segunda-feira, 20 de abril de 2015

Info ESQUERDA.NET | Privatização dos Transportes Públicos: Um Assalto ao País

       Tem dificuldade em ver este Email? Dirija-se para o esquerda.net.

Dossier: Privatização dos transportes públicos: Um assalto ao país


Por forma a prosseguir na sua sanha privatizadora, o Governo tem vindo a apostar na degradação dos transportes públicos, seguindo uma política de desinvestimento e desorçamentação para poder vender a preço de saldo e garantir grandes lucros para os privados. A seis meses do fim do mandato, a maioria de direita acelera todos os processos de alienação de setores estratégicos, essenciais para o desenvolvimento do país, e promove uma ofensiva brutal contra os trabalhadores.
Dossier coordenado por Mariana Carneiro.
Ler mais.

Desobedoc - mostra de cinema insubmisso

Três dias de cinema documental, exercer mais uma vez o direito à memória e à imaginação. Num país onde não existe Ministério da Cultura, numa cidade que todos os dias vê tanta gente partir, voltar a abrir o Trindade por três dias é, em si mesmo, um ato de resistência. Porto - Cinema Trindade - 24 a 26 de Abril.
Ver vídeo

Vale a pena estudar?

Francisco Louçã
Embora alguns estudos identifiquem e até contabilizem os benefícios de um curso universitário em Portugal, o aumento do desemprego, em particular do desemprego jovem (35%), atingindo muitos licenciados, facilitou que se instalasse alguma dúvida. É melhor estudar ou emigrar? O custo vale o benefício?
Ler mais.

Bloco exige que TAP não seja privatizada

Catarina Martins afirma que processo "irá retirar ao País uma capacidade estratégica que ninguém compreende que possa acontecer" e acusa o governo de querer vender a empresa num processo conturbado, recordando que já uma vez teve de voltar atrás.
Ler mais.

Chomsky: a América Latina viveu uma mudança significativa, de importância histórica

A última edição do Le Monde Diplomatique em espanhol publica uma longa entrevista com Noam Chomsky, feita em Buenos Aires por Ignacio Ramonet. Dada a sua extensão, o Esquerda.net publica-a em partes, sendo esta primeira sobre as mudanças na América Latina e as relações dos EUA com a Venezuela e Cuba. O título original de toda a entrevista é: "Contra o império da vigilância".
Ler mais.

Krugman em Atenas defende o fim da austeridade na Europa

Economista norte-americano instou o governo de Alexis Tsipras a não ceder às pressões e manter as suas "linhas vermelhas", rejeitando a redução de salários e pensões. Numa conferência pronunciada sexta-feira, disse que o "vírus da deflação" está a levar a Europa pelo caminho do Japão, sem coesão social.
Ler mais.

O que esperam os estudantes de medicina

O ano comum é essencial para os estudantes de medicina obterem experiência na prática médica, trabalharem em algumas especialidades e porem em prática algumas técnicas que não constam nos manuais o que contribui para um melhor ensino. Então porque é que querem acabar com o ano comum? Por Tomás Nunes.
Ler mais.




20 de abril

Semana da Liberdade AEFLUP

10H30 no Anfiteatro Nobre: 'O 25 de Abril - ontem, hoje, amanhã': Sessão de abertura com a Diretora da FLUP prof-ª Fernanda Ribeiro, André Silva presidente da Direção AEFLUP e Associação 25 de Abril + Teatro Performativo
15H30 na Sala de Convívio do pólo de CC: Inauguração da Exposição de Fotografias do 25 de Abril, com a presença do autor Bruno Neves
21H30 no Bar: Quiz Ed. Especial 'Revolução dos Cravos'
Evento no facebook.
Porto, AEFLUP.

Apresentação do Desobedoc – mostra de cinema insubmisso

Com José Soeiro e Jorge Campos. Mais informações.
Porto, Cinema Trindade - Rua do Almada, 412, 18h.

Leitura: A paleta e o Mundo, de Mário Dionísio

Mais informações.
Lisboa,
Casa da Achada
, 18h30.

Cinema Os Sapatos Vermelhos, de Michael Powell

Mais informações.
Lisboa,
Casa da Achada, 21h30.

21 de abril

40 anos do Provedor de Justiça

Inserido nas comemorações dos 41 anos da Revolução de 25 de Abril no Parlamento. Ver cartaz.
Lisboa, sala do Senado da Assembleia da República.

Apresentação Pública do relatório: "O aumento da pobreza e das desigualdades - Modelos sociais justos são necessários para a solução"

Ver convite.
Lisboa, Fórum Picoas, 11h.

Semana da Liberdade AEFLUP

12H30 no Bar: Projeção vídeo do telejornal do dia 25 de Abril de 1974 (arquivo RTP)
17H30 na Biblioteca: Taça de Chá Ed. Especial 'Poesia Revolucionária - o antes e o depois de '74', com a presença do Prof. Pedro Eiras
Evento no facebook.
Porto, AEFLUP.

Conversa "O Movimento Estudantil de 1974 a 1980"

Intervenções de Elísio Estanque (Sociólogo) e José Neves (Estudante em Coimbra - Antigo da República Ninho dos Matulões). Ver evento no facebook. Coimbra, República Ninho dos Matulões (Rua Infanta D. Teresa, nº29B, 4º andar), 18h.

22 de abril

Marcha contra a Privativação - Carris, Metro de Lisboa, Soflusa e Transtejo

Ver evento no facebook.
Lisboa, concentração no Cais do Sodré, 10h.

Semana da Liberdade AEFLUP

15H30 no Anfiteatro Nobre: Plenário Estudantil 'O 25 de Abril não nos diz respeito?'
21H30 no Anfiteatro Nobre: CineCafé Ed. Especial 'Futebol de Causas' -documentário sobre a Académica de Coimbra na luta estudantil anti-fascista, com a presença do realizador Ricardo Martins
Evento no facebook.
Porto, AEFLUP.

Cinema – Alguns cortes: Censura II, e Alguns cortes: Censura III, de Manuel Mozos

Sessão apresentada por Manuel Mozos e Margarida Sousa. Mais informações.
Lisboa, Rua Barata Salgueiro, 39, 19h30.

Sem comentários:

Enviar um comentário