sexta-feira, 16 de julho de 2010

Miguel Portas | O Véu Integral e as Leis do Ocidente | Vale a Pena Legislar nos Países Europeus?!

Este é um assunto muito complicado e delicado para discussão e, mais complicado e delicado ainda, para ser legislado nos países Europeus.
Em relação aos Minaretes eu fui, de facto, completamente contra a legislação que proibiu a edificação de Minaretes na Suiça.
Em relação a legislar em sobre a utilização do véu islâmico integral em espaços públicos, eu, talvez por ser mulher, não penso de forma igual ao Miguel Portas. Não acho que seja "tão pouco" as mulheres andarem todas cobertas e penso que, na Europa, se existisse uma Lei que impedisse o véu integral, talvez ajudasse as mulheres a se libertarem da imposição que a religião tem sobre elas.
Mas o Miguel Portas é uma pessoa com mais conhecimentos do que eu, muito mais culta do que eu e, por isso, embora apreciando que esta é uma temática para ser tratada com pinças, também confio que ele saiba melhor do que eu as consequências que uma tal Lei proibitiva, ao ser  implementada, tivessem para as mulheres que usam o véu islâmico integral em espaços públicos.
No entanto, se eu fosse uma dessas mulheres, adorava estar num país que tivesse uma proibição total de cobrir o rosto, e não penso que essa proibição violasse os meus direitos de liberdade de expressão e de religião. Para mim, a liberdade dessas mulheres que usam a burca e o niqab como expressão de sua identidade ou crenças é que é violada, porquanto elas são levadas a isso pela religião, pela família... sem hipóteses de se rebiliarem contra essas crenças e tradições.
É mesmo uma questão muito complicada e muito delicada!
JOÃO
Miguel Portas no programa "Conselho Superior"
Antena 1 - 2010/07/16
O Véu Integral e as Leis do Ocidente
beinternacionaleu | 2010/07/16
Pouco mais de uma centena de mulheres usa hoje o véu integral em França. "Vale a pena legislar por tão pouco?", pergunta Miguel Portas.

Sem comentários:

Enviar um comentário