quinta-feira, 8 de julho de 2010

Hoje é Dia Nacional de Protesto e Luta!!!

O povo trabalhador tem que estar mobilizado e ir para a rua em manifestação pacífica, mas monumental.

Não há direito que só os pequenos paguem a crise e os grandes senhores, as grandes fortunas, sejam poupadas á crise.


No passado ano penso que mais 600 grandes fortunas foram feitas em Portugal, enquanto as famílias trabalhadoras são apelidadas de famílias "sanduíche" por estarem à beira da pobreza, sem recursos para chegarem até ao final do mês sem terem que fazem sacrifícios enormes, pedir dinheiro emprestado ou passarem mal...

Vamos lutar! Este país tem que acordar!

JOÃO
 Hoje é Dia Nacional de Protesto e Luta

Estão convocadas, pela CGTP, manifestações nas capitais de distrito e diversas paralisações em empresas e sectores. A greve no sector ferroviário deve afectar a circulação de comboios e do metro do Porto.
Artigo | 7 Julho, 2010 - 13:11

"Lutamos porque temos razão"
faixa transportada na manifestação de
29 de Maio de 2010 - Foto de Paulete Matos
A CGTP convoca para hoje, 8 de Julho de 2010, um dia nacional de protesto e luta, contra o aumento do desemprego, a precariedade e os cortes nas políticas sociais e nos salários. Estão convocadas manifestações em todas as capitais de distrito.

Em Lisboa, a manifestação é às 15 horas do Rossio para a residência oficial do primeiro-ministro, em S. Bento. No Porto, o protesto tem início na Praça da Batalha, às 15 horas, seguindo em desfile para o governo civil.

Simultaneamente, realizam-se protestos e greves em diversos sectores e empresas.

Para o sector ferroviário, está convocada uma greve de 24 horas, pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário para a CP, CP-Carga, EMEF, REFER e metros do Porto e de Mirandela contra o congelamento salarial. Esta greve deve afectar a circulação de comboios, nomeadamente no Norte do país.

A coordenadora das comissões de trabalhadores do Parque Industrial da Volkswagen Autoeuropa convoca plenários entre as 7h e as 8.30h e entre as 15.30h e as 17h para combater os PEC's.

Em comunicado a coordenadora condena os PEC's e pronuncia-se sobre a golden share na PT. Para a coordenadora das CT's do parque industrial da Autoeuropa, “as medidas contidas nos sucessivos PECs só existem porque a economia do país está subordinada aos interesses dos bancos”. A coordenadora considera que “o que está a acontecer com a Portugal Telecom (PT) ilustra, de forma veemente, as consequências da subordinação de sectores estratégicos aos interesses do capital financeiro, com prejuízos graves para a economia nacional”.

No seu comunicado, a coordenadora dirige-se ainda “a todos os responsáveis do movimento sindical, do nosso país e dos restantes países da Europa, em particular da Espanha, para que exijam das instituições da União Europeia a retirada do ultimato contra o Estado português sobre a sua “golden share” na PT”.

3 comentários:

  1. 'Roubei-te' a foto do cartaz "lutamos porque temos razão". Está no meu mural do Fb, mas com os devidos créditos bem assinalados.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Helena, a foto não é minha!

    «"Lutamos porque temos razão" faixa transportada na manifestação de 29 de Maio de 2010 - Foto de Paulete Matos»

    Eu tirei o artigo do Esquerda.Net e a foto, também.

    Não sei se é da CGTP, se do Bloco de Esquerda... É de todos nós!

    Eu também assinalei, por cima da foto, a autoria da mesma. E antes do artigo, coloquei o simbolo «com Opinião... no Esquerda».

    Tudo o que eu coloco no Blog, ou é da autoria de quem faz os arigos originais, ou é retirado do Google ou de sites com imagens para uso livre.

    Também já vou fazendo uma imagens... Mas todos os visitantes as podem levar.

    Obrigada por teres estado por aqui. Eu tenho estado pouco no FB e, quando vou, fico na minha página e na página de uma amiga... Já não tenho tempo para estar na página inicial a ver passar as mensagens e comentários... eheheheheh

    Está muito calor para estarmos a fazer mais do que uma coisa ao mesmo tempo! E ficamos mais lentos... Eu, pelo menos, fico com menos energia.

    Abraço
    JOÃO

    ResponderEliminar
  3. Eu vi que a fotografia não é tua, mas foi aqui que eu a encontrei e como gostei, levei e 'linkei' o teu blog...
    Eu passo por aqui diariamente, ou quase.

    Beijinhos

    ResponderEliminar