terça-feira, 6 de julho de 2010

Visita Oicial de Cavaco Silva a Cabo Verde | Imensos Elogios a José Saramago | Cartoon do Bartoon

A vida é muito engraçada. Quando penso que cavaco Silva não gostava de José Saramago como escritor porque este usava muitas virgulas, e como pessoa por ser do PCP e mais não sei o quê, acho graça que, na sua viagem a Cabo Verde, quando Cavaco Silva comenta que não há situações traumatizantes entre os dois países, Cabo Verde e Portugal, e eu concordo porque foi uma descolonização bem sucedida, é o Cavaco Silva que volta a Portugal cheio de traumas por, em cabo Verde, todos fazerem, dirigindo-se ao Presidente da República de Portugal honrosos e rasgados elogios à obra e à pessoa de José Saramago, como se Saramago fosse, e é, um ser muito superior ao nosso Presidente Cavaco Silva.
E o nosso Preseidente da República não quis homenagear o Prémio Nobel José Saramago, não estando presente nas cerimónias da sua despedida, como deveria ter estado. Afinal, a Nação teve dois dias de luto nacional!
Fica uma matéria, do Público.pt, sobre a visita de Cavaco Silva a Cabo Verde.
E fica, também, um dos melhores Cartoons do Bartoon, que eu adoro. Espero que gostes, também!
JOÃO
----------------------------------------------------------------------
 PUBLICO.PT - Bartoon - 06-Julho-2010

Clica na imagem 2 vezes para a aumentares!
----------------------------------------------------------------------
Visita oficial
Cavaco realça relações de "muita excelência" com Cabo Verde
06.07.2010 - 07:49 Por Nuno Sá Lourenço, Cidade da Praia

Presidente da República ouviu governantes e deputados cabo-verdianos citarem Saramago nas comemorações do 35.º aniversário do país.

Cavaco Silva já está em Cabo Verde há mais de um dia. Mas a visita oficial só hoje arranca. Ontem, o Presidente da República Portuguesa limitou-se a ser um "convidado de honra" nas cerimónias oficiais dos 35 anos do país, o que, segundo o chefe de Estado, atesta as relações de "muita excelência" entre Portugal e aquele país.

O mais alto magistrado português assinalou no dia de ontem o "simbolismo político" da sua presença a convite de Pedro Pires, resultado de "dois países que olham para o passado sem quaisquer complexos".

"As autoridades cabo-verdianas querem aproveitar o que a História nos legou para construir com Portugal uma relação sólida para o futuro. E eu sinto-me particularmente satisfeito por estar associado a este momento de muita excelência, de relação muito especial entre Portugal e Cabo Verde", disse o chefe de Estado, numa declaração aos jornalistas, à margem da sua participação nas comemorações do 35.º aniversário da independência do país.

Exemplo disso, para o Presidente, foi a participação de soldados portugueses no desfile militar de ontem. Cavaco Silva destacou também a sintonia em relação à cultura. "Ambos valorizam a língua portuguesa", disse.

A relação entre os dois países deverá servir também para debater os pontos quentes da comunidade de países de língua portuguesa. Cavaco Silva reconheceu que Guiné-Bissau será tema de conversa com o seu homólogo e com o primeiro-ministro José Maria Neves.

Mas a proximidade entre os dois países não se mostrou apenas aí. Durante as comemorações na Assembleia Nacional, os discursos proferidos pelos responsáveis políticos cabo-verdianos evidenciaram a identificação com a cultura e as figuras da cultura portuguesa.

Ainda que o dia fosse de exaltação nacional, a melhor forma que alguns dos oradores encontraram para o fazer foi recordar a memória do escritor José Saramago. Dos cinco discursos proferidos, três referiram-se ao Prémio Nobel, tanto para "honrar a sua memória" como para o citar.

O próprio Presidente cabo-verdiano, Pedro Pinto, o citou para enaltecer o seu país: "Cabo Verde fabrica o seu próprio chão, inventa a sua própria água, repete dia-a-dia a criação do mundo", leu o chefe de Estado de Saramago.

A mesma frase foi aproveitada pelo líder parlamentar do PAICV (actualmente no poder), Rui Semedo. E António Monteiro, do UCID, recordou o escritor para exigir que os fortes fossem mais justos e os justos mais fortes. Um aparente contraste em relação à opção de Cavaco Silva em não participar na cerimónia fúnebre do escritor, há semanas, em Portugal.

O jornalista viajou a convite da Presidência da República

Sem comentários:

Enviar um comentário