domingo, 15 de abril de 2012

Francisco Louçã na AR: "Governo Vai Fechar Maternidade Alfredo da Costa" | Vídeo

Para veres o "post":



---------- Mensagem encaminhada ----------
De: M. João Baptista da Silva <mjbasilva@gmail.com>
Data: 5 de Abril de 2012 16:39
Assunto: [Desfazer Nós, Criar Laços...] Francisco Louçã na AR: "Governo Vai Fechar Maternidade Alfredo da Costa"


Eu estou em choque! No programa "Prós e Contras", da passada segunda-feira, falaram da Maternidade Alfredo da Costa e nunca o representante do governo mencionou que a Maternidade iria fechar. Foi falada a importância desta maternidade e a qualidade dos serviços prestados, bem como dos técnicos de saúde desta Maternidade. Foi referida a eventual mudança física da Maternidade para outros espaço, mas nunca seria para já, nem esse espaço existia, ainda.
Neste Governo são todos uma cambada de mentirosos, ou é só o Primeiro-Ministro que proíbe os seus colaboradores de dizerem a verdade?!
Eu apelo sempre a todos contenção na vontade de fazerem uma revolta com armas, até porque eu sou uma pessoa de paz. Mas, aos grupos que se estão a formar e apelar à violência, eu já não dou conselhos...

Se quiserem tornar a minha cidade de Lisboa num campo de mortos e feridos, que não se esqueçam que todos nós não somos os inimigos. Somos as vítimas. Os inimigos estão sentados nas cadeiras do poder. Esses é que têm que ser combatidos e afastados.
Tanta mentira, tanta hipocrisia, tanto descaramento!
A falta de ética e a irresponsabilidade são o cunho deste Governo!
Penso que o pior que até hoje tivemos!
Eu não votei neste governo! Não acredito nele! Mas, até quem votou nele, já não acredita nos que formam este governo.

JOÃO
Carregado por em 05/04/2012
O deputado Francisco Louçã questiona o Ministro da Finanças sobre o primeiro fecho de um hospital deste Governo, um "golpe nas costas do SNS", e se "o Governo também mente em Bruxelas", referindo-se ao pagamento dos subsídios de férias de natal em 2014. "Os sacrifícios não servem para nada, este Governo agrava a dívida e destrói o país", afirma.
--
Publicada por M. João Baptista da Silva em Desfazer Nós, Criar Laços... a 4/05/2012 04:39:00 PM

4 comentários:

  1. Qual é o problema de fechar uma Maternidade que trata mal as parturientes?! Que as trata como vacas parideiras e doentes que não são! Que lhes aplica a episiotomia acto que está desaconselhado pela organização Mundial de Saúde á mais de 30 anos,e que por isso tem de ser respeitado mas que, na MAC é acto obrigatório?! Que obriga a parturiente a estar deitada no momento de parto?! O que é absurdo e anti-natura!falo com experiência própria de onde fugi a 7 pés para ter as minhas filhas. Sempre ouvi relatos de amigas minhas de maus tratos na Mac e técnicas completamente desactualizadas por parte dos médicos e enfermeiros no que toca ao parto. Aquilo era a casa dos HORRORES repugnante!

    ResponderEliminar
  2. ...Já para não falar de a "médica" Luísa Martins do departamento DPN, me ter rasgado o resultado de meu rastreio bioquímico de 2 trimestre por pura prepotência, maldade e acto totalmente inadmissível que denota total ausência de conduta profissional correcta, e que por este acto deveria ser afastada do cargo de serviço publico que exerce, e mal.
    Seguidamente a mesma médica ainda não satisfeita, dirigiu-se ao guiché de marcação de exames e deu ordem para que não marcassem os meus exames de vigília de gravidez, exames esses que são um direito meu e de meu filho, exames esses que ela tem obrigação de proporcionar e é para isso que é paga e não para desrespeitar o utente como fez, muito menos para dar ordens ilegítimas.
    Sabem porque é que ela fez isso??
    Porque chamei a sua atenção para o facto de não me terem efectuado o rastreio bioquímico do 1º trimestre! Como deveria!
    Lhe chamei a atenção educadamente para o facto de me terem marcado uma amniocentese sem sequer me consultarem e sem fazerem os exames que a antecedem, cujo resultado será indicativo da necessidade ou NÂO de o efectuar !!!
    A amniocentese para quem não sabe, compromete a vida do feto em 1% e por isso, só deve ser efectuada caso existam indicadores de possível deficiência no feto, o que não era o meu caso.
    Como sou bem acordada, graças a Deus! Reclamei o tratamento adequando de que fui privada na MAC. á médica que tinha obrigação de mo prestar, mas que não prestou, não sei porquê!
    Como se não bastasse, toda esta incompetência que colocava em risco a vida de meu filho gestante, inutilmente, quando lhe perguntei EDUCADAMENTE se existiria alguma hipótese de não me efectuarem o acto cirúrgico que é a episiotomia no momento do parto e que É MINHA VONTADE A ELE NAO SER SUBMETIDA (como é meu direito, recusar intervenções em meu corpo).
    Respondeu-me aos gritos :
    -AQUI FAZ_SE ASSIM ! SE NÂO QUER VÀ TER O FILHO PARA OUTRO LADO !
    Foi isto que ouvi!
    Como tal, farta de ser desrespeitada, calmamente lembrei-a de que o posto de trabalho que ela ocupa, existe, porque existem grávidas! Como tal ela, deveria estar interessada em nos prestar um bom serviço, e, a episiotomia NÂO É um bom serviço (não sou eu que o digo) é a Organização Mundial de Saúde que Portugal tem obrigação de respeitar.
    Depois disto segue-se então o que relatei, RASGOU o resultado de MEU exame de rastreio bioquímico de 2º trimestre, (já que o de 1º trimestre nunca me foi prestado e o de 2º trimestre só o foi, quando me recusei a efectuar omniocentese sem antes ter este exame) o que veio confirmar que não existia nenhum indicio de necessidade de efectuar a omniocentese, já que deu negativo.
    Como a “médica” rasgou o RESULTADO DE MEU RASTREIO, privou-me desta forma de o mostrar a outro médico como é meu direito, além de me ter desrespeitado, maltratado.
    Hoje, passados 4 anos continuo sem o resultado deste exame em minha posse como é meu direito. Incrível não é?

