sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

DESESPERO: Uma Doença! | Electricista Romeno Atirou-se das Galerias do Parlamento em Bucareste

O desespero está a atingir muitas famílias em toda a parte do Mundo.
Nós, aqui na Europa, estamos a não encontrar saídas para esta crise aflitiva.
Eu, confesso, vejo-me muito assustada com este estado de coisas e desespero por ver que os nossos Governos permitiram que a corrupção fosse banalizada e que governaram para os mercados e para o grande capital.
Há licenciados sem emprego, alguns já vivendo na rua, sem uma esperança num futuro melhor.
Muitos vão ficar verdadeiramente doentes, talvez sem recuperação para uma vida em sociedade. Outros vão cortar o mal pela raiz! Tudo isto me assusta! Também eu temo pelo futuro do meu filho, dos meus sobrinhos, dos nossos homens e mulheres que têm o futuro hipotecado.
Quase todos já sofrem de depressão, crises de ansiedade e ataques de pânico, como eu.
Foi com horror que vi esta notícia num canal de televisão. Até gritei!
Nunca esperei viver para ver a Europa neste estado!
JOÃO
---o0o---

Protesto contra os cortes anunciados pelo Governo
Electricista romeno atirou-se das galerias do Parlamento em Bucareste
23.12.2010 - 16:29 Por PÚBLICO

Adrian Sobaru, electricista no canal de televisão estatal romeno, atirou-se das galerias do Parlamento em Bucareste para protestar contra as medidas de austeridade do Governo. Gritou “liberdade” e “vocês têm o pão dos nossos filhos”.
Foi um protesto desesperado, feito enquanto o primeiro-ministro romeno, Emil Boc, discursava no Parlamento. Adrian Sobaru subiu ao corrimão da galeria e atirou-se de uma altura de sete metros. Sofreu vários traumatismos na cabeça e no resto do corpo, segundo o diário espanhol “El País”, mas os médicos dizem que não corre risco de vida.

Sobaru, na casa dos 40 anos, é pai de dois filhos e o seu protesto estará relacionado com os cortes anunciados pelo Governo. Levou para o Parlamento uma t-shirt onde se lia “vocês mataram o futuro dos nossos filhos” e saltou da galeria enquanto os deputados discutiam uma moção de censura contra o Governo que acabou por ser recusada.

A estação de televisão TVR, para a qual Sobaru trabalha, adiantou, citada pelo “El País”, que o gesto de Adrian Sobaru se deveu “a razões pessoais” e não laborais, relacionadas com a doença de um familiar.

A sessão parlamentar foi interrompida durante uma hora e acabou por ser retomada sem a presença dos deputados da oposição, que adiantaram estar demasiado perturbados para continuar. O primeiro-ministro Emil Boc lamentou o “acontecimento trágico” e disse compreender “as dificuldades que enfrentam os romenos neste período de crise”.

Na Roménia os salários dos funcionários públicos foram reduzidos em 25 por cento no Verão passado e as pensões diminuíram 15 por cento após pressões do Fundo Monetário Internacional, da União Europeia e do Banco Mundial, que se comprometeram a atribuir um empréstimo de cerca de 20.000 milhões de euros.

Esta foi a quarta moção de censura a que foi submetido o Governo romeno este ano. Sem maioria no Parlamento, os deputados da oposição abstiveram-se de votar após o protesto desesperado de Adrian Sobaru.

Sem comentários:

Enviar um comentário