segunda-feira, 11 de junho de 2012

António Sampaio da Nóvoa: Discurso Proferido na Cerimónia do Dia 10 de Junho | Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

10 de Junho
Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

Passei a manhã de 10 de Junho - Feriado que não nos foi retirado! -, a cozinhar e a ouvir/espreitar a RTP1 que deu as cerimónias comemorativas do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Estava à espera de algo que valesse a pena o sacrifício do trabalho que estava a ter. Eis que surge aquela ilustre figura, António Sampaio da Nóvoa com um discurso empolgante e brilhante. Um discurso de excelência!
Recebi, logo a seguir, um telefonema da minha mãe de 84 anos, que, muito emocionada, me perguntava se tinha ouvido e gostado. Não gostei, mãe, ADOREI!
Fiquei a descansar o resto do dia, depois de me ter desgastado a cozinhar e arrumar comida para o meu filho levar...
Agora abri, pela primeira vez, o PC e fui à procura daquele discurso magnífico, que eu tanto adorei e que ofuscou qualquer outro discurso que ouvi em dias como o Dia de Portugal. Escrevi Sampaio da Nóvoa, no Youtube e nem precisei de filtrar a pesquisa. Apareceu este título: "Sampaio da Nóvoa - o melhor discurso que ouvi na minha vida"!
Afinal não fui só eu e a minha mãe... Houve mais alguém que achou o discurso extraordinário!
Se não o ouviste, não o percas! É, de facto, um retrato brilhante da nossa Pátria, da nossa História, da nossa Cultura, das nossas mágoas, da nossa crise... da nossa realidade! E brilhantemente escrito e lido!
JOÃO




Sem comentários:

Enviar um comentário