domingo, 18 de julho de 2010

Alertas do Infarmed | Recolha Voluntária de Gluconato de Cálcio e Fucidine 500 mg | Reintrodução no Mercado dos Produtos Betacade

Alertas do Infarmed:
Recolha Voluntária do Medicamentos Gluconato de Cálcio e Fucidine 500 mg
Reintrodução no Mercado dos Produtos Betacade
Divulguem!
JOÃO


Infarmed - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, IP
http://www.infarmed.pt/

 » Infarmed alerta para recolha voluntária do medicamento Gluconato de Cálcio Solução Injectável.

A empresa Labesfal - Laboratórios Almiro, SA, na sequência da detecção de resultados fora das especificações nos parâmetros aspecto da forma farmacêutica e doseamento, irá proceder à recolha voluntária do lote n.º 18C0586 e validade 09/2014 do medicamento Gluconato de Cálcio Solução Injectável, 97 mg/ml.
Após análise do lote em causa pelo laboratório do Infarmed - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, verificou-se que esta situação se traduz, visualmente, na ocorrência de floculação/precipitação e, consequentemente, o doseamento de susbtância activa é inferior à especificação aprovada.
O Infarmed ordena, assim, a suspensão imediata da comercialização deste lote.
Atendendo a que este medicamento está a ser utilizado apenas a nível hospitalar, as entidades que dele disponham não o devem administrar, mas sim proceder à sua devolução conforme habitual.
Para saber mais, consulte:
Circular Informativa n.º 115/CD de 14/07/2010 – PDF – 39 Kb
Data de publicação 15.7.2010

» Farmacêutica recolhe voluntariamente alguns lotes do medicamento Fucidine 500 mg e Infarmed suspende comercialização.

O Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, IP, alerta para a recolha voluntária dos lotes n.º DC6326, validade 14/02/2011, e n.º DD1439, validade 14/09/2011, do medicamento Fucidine 500 mg Pó e solvente para solução e perfusão.
A firma Leo Farmacêuticos, Lda, optou pela recolha voluntária em virtude de se ter detectado, em várias embalagens, a presença de partículas de vidro no interior dos frascos de acondicionamento primário do medicamento Fucidine 500 mg Pó e solvente para solução e perfusão.
A referida recolha justifica-se por medida de precaução e zelo da saúde pública.
No mesmo sentido, o Conselho Directivo do Infarmed ordenou a suspensão imediata da comercialização dos referidos lotes de medicamento.
Para saber mais, consulte:
Circular Informativa n.º 110/CD, de 09/07/2010 – PDF – 33 Kb
Data de publicação 12.7.2010

» Infarmed informa sobre reintrodução de produtos cosméticos e de higiene corporal. Rotulagem foi origem da retirada.

O Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, IP, revelou, na passada sexta-feira, 9 de Julho, que foram reintroduzidos no mercado nacional os produtos cosméticos e de higiene corporal Betacade, da marca Dermagor, e Alphactif Loção, da marca Item Dermatologie, comercializados pela empresa “Dermoteca - Produtos Químicos e Dermatológicos, SA”.
Na Circular Informativa n.º 105/CD/2010, o Infarmed afirma que a autorização de reintrodução no mercado se deve ao envio do relatório de reconciliação da recolha dos produtos com rotulagem não conforme e a apresentação de informação confirmando que os produtos a reintroduzir no mercado se encontram em conformidade com a legislação em vigor aplicável.
Para saber mais, consulte:
Infarmed – http://www.infarmed.pt/
Data de publicação 12.7.2010

Fonte: Infarmed

Sem comentários:

Enviar um comentário