sexta-feira, 30 de julho de 2010

Actor e Encenador António Feio (1954-2010) | Entrevista do Jornalista Daniel Oliveira a 19/09/2009 no Alta Definição da SIC

 Actor e Encenador António Feio
 (1954-2010)


Vou deixar, para estar à mão e recordar sempre, a entrevista de 19 de Setembro de 2009, que vi em que o António Feio conversa com o Jornalista Daniel Oliveira no programa Alta Definição da SIC.

A conversa é já acerca da sua luta contra o cancro no pâncreas, da mesma doença que tinha vitimado, na semana anterior a sua irmã tão querida e amada, e da sua vontade de lutar, vencer a doença e viver...

É uma entrevista que está registada em 3 vídeos, mas que eu quero enaltecer o papel do entrevistador que deve ter feito a entrevista mais sensível da sua carreira e fê-la com uma dignidade incrível e um profissionalismo extraordinário.

Quanto ao António Feio ele iniciou aí uma postura diferente daquilo que tinha. Era uma pessoa mais reservada que, sabendo que não viveria muito mais, quis aproveitar todas as oportunidades para, de uma forma bem-disposta, esperançosa e confiante, dar um exemplo de luta e de estar numa doença que pode matar, sem deixar de viver cada dia, cada hora, cada minuto com entrega à vida, olhos postos no minuto seguinte, com projectos, sem pensar que a cura não lhe estaria ao seu alcance. Mas poderia ir "comprando" tempo de vida...

Fez, tanto em entrevistas, como mensagens em vídeos, como no Facebook, uma exposição antes não vista, para deixar a todos os que o amavam, a mensagem que se vive lutando, mas, também, aceitando o que ela nos reserva, sempre com boa atitude e disposição.

Não me esqueço nunca como ele falou sempre do seu cancro e agradeceu ao seu pâncreas, nos Globos de Ouro, por todos os convites que estava a receber ultimamente para uma exposição mais pública.

Só um grande ser humano tem uma postura idêntica! Só um Ser Único e raro! E o actor e encenador António Feio foi e é um Ser Único!


Mais de 40 anos de carreira, no cinema, teatro, televisão! Com José Pedro Gomes arranjou uma nova fórmula de televisão, teatro e cinema, com o "Conversa da Treta" um marco que o deu a conhecer como um extraordinário comediante, um génio com um humor natural e que emanava uma genial espontaneidade.


Uma pessoa completamente sabedora daquilo que valia da popularidade e admiração que tinha, mas um anti-vedeta e um homem muito simples, muito humano, muito sensível, muito inteligente, muito completo.

Hoje o corpo de António Feio irá para o Palácio Galveias, em Lisboa, a partir das 18h30 de hoje, onde ficará em câmara ardente.

O funeral será amanhã, Sábado, pelas 16 horas, no Cemitério dos Olivais.

Até sempre, António Feio!!!

JOÃO


1 António Feio entrevistado por Daniel Oliveira
19/09/2009 | Parte 1/3
 
2 António Feio entrevistado por Daniel Oliveira
19/09/2009 | Parte 2/3
 
3 António Feio entrevistado por Daniel Oliveira
19/09/2009 | Parte 3/3
ramos39 | 21 de Setembro de 2009
António Feio conversa com Daniel Oliveira no programa Alta Definição da SIC acerca da sua luta contra o cancro no pâncreas e da sua vontade de viver.

Sem comentários:

Enviar um comentário