quinta-feira, 22 de julho de 2010

Fumar Mata! | Fumar na Varanda de São Bento, NUNCA MAIS! | É Fácil Deixar de Fumar!

Acho muito bem! Não era um bom exemplo que os deputados davam, à janela, em grupos, a fumar. Claro que têm o direito de fumar e fazer as suas pausas. Mas deve haver, e há, outros locais ao ar livre, mas fora dos olhares de quem passa pela assembleia da república. Eu conheço a AR bem e sei que não é necessária uma sala de fumo, já que o dinheiro não existe para as obras supérfluas.

Mas, já agora que estou a falar sobre o acto de fumar, deixa-me que te diga que eu comecei a fumar, pouco, claro, aos 14 anos, com autorização do meu pai. Fumava em festas, ocasiões especiais.

Com regularidade, fumei mesmo a partir dos meus 17 anos. Fumei até aos 57, quase a fazer 58 anos. Cortei de um dia para o outro. A questão é querermos, mesmo. Tive um enfarte e fiquei internada e fui sujeita a uma angioplastia, com implantação de dois "stents". Um mês depois, tive outra intervenção e mais outros dois "stents" colocados.

Garanto-vos que deixar de fumar é fácil. Não tive que substituir o tabaco por nada! Apenas tive que me mentalizar que, se queria viver mais uns anos, tinha que parar.

Tive muita sorte. O enfarte foi a 19 de Abril de 2005. Sobrevivi a ele e às angioplastias, separadas por um mês.

Mas entre as minhas duas intervenções, a 7 de Maio de 2005, falecia o jornalista Jorge Perestrelo durante uma intervenção como a minha, angioplastia, após um enfarte. Era mais novo do que eu um ano! Eu fiz agora 63 e ele andaria pelos 62 anos.

Fumar, faz, mesmo, muito mal. E causa muitas mortes diariamente.

Ao menos, fumar ao ar livre não há tanto risco. E eu fumava sempre em locais arejados e nunca na sala de trabalho com outros colegas. Nunca! Só com colegas fumadores. Respeitei sempre os não fumadores!

Deixo um trecho da notícia que abalou muita gente, sobre a morte de Jorge Perestrelo:

"Locutor tinha 56 anos
Morreu o jornalista Jorge Perestrelo
07.05.2005 - 00:04 Por PUBLICO.PT
(...) A morte do jornalista aconteceu por volta das 23h00, depois de ter dado entrada no hospital da Cruz Vermelha ao final da tarde e de ter sido submetido sem sucesso a uma angioplastia, explicou à TSF o cirurgião Manuel Pedro de Magalhães. (...) "

FUMAR MATA!

JOÃO
Parlamento
Fumar na varanda de São Bento? Só hoje, amanhã já não
22.07.2010 - 14:30 Por Nuno Simas

Foi durante meses, com chuva, frio e sol, um ponto de encontro de fumadores e não fumadores, de deputados, jornalistas e funcionários da Assembleia da República. Hoje é o último dia de fumo livre na varanda principal do Palácio de São Bento – a chamada zona azul. A partir desta sexta-feira, por decisão do conselho de administração da Assembleia, e com a assinatura do presidente do Parlamento, é proibido fumar na varanda.

É mais uma restrição ao fumo, quase dois anos depois de ter sido proibido o fumo no palácio – e até a venda de cigarros na papelaria que deixou de ser tabacaria - resultado da lei do tabaco que proíbe o fumo em edifícios públicos.

O projecto de uma sala de fumo ficou, para já, no papel por ser muito caro e o espaço para fumar fica restrito aos claustros interiores e à entrada lateral, de acesso aos jardins da Residência Oficial do primeiro-ministro.

Sem comentários:

Enviar um comentário