    ResponderEliminar
  3. ...Após esta linda sequência de atitudes da médica em questão, a mesma de mim só obteve silêncio, nem outra coisa valeria a pena, levantei-me, saí, pedi o livro de reclamações e escrevi, no dia 22 de Maio de 2008.
    Após reclamação no livro amarelo da MAC, envio de cartas e mails dirigidos ao Director da MAC, Dr. Abílio Lacerda continuo sem acesso ao resultado do MEU Exame. Incrível! Será que estou no Irão? Não, estou na Europa!
    A única resposta absurda que obtive da MAC por parte da Drª. Ana Correia de Campos, Directora do Serviço de Obstetrícia foi, escrever-me que a medica em questão é muito boa profissional! E que lhe parece muito pouco provável…
    Ou seja! A dizer-me que a médica em questão é amiga dela, insinuando desta forma que menti!... Não tenho mais nada para fazer!...E aliás nem tenho provas n é? … Engana-se!
    Na mesma resposta á reclamação pergunta-me onde é que eu quero ser assistida? Ou seja também a Drª Ana Campos me convida tal como sua colega Drª Luísa Martins o fez a,“ Ir ter o filho noutro sitio” quando a questão que lhe diz respeito e, a questão que coloquei, não é onde é que me vão ser prestados os cuidados porque essa parte só a mim diz respeito, mas sim, que tipo de cuidados me vão prestar no presente local, e era sobre essa questão que a Drª Ana Campos se devia ter pronunciado na resposta que me enviou e não, faltar-me ao respeito como fez insinuando que as atitudes gravíssimas que relatei e sobre as quais fui vitima, nem sequer existiram, inadmissível!
    Quanto ao director do departamento Diagnostico Pré Natal, DPN o Sr. Joaquim Correia, aparece nesta história uns capítulos mais para a frente a afirmar que eu apareci por ali a criar conflitos…muito mal educada….desrespeitosa…e tal! Curioso é que, nunca em momento algum nos cruzamos, nunca em momento algum o mesmo esteve presente para que possa afirmar seja o que for!
    Recentemente no final de Maio de 2012 , solicitei á MAC a cópia de meu processo, como é meu direito, hoje passados quase três meses continuo sem acesso a ele, segundo informações que tenho vindo a obter o processo foi remetido pelo director da MAC Dr. Eduardo Gomes Silva ao Dr. Joaquim Correia para elaboração de relatório e até á data nada.
    Continuam a ser-me negados os meus direitos como utente e cidadã por parte da MAC em atitude totalmente desrespeitosa não só por mim mas pela Lei Portuguesa e Europeia, foi sempre esta a única atitude e postura que vivenciei na MAC.
    Não só a “médica” Luísa Martins que de conduta de médica nada tem, como da Dra. Ana Campos que a protegeu sendo sua cúmplice.
    O Dr. Abílio Lacerda que não se pronunciou nem respondeu quer aos mails quer ás cartas.
    O Dr. Joaquim Correia que com depoimentos falsos e facilmente desmascarados tem a mesma conduta que as suas colegas Dr. Luísa Martins e Drª Ana Campos.
    Que grande família, o problema de falta de ética na deve ser genético!
    É esta a MAC vista por dentro! A verdadeira! Ainda bem que será extinta!

    ResponderEliminar
  4. Querida anónima,

    É legitima a sua indignação e fez muito bem em ter reclamado e espero que insista e obtenha respostas e, também, um pedido de desculpas.

    Eu, confesso, conheço a MAC pelos programas de televisão sobre aquela Maternidade. Parece-me uma instituição de excelência.

    Aqui, ou no Facebook, já tive a oportunidade de dizer que nem eu, nem os meus irmãos, nem os meus sobrinhos, nem o meu marido, nem os meus sobrinhos-netos, nem o meu filho - que nasceu em Londres, em Setembro de 1972, mas que, se tivesse nascido em Portugal, nem ele, nem eu estaríamos hoje aqui para dar testemunho de nada! -, e penso, também, que nenhum dos meus ascendente, nasceram na MAC.

    Devo ser um caso raro em Portugal. Ninguém da minha família nasceu na Maternidade Alfredo da Costa!
    Por isso não tenho nem testemunhos negativos, nem positivos.

    Como já disse, tenho, apenas, imensas reportagens que vi na TV sobre a MAC. E foram reportagens, ao longo dos anos, sempre favoráveis à MAC.

    De qualquer forma, obrigada pela participação e pelo seu testemunho pessoal.

    Abraço da
    JOÃO

    ResponderEliminar