quinta-feira, 8 de julho de 2010

Marisa Matias na Manifestação Final do Fórum Social Europeu 2010 | "Falta unir as forças de resistência"

Estas fotos que aqui deixo são fotos da Marisa Matias, a Eurodeputada eleita pelo Bloco de Esquerda.

A  Marisa Matias,  escreveu no FaceBook, no dia 3 do corrente mês, isto:
«Não há memória na história dos fóruns de opressão policial nas manifestações finais. Hoje, o bloco onde seguiam as mulheres curdas e os grupos de resistência curdos foi o único que teve a companhia permanente do corpo policial, fortemente armado. Nós resolvemos levar a nossa faixa do Parlamento Europeu mesmo atrás em sinal de solidariedade. Quanto às imagens, deixá-las-ei aqui logo que possível.»

Para verem um post meu «Marcha Mundial de Mulheres no Fórum Social Europeu | Istambul | Almerinda Bento», clica AQUI.
 
JOÃO
 
 

 "Falta unir a resistência"
Quarta, 07 Julho 2010 14:30



Para combater a ofensiva anti-social "não faltam propostas e alternativas" à esquerda, o que falta "é unir a resistência", disse Marisa Matias no final do Fórum Social de Istambul subordinado à consigma "Eles que paguem a crise deles!"

Marisa Matias fez um balanço sintético dos resultados do Fórum Social Europeu durante a manifestação que encerrou os trabalhos em Istambul: "não faltam propostas e alternativas à esquerda, o que falta é a capacidade de unir as forças de resistência e as formas de luta social, de lhes dar um sentido político unificado, de lhes dar uma dimensão europeia com todas as especificidades que existem em cada país e em cada região".

A eurodeputada da Esquerda Unitária GUE/NGL eleita pelo Bloco de Esquerda salientou a "solidariedade" que caracterizou os trabalhos e notou que a forma como o Fórum foi organizado - por grupos de cidadãos e não por organizações ou movimentos" - pode ser inspiradora para um "recomeço" deste tipo de iniciativas, "a partir de baixo e não a partir de cima", apesar de em Istambul terem estado menos participantes.

Marisa Matias salientou que pela primeira vez a repressão polícial se fez sentir associada ao Fórum, neste caso à manifestação, onde o sector de representantes da sociedade curda, incluindo numerosas mulheres, foi alvo de um controlo policial que se foi agravando com o avançar do desfile. Daí também, salientou a eurodeputada, a importância da solidariedade, nesta caso na defesa dos direitos humanos.

Sem comentários:

Enviar um comentário