segunda-feira, 5 de julho de 2010

POEMA PARA OS AMIGOS - Jorge Luís Borges

Mandaram-me este poema, num PowerPoint, que achei lindíssimo, João. Achei que devia partilha-lo contigo.
Um beijinho
Margarida Antunes

-------------------------------------

Poema aos Amigos - Jorge Luís Borges


Não posso dar-te soluções
Para todos os problemas da vida,
Nem tenho resposta
Para as tuas dúvidas ou temores,
Mas posso ouvir-te
E compartilhar contigo.

Não posso mudar
O teu passado nem o teu futuro.
Mas quando necessitares de mim
Estarei junto a ti.

Não posso evitar que tropeces,
Somente posso oferecer-te a minha mão
Para que te sustentes e não caias.

As tuas alegrias
Os teus triunfos e os teus êxitos
Não são os meus,
Mas desfruto sinceramente
Quando te vejo feliz.

Não julgo as decisões
Que tomas na vida,
Limito-me a apoiar-te,
A estimular-te
E a ajudar-te sem que me peças.

Não posso traçar-te limites
Dentro dos quais deves actuar,
Mas sim, oferecer-te o espaço
Necessário para cresceres.

Não posso evitar o teu sofrimento
Quando alguma mágoa
Te parte o coração,
Mas posso chorar contigo
E recolher os pedaços
Para armá-los novamente.

Não posso decidir quem foste
Nem quem deverás ser,
Somente posso
Amar-te como és
E ser teu amigo.

Todos os dias, penso
Nos meus amigos e amigas,
Não estás acima,
Nem abaixo nem no meio,
Não encabeças
Nem concluís a lista.
Não és o número um
Nem o número final.

E tão pouco tenho
A pretensão de ser
O primeiro
O segundo
Ou o terceiro
Da tua lista.
Basta que me queiras como amigo

Dormir feliz.
Emanar vibrações de amor.
Saber que estamos aqui de passagem.
Melhorar as relações.
Aproveitar as oportunidades.
Escutar o coração.
Acreditar na vida.

Obrigado por seres meu amigo.

Jorge Luís Borges


2 comentários:

  1. Margarida,

    Obrigada pelo PPS que me tinhas enviado para o gmail. Era lindo! É lindo!!!

    O poema é uma maravilha! Estou muito grata por o teres partilhado comigo, aqui também, para ser lido por mais pessoas que não o conheçam.

    E a imagem que escolheste é absolutamente maravilhosa!

    Hoje, depois de me teres enviado o PPS, eu procurei mais poemas deste autor argentino e coloquei este aqui, no Blog, «Os Justos».

    Gostei muito dele quando andava à procura do «Poema aos Amigos».

    Beijo grande
    JOÃO
    --------------------

    Os Justos

    Um homem que cultiva o seu jardim, como queria Voltaire.
    O que agradece que na terra haja música.
    O que descobre com prazer uma etimologia.
    Dois empregados que num café do Sul jogam um silencioso xadrez.
    O ceramista que premedita uma cor e uma forma.
    O tipógrafo que compõe bem esta página, que talvez não lhe agrade.
    Uma mulher e um homem que lêem os tercetos finais de certo canto.
    O que acarinha um animal adormecido.
    O que justifica ou quer justificar um mal que lhe fizeram.
    O que agradece que na terra haja Stevenson.
    O que prefere que os outros tenham razão.
    Essas pessoas, que se ignoram, estão a salvar o mundo.

    Jorge Luis Borges, in "A Cifra"
    Tradução de Fernando Pinto do Amaral

    ResponderEliminar
  2. Argentino de ascendência portuguesa, mas que pouca gente conhece. Foi já cego que escreveu "A Cifra". Admirável como o ser humano consegue exceder-se na sua grandiosidade, quando perde o sentido da visão. Conhecemos alguns exemplos. E no entanto, cada um de nós, o que é perfeitamente admissível, apavora-se perante essa possibilidade. A grandiosidade do Homem, vem de dentro. Do que não está à vista!
    Um beijinho

    ResponderEliminar