sábado, 24 de julho de 2010

O Nome de José Saramago Foi Chumbado para Nome de Rua do Porto!!!

Eu estou em estado de choque! Fica a matéria que saiu hoje no Público.pt e que me deixa completamente envergonhada de pertencer a um povo cujas pessoas, na sua maioria, não só são provincianas - no pior sentido da palavra! -, como, também, são mesquinhas e de uma pequenez e de uma inveja atroz!...

Como é possível o PSD e o CDS chumbarem o nome de um Prémio Nobel da Literatura, o único que Portugal alguma vez teve -, o escritor de craveira mundial, reconhecido e apreciado em todo o Mundo, que levou a literatura Portuguesa por caminhos nunca antes levados, traduzido na maior parte das línguas faladas e escritas na terra...
Muito adoraria eu morar numa rua com o nome deste grande escritor e português.
Pinto da Costa deve soar melhor para nome de rua?!!
JOÃO
Proposta da CDU
PS considera “provinciana” maioria PSD/CDS por chumbar nome de Saramago em rua do Porto
24.07.2010 - 15:46

O líder da concelhia do PS/Porto, Manuel Pizarro, classificou hoje de “provinciana” a atitude da maioria PSD-CDS da Câmara do Porto que chumbou a atribuição do nome de José Saramago a uma rua da cidade.

“Considero uma atitude provinciana, que desrespeita as tradições liberais e tolerantes da cidade”, afirmou Manuel Pizarro, que esta tarde apresentou uma declaração política sobre o assunto no Clube Literário do Porto.

“Quer a maioria queira quer não queira, José Saramago é uma das importantes figuras da vida cultural e literária da história de Portugal e um dos dois portugueses que recebeu um prémio Nobel”.

Pizarro considerou “estranho” que uma pessoa como José Saramago, “reconhecida nacional e internacionalmente, não sirva para impressionar uma parte da vereação da Câmara do Porto”.

A proposta que recomendava à Comissão de Toponímia a atribuição do nome do escritor a uma rua da cidade, apresentada pelo vereador da CDU, foi chumbada com os sete votos contra da maioria PSD/CDS na reunião do passado dia 13.

O líder do PS/Porto apelou ao presidente da Câmara do Porto para que reveja a situação, considerando que Rui Rio deve perceber que “este é um assunto que não deixa a cidade do Porto bem”.

Manuel Pizarro lembrou que a Assembleia Municipal (AM) do Porto “aprovou, sem votos contra, uma proposta do PS” que visa a atribuição do nome de Saramago a uma rua ou um edifício emblemático da cidade.

“A proposta teve 42 votos a favor e oito abstenções”, precisou, acrescentando que apela também ao presidente da AM, Valente de Oliveira, para “que faça intervir o peso deste órgão para que possa ser corrigida a atitude” do executivo camarário.

Manuel Pizarro fez ainda um terceiro apelo, desta vez à Comissão de Toponímia, para que “possa proceder por forma a que a proposta se venha a concretizar”.

1 comentário:

  1. Deixo Artigo do Esquerda.Net.
    JOÃO

    191 personalidades públicas assinaram por rua com nome de Saramago
    O escritor Mário Cláudio entregou, esta terça-feira, na CM do Porto uma petição com 191 assinaturas a pedir ao presidente social-democrata da autarquia, Rui Rio, que aprove a proposta de dar o nome de José Saramago a uma rua da cidade.
    Artigo | 27 Julho, 2010 - 19:43

    O documento é subscrito por várias personalidades ligadas ao mundo da Cultura, nomeadamente Mário Cláudio, Prémio Pessoa de 2004, os escritores Vasco Graça Moura, Valter Hugo Mãe e Ana Hatherly, os artistas plásticos Albuquerque Mendes, José Emídio e José Rodrigues, o arquitecto Alcino Soutinho. Os encenadores Júlio Cardoso e António Durães e o actor António Reis são outras das personalidades que assinam o documento.

    Entre as várias personalidades da vida política que assinaram o documento, encontram-se o deputado do Bloco de Esquerda João Semedo, a ex-ministra da Cultura Isabel Pires de Lima, o socialista Pedro Baptista, o deputado do PCP, Honório Novo, e a eurodeputada Edite Estrela.

    A recolha de assinaturas foi uma iniciativa do escritor Mário Cláudio, apoiada pela Cooperativa Árvore e pela Associação Portuguesa de Escritores (APE), e deveu-se ao facto de a maioria PSD/CDS da Câmara do Porto ter chumbado, em reunião do executivo, a proposta de dar o nome do Nobel da Literatura a uma rua do Porto.

    “Inconformados com a resolução tomada pelos responsáveis da autarquia, vêm os signatários […] convidar vossa excelência a promover a reanálise da proposta apresentada, com vista a uma decisão que não desonre a cidade, nem ofenda a memória de um compatriota nosso que ficará como vulto maior da Literatura Universal”, lê-se no documento que foi entregue na autarquia, citado pela Lusa.

    A moção que recomendava à Comissão de Toponímia a atribuição do nome do escritor a uma rua do Porto foi chumbada na reunião do executivo camarário de dia 13 de Julho, com os sete votos contra da maioria PSD/CDS, a abstenção do vereador socialista Luciano Vilhena Pereira (os outros quatro elementos do PS e o vereador da CDU votaram a favor).

    No entanto, uma proposta idêntica foi aprovada na Assembleia Municipal com 42 votos a favor e oito abstenções.

    ResponderEliminar