sexta-feira, 30 de julho de 2010

Morreu o Actor e Encenador António Feio | Lourenço Marques - 6 Dezembro 1954 / Lisboa - 29 Julho 2010

Actor e Encenador António Feio (1954-2010)

 Antonio Feio 1966

tiagosmforte | 8 de Outubro de 2009
António Feio e Rui de Carvalho em
"O Viajante sem Bagagem" - 1966

O actor e encenador António Feio faleceu, esta Quinta-Feira que findou, pelas 23.25 horas, no Hospital da Luz, em Lisboa, onde estava internado há cerca de duas semanas em fase terminal de um cancro no pâncreas.

Penso que todos nós sabíamos que ele não iria viver durante muito mais tempo. Mesmo psicologicamente preparados, a notícia da morte de alguém que nos é querido, que faz parte da nossa realidade, que nos marca por alguma razão, é sempre com dor e angústia que recebemos essa notícia.

Eu frequentava o Teatro Experimental de Cascais quase diariamente, antes de ir para Inglaterra estudar. Tinha muitos amigos lá e a minha melhor amiga era a actriz Zita Duarte que faleceu, também, ainda nova e vítima de cancro. O meu melhor amigo era o sonoplasta Fernando Pires que já faleceu, também, mas que teve uma vida mais longa.

Foi lá que conheci muitos actores e outros técnicos de teatro, muitos que já partiram, alguns que ainda cá estão, felizmente, como a Maria do Céu Guerra.

Eu era muito nova, mas o António Feio era um miúdo quando começou a ir para o Teatro Experimental de Cascais e penso que foi lá que iniciou sua carreira de actor no teatro. Mas não tenho a certeza. Em 1966 tinha já entrado num filme com o já grande Rui de Carvalho, "O viajante sem bagagem". Era mesmo, então, uma criança!
Não me relacionei com ele, como fiz com tantos outros actores. Ele era muito mais novo e eu fui 6 anos para Inglaterra. Mas, mesmo se o não tivessse conhecido, era uma figura pública, da cultura portuguesa, e um ser extremamente simpático. Quem não vai sentir esta perda!?

Não vou dizer mais nada. Estou triste!

Tanto se vai falar sobre António Feio e todos os órgãos de comunicação social vão traçar o perfil do homem-menino bom, com garra, com humor, com muita criatividade, boa disposição...

Vão falar de Moçambique, sua terra natal. António Feio nasceu em Lourenço Marques a 6 de Dezembro de 1954.

Eu só posso deixar um adeus sentido e um desejo que continue a brincar e a fazer teatro, porque cada vez mais tenho a sensação que a vida continua, de uma outra forma, numa outra dimensão...

Até sempre, António Feio!
JOÃO
carlosm28 | 11 de Outubro de 2006

CONTRALUZ - EM EXIBIÇÃO
Trailer 1 com mensagem de António Feio
 Partilhem a mensagem!
 FilmeContraluz | 11 de Março de 2010
Filme do realizador português Fernando Fragata inteiramente filmado nos Estados Unidos que conta no elenco com actores americanos e portugueses, entre eles, Joaquim de Almeida e Evelina Pereira.
Uma história ao estilo de Twilight Zone (A Quinta Dimensão) com um forte conteúdo Humanitário.

Sem comentários:

Enviar um comentário