sexta-feira, 29 de junho de 2012

A Comuna | EDP, SNS, Paraguai, Chipre | Brevemente A Comuna N.º 28

   Problemas em ver esta newsletter?

EDP, O MAU DA FITA?
Artigo de Victor Franco

O direito à energia elétrica fez ligar consumidores que nem em 200 anos pagariam os custos da instalação e ajudou a consagrar a igualdade entre todos os portugueses(...) as várias fases de privatização da EDP renderam ao Estado cerca de 10.788 milhões de euros. Apenas os resultados líquidos da EDP rondarão os 9.350 milhões de euros – a privatização da energia elétrica e da EDP trouxe um prejuízo económico ao país.
(pré-publicação ao nº 28 da revista)
Continuar...


Artigo de Carlos Eduardo Martins

O golpe desferido contra o governo de Fernando Lugo é um importante sinal de alerta para as democracias e governos populares do Cone Sul. (...) O golpe tem a função de criar o ambiente de terror para impedir que as organizações populares e a Frente Guazu possam eleger um novo presidente com forte base parlamentar capaz de respaldar mobilizações populares e programas muito mais amplos
Continuar...

Artigo de Bruno Maia, médico

O·Serviço Nacional de Saúde é a melhor das conquistas de Abril. Em 30 anos o nosso país construiu de raiz uma rede de cuidados de saúde primários e hospitalares que no final dos anos 90 era classificada pela OMS como o 12º melhor serviço de saúde do mundo. Em pouco mais de 10 anos, desde o início da sua criação, Portugal passou de país atrasado, com índices de mortalidade infantil, peri-natal e materna ao nível dos mais subdesenvolvidos dos países Africanos, directamente para o topo do mundo. A esperança média de vida, a cada ano que passava, duplicava, triplicava ou quadriplicava.
(pré-publicação ao nº 28 da revista)

Artigo de Bruno Góis
Christofias e o AKEL podem ter um papel importante na questão cipriota, embora aparentemente não se vislumbre esse desfecho. Porém o papel de um presidente e um governo de esquerda não se resumirá certamente à questão da unificação. É preciso saber que respostas o governo do AKEL tem dado à crise.


Sem comentários:

Enviar um comentário