os pilares da família e responsáveis por tratar. Tomar conta, passar valores e tradições aos seus netos. Por isso, este dia está a ter já, entre as pessoas da geração do meu filho, nascidos depois dos anos 70s, um significado de muita doçura e muito carinho.

Nunca me esqueço desta data, pois é o dia do aniversário do meu irmão, um ano mais novo do que eu. Ele fará 62 anos amanhã!

Tanto eu, como os meus irmãos, tivemos a sorte de ainda ter tido uma avó querida durante muito tempo, já com esta data a ser comemorada. Lembro-me bem de achar que era um dia bem merecido.

A minha mãe, que está a caminho dos 83 anos, tem imensos netos e bisnetos e oxalá consiga ter mais um Dia dos Avós bem passado. Este ano, se tudo correr bem, vai passar com 3 netinhas que tem a passar uns dias na sua casa. E ainda hoje vai estar com muitos dos seus netos, entre eles o meu filho, de 37 anos.

Abençoados são aqueles que podem acompanhar o crescimento dos seus netos e passar para eles o seu conhecimento adquirido...

Presto, por isso mesmo, a minha homenagem à minha mãe e a todos os restantes avós que me lêem, pois os avós são um elo importantíssimo que oferece um suporte afectivo inquestionável, pois são eles que unem toda a família.

Quando a minha mãe partir, o último quarto da minha ascendência dos seus netos e, com ela, a família não se reunirá em tão grande número.

Foi acontecendo isso à medida que os meus avós foram morrendo. Com a morte do meu pai o meu contacto com parte da família diminui bastante.

Vivam os AVÓS!

JOÃO


26 de Julho - Dia dos Avós



Mensagem da APFN -
Associação Portuguesa de Famílias Numerosas

26 de Julho: Mais uma data a assinalar - o Dia dos Avós!

A APFN, Associação Portuguesa das Famílias Numerosas, saúda todos os Avós, membros ou não das famílias dos seus sócios.

Para todos, a APFN deseja um dia bem passado, se possível em família, e com o carinho e o reconhecimento que vos é muito justamente devido.

A APFN sabe bem que, nos dias de hoje, para muitas crianças são os Avós a única referência de estabilidade, afeto, atenção e segurança, que lhes permite crescer, quase incólumes, no meio de toda uma série de factores de risco e ameaças à sua saúde física e mental...num tempo e numa sociedade, dita civilizada (!), em que, paradoxalmente, tanto se exalta, e ao mesmo tempo tanto se despreza, a vida da criança e o tempo de ser criança.

Na verdade, é com as suas reservas de energia física, com os seus valores morais, o seu espírito de sacrifício e dedicação e, até, com as suas (quantas vezes, bem magras) economias, que muitos Avós procuram salvar os seus netos da hecatombe que os rodeia, quando, por qualquer razão - mais ou menos culposa - os pais faltam, carecem de apoios, ou falham mesmo no cumprimento das suas primeiríssimas obrigações e responsabilidades! E tudo isto num tempo em que os Avós já teriam direito a descansar um pouco mais!

Por isso nunca é demais dedicar-vos uma data em especial, salientar a importância do vosso papel nas famílias e agradecer a vossa presença entre nós! Manifestar-vos aquela gratidão que não pode, nem deve ser calada ou esquecida!

Um grande Abraço aos Avós - aos nossos e aos outros, aos presentes e aos que ainda há pouco, ou há muito, partiram e de quem tantas saudades temos! - cheio de amizade e reconhecimento, da APFN.

APFN - Associação Portuguesa de Famílias Numerosas

1 comentário:

  1. NO PÚBLICO.PT - Artigo:

    "Dia dos Avós

    Avós são a "ponte de ligação a Portugal" para crianças emigrantes
    26.07.2010 - 14:47 Por Lusa

    Os avós de crianças emigrantes são a ponte de ligação a Portugal, garantindo a preservação da língua materna, das histórias e tradições do país, revela um estudo de uma investigadora da Universidade de Toronto.

    A professora Manuela Marujo ficou “surpreendida” quando os jovens portugueses emigrantes “não falavam do pai nem da mãe, mas sim da avó e do avô”, contou à agência Lusa à margem do congresso "A voz dos avós: migração e património", que hoje começou na Fundação Pro Dignitate, em Lisboa.

    A investigação realizada na Universidade de Toronto concluiu que a geração mais nova mantém uma relação com o país de origem através dos avós que transmitem “não só a língua de afeto mas tudo aquilo que se relaciona com o país: desde a comida ao gosto pela história, mesmo quando já é muito difusa”.

    Em declarações à Lusa, Manuela Marujo lembrou que as razões para a transmissão de conhecimentos pelos mais velhos está relacionada com o facto de muitos pais “já não terem o português como primeira língua” e terem “horários de trabalho muito sobrecarregados”.

    Em casa estão os avós que são uma espécie de “babysitter”, que levam as crianças à escola, fazem as refeições. Neste convívio, transmitem-se conhecimentos.

    Mas os saberes também passam de avós para netos mesmo quando estão fisicamente distantes: “Falam por telefone, que se torna no meio de ligação para quem deixou os avós em Portugal”.

    “Os avós desempenham um papel muito importante nas nossas vidas”, sublinhou Manuela Marujo.

    Quando chegam ao país, a separação desvanecesse: os netos “identificam os cheiros da casa da avó, os sabores da comida”, porque “há uma ligação que é transmitida de uma forma muito leve e quando vêm para Portugal encontram aquilo de que os pais lhes tinha falado”.

    O Dia dos Avós assinala-se hoje."

    ResponderEliminar